FABÍOLA DA SILVA FERREIRA – O Necessário Caminho Intermediário para a Implementação da BNCC: O Regime de Colaboração para a Construção do Currículo de Mato Grosso Do Sul

Postado por: Gilmar Lossa

RESUMO

Esta pesquisa tem como propósito analisar alguns dos elementos que influenciaram o processo de construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e compreender as estratégias desenvolvidas para orientar o primeiro ciclo de implementação do documento, buscando entender como esse processo se realizou no contexto de Mato Grosso do Sul. Tratase de uma pesquisa bibliográfica e de campo vinculada à linha de pesquisa Políticas, Práticas Institucionais e Exclusão/Inclusão Social. Definimos como objetivo geral: compreender como se efetivaram as articulações políticas em torno do regime de colaboração para a realização do primeiro ciclo de implementação da BNCC no estado de Mato Grosso do Sul. E objetivos específicos: apresentar o contexto econômico em que a BNCC foi formulada; analisar o protagonismo exercido pelo empresariado brasileiro na definição dos fundamentos da versão final da BNCC; explicitar qual foi o papel dos diferentes atores envolvidos na construção do currículo de Mato Grosso do Sul; e analisar se o modelo de implementação da BNCC tem contribuído para produzir consensos nos sujeitos. A pesquisa tem como referência o método do materialismo histórico-dialético, orientada pela perspectiva gramsciana, sendo crucial para o desenvolvimento da mesma o conceito de consenso ativo. Na pesquisa de campo entrevistamos sujeitos centrais no processo de implementação da Base, portanto, membros da Comissão Estadual para a Implementação da BNCC e da Equipe Estadual responsáveis por conduzir a implementação do documento em Mato Grosso do Sul. Os resultados da pesquisa evidenciaram que foram dispositivos fundamentais no processo de implementação da BNCC, o estabelecimento do regime de colaboração e a estruturação da ―governança‖, movimento que reuniu uma variedade de ―atores‖ públicos e privados executando ações conjuntas nesse processo. Neste contexto, a intervenção de organizações empresariais não foi apenas naturalizada pela maioria dos sujeitos entrevistados como também teve seus discursos reproduzidos pelos mesmos. Concluímos a pesquisa afirmando que as estratégias desenvolvidas para orientar o primeiro ciclo de implementação da BNCC têm sido efetivas, no contexto de Mato Grosso do Sul, para consolidar consensos entre os sujeitos que assumiram o discurso oficial e tem contribuído para facilitar o caminho para sua efetivação na prática docente.

Palavras-chave: Mundialização do Capital; Reforma do Estado Brasileiro; Gestão Gerencial; Terceira Via; Base Nacional Comum Curricular.

Compartilhe:
Veja também