GISELLY DIAS MARIANO NARIMATSU – As Mulheres e a Física: Um Estudo Sobre Educação e Gênero na Região de Corumbá-MS

Postado por: Gilmar Lossa

RESUMO

A escassa participação de mulheres cientistas, docentes e estudantes ou entre as docentes como pesquisadoras na área da Física, reporta questões inerentes ao processo de exclusão feminina na Física, o que torna crucial estudos sobre os mecanismos (materiais e simbólicos) que impedem a plena igualdade de gênero na Ciência em todas as áreas do conhecimento. Face à esse problema da escassez na região de Corumbá-MS, a presente dissertação objetivou analisar as percepções de estudantes do sexo feminino do ensino público na região de Corumbá-MS em relação à profissão de Física, com base na perspectiva de gênero. Para isso, com a utilização de entrevistas semiestruturadas, buscouse analisar as escolhas de cursos superiores mediadas pelas experiências escolares, com destaque para o ensino da Física. Considerando a relevância de estudos que visem maior participação feminina na Física, foi realizado um levantamento da produção nas plataformas ANPEd, CAPES, SciELO e BDTD. Para análise dos dados obtidos, utilizou-se o método de análise de prosa, distribuída em tópicos gerais. As reflexões têm como base teórica, especialmente, autoras/es pós-estruturalistas (feministas, foucaultianas/os, póscoloniais e queers). Os resultados, aliados ao referencial teórico, indicaram que preconceitos de gênero estão presentes nas relações escolares que desestimulam a entrada de mulheres na Física.

Palavras-chave: Mulheres e a Física; Educação e Gênero; Ciência e Profissão; Ensino de Ciências.

Compartilhe:
Veja também