Grupos de Pesquisa
O Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul do Campus do Pantanal – PPGE/UFMS/CPAN – possui uma riqueza de pluralidade de grupos e redes de investigação que apresentam coerência com as suas três diferentes linhas de pesquisa. Além disso, podemos observar um amadurecimento dos mesmos com suas características interinstitucionais agregando pesquisadores de outras instituições do país e fora do país. Apresentamos a seguir: a definição das linhas de pesquisa – já descritas na proposta e trazidas aqui somente para facilitar a visualização dos avaliadores com relação à coerência na definição dos grupos e redes de pesquisa ligadas a essas linhas – e, a definição dos mesmos. Maiores detalhes podem ser encontrados nos links do diretório de grupos do CNPq.
LINHA 1: POLÍTICAS, PRÁTICAS EDUCACIONAIS E EXCLUSÃO/INCLUSÃO SOCIAL
Ementa: Estudos sobre os diferentes cenários socioeconômicos e culturais da sociedade contemporânea e suas relações com a educação
a). Direitos Humanos e Educação Social: Infância e Adolescência; Educação e Violência; Marginalidade Social; Exclusão/inclusão social; Crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade e suas famílias; Educação de Jovens e adultos; Metodologias ativas e educação para a vida; Educação, trabalho e sociedade.
b). Políticas educacionais: Políticas de formação de educadores; Políticas de avaliação; Estado, políticas públicas e ações sociais; Políticas de gestão; Políticas de financiamento; Políticas de currículo.
c). Educação Especial e Inclusão Escolar: História, políticas e práticas de escolarização e garantia de direitos das pessoas público-alvo da educação especial.
GRUPOS VINCULADOS À LINHA 1:
– CREIA – Educação e Cidadania – Prof.ª Líder: Dr.ª Mônica de Carvalho Magalhães Kassar
O Grupo de Pesquisa Educação e Cidadania foi formado em 1993, por um grupo de docentes dos departamentos de Psicologia e de Educação do Campus de Corumbá, que vem discutindo, estudando, pesquisando e assessorando diferentes instituições sobre temas relacionados aos direitos da infância e da adolescência. Desde o ano de 1994, o grupo de pesquisa desenvolve seus projetos no Centro de Referência de Estudos da Infância e Adolescência – CREIA – implantado através de convênio firmado entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS e o extinto Centro Brasileiro para a Infância e Adolescência – CBIA. Entre 1995 e 2003 publicou a Revista Re-Criação. Em 2008, o grupo propôs o projeto do Programa de Pós-graduação em Educação (nível Mestrado), com área de concentração em Educação Social, no Campus de Corumbá-UFMS, que está em funcionamento desde então. Atualmente, desenvolve projetos de pesquisa e de extensão em colaboração com pesquisadores da Universidade Estadual do Pará, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Universidade Católica Dom Bosco, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul e Universidade de Alcalá (Espanha). Para acessar o site do grupo: https://creia.ufms.br/
– GEPEFE – Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Formação Docente e Educação – Prof.º Líder: Dr. Fabiano Antônio dos Santos
O GEPEFE tem como objetivo investigar e refletir sobre os elementos constitutivos da educação no processo de formação humana. Diante disso, nossas ações têm se desenvolvido através da formação de um grupo de estudos voltado às temáticas emergentes no campo educacional, pesquisas de trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado e tese de doutorado e demais pesquisas com parcerias entre pesquisadores da UFMS, outras instituições de ensino superior nacionais e internacionais. Endereço do grupo de pesquisa:
https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1495155722647765
– Políticas Públicas de Educação e Educação Especial – Prof.ª Líder: Dr.ª Mônica de Carvalho Magalhães Kassar
O grupo tem caráter interinstitucional e envolve pesquisadores de diferentes universidades. Entre 2010 e 2014, desenvolveu projetos de pesquisa com pesquisadores das UEL, UFSC, UNICAMP, UFSCar e UFMS, que foram contemplados pelos Edital Universal do CNPq e Edital Observatório – CAPES. Atualmente, é responsável pelo desenvolvimento do projeto de pesquisa “Indicadores educacionais brasileiros a partir da Reforma Administrativa do Aparelho do Estado”, sob a coordenação da professora Dra. Andressa Rebelo e “Estudo das relações entre o atendimento à pessoa com deficiência no Brasil e a produção europeia e norte-americana”, com colaboração da Dra. Gilberta Jannuzzi (professora aposentada da Unicamp). Participa como membro fundador da Rede de Pesquisadores de Educação Especial de Mato Grosso do Sul (https://pesquisaeems.ufms.br/), que envolve pesquisadores das Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Católica D. Bosco, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e Universidade Federal da Grande Dourados. Para acessar o site do grupo: http://ppeees.ufms.br/
– Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Inclusiva. Líder do grupo: Profa. Dra. Bárbara Amaral Martins
Este grupo tem por objetivo desenvolver estudos e pesquisas relacionados à educação inclusiva, de modo a contribuir com o processo de ensino-aprendizagem dos alunos que fazem parte do público alvo da educação especial, os quais devem ter suas necessidades respondidas na própria escola regular.
Endereço do grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2800875976747619
– Grupo de Pesquisa Educação Especial e Inclusão. Líder do grupo: Profa. Dra. Andressa Santos Rebelo
O Grupo de Pesquisa Educação Especial e Inclusão (GEEIN) objetiva analisar as políticas de Educação Especial e as práticas pedagógicas em contexto de inclusão educacional. Realiza atividades de pesquisa, ensino e extensão sobre: políticas de Educação Especial; indicadores educacionais; Educação Especial e educação do campo; acessibilidade na Educação Profissional e Tecnológica e na Educação Superior; práticas pedagógicas inclusivas; e, tecnologias digitais e inclusão escolar. Atualmente, o grupo desenvolve o projeto de pesquisa Educação Especial: política e indicadores sobre a escolarização no Brasil. Participa de pesquisas em parceria com a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) e a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).
Endereço do grupo: https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7835332803853239
LINHA 2: PRÁTICAS EDUCATIVAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)/EDUCADORES(AS) EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES
Ementa: Estudo das relações/práticas pedagógicas e os processos de construção e de acesso do/ao conhecimento em contextos escolares e não escolares. Formação de professores(as) para a Educação Básica e Ensino Superior (políticas e práticas). Formação do(a) educador(a) social (políticas e práticas).
a). Práticas de cuidar-educar, organização do tempo e do espaço na Educação Infantil; planejamento; relações interpessoais; psicologia da criança; concepção de infância(s) e criança(s); estudos com crianças.
b). Práticas educativas de escrita, leitura, alfabetização e letramento; organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil e Ensino fundamental; experiências artísticas, estéticas e lúdicas em instituições escolares e não escolares.
c). Políticas e práticas de formação inicial e continuada de professores para atuação na Educação Básica, Ensino Superior e instituições não escolares.
d). Formação docente, magistério e Gênero. Construção de identidades docentes, práticas pedagógicas feministas, construção escolar das diferenças de gênero e de demais marcadores sociais nas instituições escolares e não-escolares. Gênero e Pedagogias culturais.
GRUPOS VINCULADOS À LINHA 2:
– FORPRAT – Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação e Práticas Docentes – Prof.ª Líder: Dr.ª Márcia Regina do Nascimento Sambugnari
Com abordagem multidisciplinar, o grupo constituído por pesquisadores que atuam nas Licenciaturas, Pedagogia e no PPGE/CPAN tem focalizado seus estudos na formação (inicial e continuada) e práticas de educadores da Educação Básica e em diferentes contextos escolares, não escolares e de fronteira – realidade peculiar das cidades de Corumbá e Ladário (Brasil/Bolívia), bem como outras localidades do Brasil. Sua repercussão vem ocorrendo por meio de orientações de iniciação científica, trabalho de conclusão de curso (TCC) nos cursos de graduação e dissertações de mestrado, participação dos membros em palestras, eventos nacionais e internacionais, e em ações de extensão. Também subsidia as atividades do Laboratório de Estudos sobre formação e práticas docentes (Laforprat). Endereço do grupo de pesquisa: https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2300229960377996
– Discursos e Práticas Poéticas na Educação. Líder do grupo: Erika Natacha Fernandes de Andrade.
