Boas Vindas
Sejam bem-vindos e bem-vindas ao PPGE/CPAN! Ficamos felizes por considerar nosso programa como opção de formação em nível stricto sensu. Sabendo que as informações para a decisão de onde cursar são importantes, gostaríamos de dividir algumas que consideramos fundamentais. A primeira delas, é que somos um programa de pós-graduação em educação com área de concentração em educação social. A educação social é elemento articulador do PPGE/CPAN e as pesquisas que desenvolvemos têm se debruçado sobre os fenômenos educacionais das mais diversas temáticas (estudos culturais, estudos de gênero, políticas educacionais, estudos sobre o processo de adoecimento dos professores, educação e saúde, formação de professores, educação em situações de adversidade, educação especial, etc.). Essas pesquisas, representam a articulação entre os estudos desenvolvidos pelos docentes, suas redes, grupos e linhas de pesquisas. Toda a articulação desse trabalho coletivo fundamenta-se em uma perspectiva que compreende a educação sempre relacionada com seu contexto histórico. Ao enfocar a educação, é possível identificar diferentes perspectivas, práticas e atuações no decorrer da história, de modo que, atualmente, vemos seu olhar voltado à causa ecológica, à questão de gênero, direitos humanos, dentre outros temas. Essas questões estão presentes dentro e fora das instituições escolares e são focos tanto da educação formal quanto da não-formal. Sim, toda educação é social, mas nem sempre os aspectos sociais a que denominamos de transformadores acompanham as práticas educativas. Em outras palavras, ainda que todo o trabalho educativo envolva “o social”, por ser uma produção humana, nem sempre tal trabalho está permeado por uma visão de totalidade do ser humano ou está voltado para a construção alternativa de meios de existir no mundo, de formas que possam ser transformadoras da realidade extremamente excludente que vivemos. Por isso, o social é mais que uma qualidade; ao se incorporar ao conceito de educação se transforma em um substantivo que dá nome à prática formativa contra hegemônica, que visa construir uma escola mais inclusiva, uma sociedade baseada em outros valores, que tenha como horizonte o processo transformador em todos os sentidos.
Agora que você já sabe um pouco da nossa compreensão sobre educação e educação social, outra informação relevante diz respeito a diversidade do corpo docente. Somos um programa com pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, o que garante um amplo espectro de possibilidades investigativas. Sugerimos, fortemente, que os/as candidatos/as busquem informações sobre as pesquisas em desenvolvimento dos/das docentes através do currículo lattes (disponível aqui no site mesmo, na aba pessoas) e estruturem um projeto articulado aos interesses de pesquisa captados nesta busca.
Nossas aulas ocorrem presencialmente, e são em período integral (manhã, tarde e noite). Eventualmente, algumas disciplinas podem ser oferecidas a distância, com a participação de professores/as de outras instituições e países.
Todas as outras informações que precisa saber estão neste site. Fique à vontade em percorrer seus caminhos, encontrar o que precisa e, claro, caso ainda fique com dúvidas, nos envie um email que teremos o prazer em ajudá-lo/la. Nos vemos em breve!!