FERNANDA CÂMARA CARDOSO – Formação e Atuação de Professores de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira da Educação de Estudantes Surdos em Escolas Públicas Municipais de Ladário – Mato Grosso do Sul

Postado por: Gilmar Lossa

RESUMO.

É necessário, por parte dos professores, comunidade e estudantes conhecer, primeiramente, em que realidade social e escolar estão inseridos. O professor precisa reconhecer-se nesse processo e avaliar, em todo o momento, a sua formação e atuação – nesses espaços. Pensando nisso, e compreendendo que o ensino de língua portuguesa e língua estrangeira são essenciais, individualmente ou coletivamente, verifica-se a necessidade da qualidade de seu ensino no processo de aprendizagem de estudantes surdos, de acordo com diversos documentos educacionais. Partindo desses pressupostos, o objetivo da pesquisa é conhecer a relação entre a formação (inicial e continuada) e a prática pedagógica dos professores de língua portuguesa e estrangeira, de escolas municipais de Ladário, Mato Grosso do Sul, na educação de surdos. A pesquisa está baseada na abordagem histórico-cultural. Os procedimentos metodológicos são a análise de documentos e a pesquisa de campo, por meio de questionários aos professores de língua portuguesa e estrangeira em escolas do município, mencionado acima. O Censo Escolar da Educação Básica (MEC/INEP) aponta que de 2008 a 2014 houve um crescimento não significativo das matrículas de alunos público-alvo da educação especial em Ladário, diferentemente de 2015 para 2016. O registro das matrículas aparece a partir de 2012. Surdez e deficiência auditiva tem um registro pequeno de matrículas no AEE (não há nenhuma matrícula de surdocego). A deficiência mais presente é a deficiência intelectual. Nos anos de 2009 a 2011 não houve o registro de escolas com salas de recursos multifuncionais em uso. De 2012 para 2015, apesar do aumento de escolas com salas de recursos multifuncionais, houve diminuição do percentual de escolas cobertas pelo programa. Apenas em 2012 e 2013 é que os alunos surdos receberam Atendimento Educacional Especializado (AEE), sinalizando que não há registro de porcentagem definida anterior a esses anos. Indica-se ainda que apenas no ano de 2013 e 2014 há o registro de tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) em escolas públicas – 1 em cada ano, sem registros de docentes que lecionam Libras nessas rede. A Prefeitura e Secretaria Municipal de Ladário, por meio do Núcleo de Formação Continuada realizam semestralmente cursos de formação continuada aos professores da Rede Municipal de Ensino desse município. Foi realizado curso de Língua Portuguesa (2017) e o curso de Libras (2018). Não há registros sobre curso de língua estrangeira no município nesses anos. A título de exemplo, o curso de Língua Portuguesa (2017) teve como tema: “Língua Portuguesa, Dinâmicas e Sala de Aula”, apresentou o objetivo de capacitar os professores de Língua Portuguesa da REME (Rede Municipal de Ensino), disponibilizando reflexões teóricas e sugestões práticas a fim de aprimorar o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. Atentos aos possíveis impactos dessas ações, ao fazer a pesquisa de campo, concluímos que os professores participantes da pesquisa sinalizam a importância de se ter a Libras em sala de aula, de compreender o processo de avaliação e planejamento com o estudante surdo ou com deficiência auditiva e até mesmo com o ouvinte, de se ter um intérprete em sala de aula, bem como de se oferecer mais cursos de capacitação aos professores. Na presente pesquisa e na resposta dos professores participantes o processo de comunicação foi unânime quando o colocamos como a chave da aprendizagem.
Palavras-chave: Formação e Atuação de Professores. Estudantes Surdos. Práticas Pedagógicas. Língua Portuguesa e Língua Estrangeira.

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