O Grupo de Pesquisa Discursos e Práticas Poéticas na Educação (UFMS/CPAN-CNPq) dedica-se à análise de discursos de pensadores do campo das ciências humanas que abordam a educação; também abarca estudos referentes à experiência e formação estética, cultural e artística, no âmbito das práticas pedagógicas ou formação de professores. Endereço do grupo de pesquisa:
https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7670065874245218
– GEPIEI – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil – Líderes: Prof.ª Dr.ª Sílvia Adriana Rodrigues e Prof.ª Dr.ª Anamaria Santana da Silva
O Grupo de Estudo e Pesquisa em Infância e Educação Infantil (GEPIEI) foi criado em 2009, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus do Pantanal, com o objetivo de promover estudos e debates sobre Infância e Educação Infantil. O grupo, composto por professoras do Curso de Pedagogia, alunas do curso de Pedagogia e do Mestrado em Educação; bolsistas de iniciação científica, bolsistas do programa Bolsa Permanência e professores do sistema de ensino municipal e estadual interessados em estudar as temáticas afins, também se propõe ser um espaço de pesquisas. Apresenta como resultados a execução de projetos de extensão e pesquisa que contribuem para uma melhor formação dos acadêmicos, bem como para aprofundamento dos conhecimentos acerca da infância e da Educação Infantil na região, no Brasil e no mundo. Endereço do grupo de pesquisa:
https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8201609314738550
– Grupo de Estudos e Pesquisas em Cultura, Psicologia, Educação e Trabalho. Líder: Beatriz Rosália Gomes Xavier Flandoli
O grupo articula-se a realização de estudos e pesquisas próprias de distintos campos como: psicologia, ciências sociais, arquitetura, história e geografia. Tem como objetivo produzir conhecimentos sobre a) construção de identidade; relação entre espaço e subjetividade; questões ligadas à concepção de cultura e a produção de subjetividade em região de fronteira; educação em espaços escolares e não escolares; relação entre educação e trabalho; condições de trabalho e relação entre saúde mental e trabalho. Desdobra-se nos eixos: Cultura, Sociedade, Sistema Punitivo, Educação e Trabalho. Endereço do grupo de pesquisa:
https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1261400056494383.
– Ateliê – Grupo de Estudos em Narrativas, Cotidianos e Formação de professores. Líderes do grupo: Leandro Costa Vieira e Alexandre Cougo de Cougo. Participante: Amanda de Mattos Pereira Mano
O Ateliê identificado como espaço da criação, do trabalho e da experimentação, visa promover pesquisas voltadas a formação de professores, considerando investigações no campo das narrativas, que englobam as (auto)biografias, as histórias de vida e experiências de formação. Imbrica os estudos do cotidiano escolar, visando as ações pertencentes a estes espaços educativos e suas rotinas e contextos formativos. Os integrantes do Ateliê têm realizado estudos acerca da formação de professores, pesquisas sobre a modalidade de ensino da EJA em escolas públicas de Corumbá e Ladário; investigações sobre as ações pedagógicas no campo da Arte/Educação, e; estudos do cotidiano sobre Escolas e experiências de Educação Integral na região de Corumbá e Ladário. Resultando assim em orientações de Trabalhos de Conclusão de Cursos, participação em eventos acadêmicos e científicos, publicações e demais produções contribuindo para área de atuação e pesquisa. Tem como Linhas de pesquisa: 1. Estudos do cotidiano e formação docente: Educação integral e arte/educação/estética; e 2. Memórias, narrativas e práxis na formação de professores.
