FABIANE DA SILVA FERREIRA – AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DA EDUCAÇÃO ESPECIAL SOBRE O USO DAS TIC E DA TECNOLOGIA ASSISTIVA
RESUMO
Este trabalho se vincula a Linha 1 – Políticas, práticas institucionais e exclusão/inclusão
social e ao projeto de pesquisa interinstitucional “Tecnologias da Informação e Comunicação
(TIC) e inovação nos processos de escolarização na educação inclusiva: diferentes contextos
no Brasil e na Espanha”. O objetivo desta pesquisa consistiu em analisar as concepções dos
professores da Educação Básica e da Educação Especial sobre o uso das TIC e dos recursos
da Tecnologia Assistiva, as formas como são utilizados por eles e as implicações que trazem
para o seu trabalho. Por objetivos específicos, pretendeu-se: investigar como os professores
da sala de aula comum concebem as TIC e a Tecnologia Assistiva (TA), as formas como são
utilizadas por eles e as implicações que trazem para o seu trabalho; e investigar como os
professores da Sala de Recursos Multifuncionais concebem as TIC e a TA, as formas como
são utilizadas por eles e as implicações que trazem para o seu trabalho. Utilizamos como
referencial teórico-metodológico o materialismo histórico-dialético, com contribuições da
análise do discurso presente em entrevistas e documentos. Nas falas de quase todas as
professoras da sala comum (que não dispõem de nenhuma tecnologia digital) há uma
tentativa de minimização da precarização do espaço e da ausência de tecnologias digitais no
laboratório de informática, o que faz com que elas busquem fazer adaptações para tentar
desenvolver atividades nesse espaço. Ao investigar em específico o trabalho dos professores
das Salas de Recursos Multifuncionais com as tecnologias digitais diante o discurso da
inclusão escolar constatamos a falta dos recursos da TA, de capacitação, de acessibilidade e a
falta de espaço para desenvolver o trabalho. O termo inclusão termina por ocultar luta de
classes no discurso oficial e os professores entrevistados se apropriam deste discurso de
diversas formas. Têm-se várias formas de os professores perceberem as tecnologias digitais
no seu trabalho vendo as TIC e os recursos da TA como meio: para educar a nova geração
facilitando o processo de ensino-aprendizagem; de informação e desinformação; de se
comunicar; para o ensino-aprendizagem fora da sala de aula; para incluir os alunos; de
socialização e acessibilidade; de complemento à escolarização que apontam para as
concepções presentes na perspectiva inclusiva. Verificamos que os professores especializados
desempenham várias funções, inclusive a de gestores nas Salas de Recursos Multifuncionais,
utilizando-se mais das tecnologias digitais do que os professores regentes das salas comuns.
Palavras-chave : Inclusão escolar; Tecnologia da Informação e Comunicação; Tecnologia
Assistiva; Trabalho docente.
ABSTRACT
This study is linked to the Research line, Policies, Institutional Practices and Social
Exclusion/Inclusion and to the Interinstitutional Reserch-Action Project “Information and
Communication Technologies (ICT) and Innovation in Schooling Processes in Inclusive
Education: different contexts in Brasil and Spain”. The objective of this research was to
analyze the basic and special education teachers conceptions abaout the use of ICT and
Assistive Technology resources, the ways they are used by them and the implications they
bring to their work. For specific objectives, it was intended: to investigate how teachers in the
common classroom conceive ICT and AT, the ways in which they are used and what are the
impact on their work; and to investigate how the teachers in the Multifunctional Resource
Room conceive ICT and AT, how these Technologies are used in this environment. We Used
Historical-dialectical materialism as a theoretical-methodological framework in the analysis
of the discourse of interviews and documents. In the statements of almost all teachers in the
common room (who do not have any digital technology), there is attempt to minimize the
precariousness of space and digital Technologies presente in laboratory, which makes them
seek to make adaptations to try develop activities in the laboratory. By specifically
investigating the teachers of the Multifunctional Resource Rooms in their work with digital
tecnologies in the face of the school inclusion discourse, it was possible to verify the lack of
AT resources, training, accessibility and the lack of space to develop the work. The term
inclusion is a discourse that seeks alleviate certain weaknesses in the system, and the teachers
interviewed are appropriating this discourse. Because there are several ways for teachers to
perceive digital technologies in their work, seeing ICT and AT resources a means for: to
educate the new generation by facilitating the teaching and learning outside the classroom; to
include information; communication; for teaching and; to include students; socialization and
accessibility: complementing schooling that show the various concepts presentes. We found
that specialized teachers perform several functions, including that of managers in the
Multifunctional Resource Rooms, using more digital technologies than the teachers in the
common rooms.
Keywords: school inclusion; information and communication technology; assistive
technology; teaching work.