JACKELINE CRISTINA NOGUEIRA GUERRERO – A Organização do Espaço Pedagógico e Geográfico no 1º Ano do Ensino Fundamental e as Implicações Teórico-Metodológicas: Um Olhar no Processo de Apropriação da Linguagem Escrita
RESUMO
O presente estudo teve como objetivo analisar a organização do espaço pedagógico e geográfico de uma turma de 1º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Corumbá-MS, na perspectiva de uma aprendizagem da cultura escrita humanizadora. Para tanto, observamos o espaço pedagógico e geográfico em uma sala de 1º Ano do Ensino Fundamental e a aprendizagem da cultura escrita pelas crianças, alvo do estudo, e propusemos uma intervenção com práticas humanizadoras com contributos de ações pedagógicas do Movimento da Escola Moderna Portuguesa, tendo a abordagem HistóricoCultural como pressuposto teórico. A metodologia da pesquisa escolhida fundamentou-se nos primeiros estudos na Teoria Histórico-Cultural, que compreende a pesquisa como organização, conjunto de ferramentas específicas e instrumentos que o pesquisador seleciona a partir de sua questão norteadora; utilizamos a pesquisa bibliográfica e de campo com intervenção. A partir das implicações teórico-metodológicas relativas à organização do espaço da sala de aula foi possível o entendimento de que o espaço organizado intencionalmente amplia o contato das crianças com a cultura, favorecendo a aprendizagem da cultura escrita e possibilitando uma nova relação entre criança e professora. Ao abordar as categorias de análise, baseadas na forma, função, processo e totalidade do espaço pedagógico e geográfico, realizamos a pesquisa e articulamos nossos estudos. Os resultados apresentados demonstram que o espaço da sala proporciona o acesso das crianças à aprendizagem da cultura escrita, por meio da realização de atividades intencionais e significativas, pois ampliam o desenvolvimento das funções psicológicas superiores e o enriquecimento das interações culturais. Concluímos que o espaço pedagógico e geográfico ganha sentido e significado quando transcende o espaço escolar e se articula com o mundo da cultura escrita, através das experiências vividas pelas crianças, transformando-se em ferramenta para a prática docente.
Palavras-chave: Organização do espaço pedagógico e geográfico; Cultura escrita; Teoria Histórico-Cultural.