Endereço do grupo de pesquisa:
https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9277394454236461
LINHA 3: GÊNERO E SEXUALIDADES, CULTURA, EDUCAÇÃO E SAÚDE
Ementa: Esta linha de pesquisa reúne reflexões teóricas metodológicas em torno de grandes temas e suas interfaces com a Educação Social. Visando a articulação entre as áreas de pesquisa dos docentes que a integram e a ampliação de estudos que possam ser realizados, apresenta-se em três macros temas: Gênero e Sexualidades, Cultura e Saúde.
a). Gêneros, sexualidades e Educação Social: Gêneros, Sexualidades, Masculinidades e Feminilidades, Feminismo, Violências, Alteridades; Identidades, Normatividades, Vulnerabilidades, Ativismo Social, Desigualdades Sociais e Políticas Públicas;
b). Cultura e Educação Social: Artefatos Culturais, Mídias em suas circulações e consumos (TV, jornal, revista, sítios de internet, redes sociais, cinema e vídeo), Tecnologias, Artes, Organização do Trabalho, Subjetividades e Objetividades, Transnacionalidade, Cultura e Políticas Públicas, Formas de Totalitarismo Sociais e Movimentos Sociais.
c). Saúde e Educação Social: Educação e Saúde, Saúde e Desenvolvimento Humano, Saúde como Direito Humano, Educação Popular em Saúde, Interconexão Cultural e Saúde, Saúde e Fronteira; Determinantes Sociais e Saúde, Políticas Públicas de Atenção à Saúde.
GRUPOS VINCULADOS À LINHA 3:
– Impróprias – Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Diferenças – Prof. Líder: Dr. Tiago Duque
O grupo tem por objetivos: Desenvolver pesquisas voltadas às questões de gênero, sexualidade e diferenças em uma perspectiva foucaultiana, feminista, queer e des-colonial; Promover análises que contribuam para a formação de diferentes profissionais nas temáticas que envolvem gênero, sexualidade e diferenças; Realizar atividades de ensino e extensão no sentido de contribuir para a ampliação de direitos; Envolver professores, pesquisadores, estudantes universitários, militantes e representantes de entidades civis interessados na área de estudos de gênero, sexualidade e diferenças; Favorecer o trabalho inter-multi-disciplinar diante de temáticas que envolvam gênero, sexualidade e diferenças. Além de pesquisadores da UFMS, o grupo se caracteriza como interinstitucional contando com pesquisadores da UFGD e da UFSM. Para acessar o site do grupo: http://improprias.sites.ufms.br/
– NEXOS – Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar – Centro-Oeste/Norte – Prof.ª Líder: Dr.ª Isabella Fernanda Ferreira
A sede “NEXOS Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar- Centro-Oeste/Norte” é parte constitutiva de uma rede nacional/internacional dividida pelas cinco regiões do país Cada região possui a sua sede de mesmo nome com a indicação de suas regionais pesquisando temas que se inter-relacionam. A rede nacional/internacional foi idealizada e iniciada nesse programa no ano de 2014. A sede Centro-Oeste/Norte está localizada na UFMS, junto ao programa de Pós-graduação em Educação do Campus do Pantanal e é composta por professores e estudantes de diferentes instituições possuindo caráter interinstitucional com a colaboração de pesquisadores estrangeiros. O Endereço do grupo interinstitucional de pesquisa:
https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0654681559469538
O grupo agrega várias universidades que constituem as seguintes linhas de pesquisa divididas por instituições:
- Linha “UFMS – “Teoria Crítica, Educação, Cultura, Trabalho e Movimentos Sociais”;
- Linha “UFG – Sujeitos e Processos educativos: para uma práxis crítica”;
- Linha “UFMT – Teoria Crítica, Formação Humana e Teorias Educacionais”;
- Linha “UFPA – Teoria Crítica, Preconceito e Inclusão” e,
- Linha “UEPA – Semiformação, Políticas Públicas, Formação de Professores, Amazônia”.
Todos os pesquisadores e estudantes fazem parte da Rede Nacional – NEXOS Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar e todos são membros do Consórcio Internacional de Programas de Teoria Crítica produzido em colaboração com o Instituto de Pesquisa em Humanidades da Universidade da Califórnia, Berkeley e a Fundação Andrew W. Mellon
– NEPI/PANTANAL – Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Políticas públicas, direitos humanos, gênero, vulnerabilidades e violências – Prof.ª Líder: Dr.ª Cláudia Araújo de Lima
Seu objetivo é desenvolver iniciativas na região que contemplem saberes e aprendizagens nas áreas de políticas públicas, direitos humanos, gênero, vulnerabilidade e violências. O NEPI/PANTANAL tem o compromisso de estudar, conhecer e aprofundar técnicas de pesquisa e discutir questões atuais do cotidiano para a formação de profissionais com um olhar diferenciado. Suas pesquisas têm sido desenvolvidas com a forte participação de docentes e discentes da Universidad Autónoma Gabriel René Moreno (UAGRM), de Santa Cruz de La Sierra, de Bolívia. Trata-se de um grupo de pesquisa que possui pesquisadores brasileiros e bolivianos. Esse grupo também atua na linha 1 do nosso programa.
Para acessar o site do grupo: https://nepipantanal.ufms.br/
– GEPDGE – Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação – Prof.ª Líder: Dr.ª Josiane Peres Gonçalves
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE) tem por finalidade investigar questões relativas a gênero, sexualidade e diversidade, bem como o processo de desenvolvimento humano na infância, adolescência e idade adulta, buscando estabelecer relações com a área da educação. Desde o ano de 2012, o GEPDGE realiza pesquisas em diversos municípios do Estado de Mato Grosso do Sul, cujos resultados são organizados em forma de artigos científicos e publicados em periódicos especializados de acordo com os critérios Qualis da Capes. O GEPDGE possui duas linhas de pesquisa: Desenvolvimento Humano e Educação; Gênero, Educação e Aprendizagem; e realiza diversas atividades inerentes ao ensino, pesquisa e extensão. Endereço do grupo de pesquisa:
https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0347495018286627
– Cultura Escolar: instituições, atores e práticas de ensino. Líder do grupo: Fabiano Quadros Rückert
O Grupo pretende fomentar pesquisas, eventos e publicações a respeito da Cultura Escolar. Ele também visa à interação entre pesquisadores interessados neste campo de estudo e concede uma especial atenção para o diálogo interdisciplinar. Dentro deste escopo, o Grupo contempla estudos que abordam as manifestações da Cultura Escolar – na sua dimensão material e imaterial – e agrega trabalhos que analisam as relações entre o ambiente escolar/ideias e práticas de ensino e as construções identitárias. As representações e memórias sociais construídas sobre as instituições de ensino também se enquadram no escopo do Grupo. Esse grupo de pesquisa também atua na linha 1 do nosso programa. Endereço do grupo:
https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5656938527591290
– Saúde mental e trabalho na fronteira – Prof.ª Líder: Dr.ª Vanessa Catherina Neumann Figueiredo
Este grupo tem o objetivo de estudar e divulgar pesquisas sobre a saúde de grupos ocupacionais que trabalham na fronteira do Brasil com a Bolívia. As pesquisas compreendem tanto a avaliação psicológica e física, com a aplicação de testes psicológicos, escalas de saúde e análise socioeconômica, e também a análise da relação entre o indivíduo e os processos e organização do trabalho, e seus impactos sobre a saúde mental de trabalhadores. Com isso, este grupo abarca estudos sobre diferentes abordagens teórico-metodológicas do campo da Saúde Mental Relacionada ao Trabalho, especialmente a epidemiológica, a do estresse no trabalho e a psicodinâmica do trabalho. Para acessar o site do grupo:
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6071723338215433