JEANNY MONTEIRO URQUIZA – Representações Sociais Sobre Altas Habilidades/Superdotação: O que Pensam os Professores da Educação Infantil?
RESUMO
Este estudo tece discussões sobre uma temática ainda pouco reflexionada pelas instituições escolares: as Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), fenômeno caracterizado pelos indivíduos que apresentam habilidades superiores, grande envolvimento com a tarefa e criatividade. Trata-se de uma parcela populacional que, geralmente, não é contemplada pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) por não ser reconhecida nos contextos educacionais, ainda que neles esteja presente. Soma-se a esse quadro o despreparo dos professores da Educação Básica brasileira quanto à sua identificação e ao seu atendimento, vez que a educação desses estudantes ainda é circundada por concepções estereotipadas e inverídicas. As mazelas de uma educação insuficiente são sentidas ainda nos prelúdios da vida escolar, quando, na verdade, os processos iniciais de educação deveriam incentivar os seus potenciais e enriquecer as suas habilidades precoces. Para que mitos e visões distorcidas a despeito desse alunado possam ser extirpados do imaginário escolar, esta investigação adotou o objetivo de investigar as representações sociais docentes sobre Altas Habilidades/Superdotação em contextos de Educação Infantil das redes de ensino dos municípios de Corumbá (MS) e Ladário (MS). O método envolveu abordagem qualitativa e contemplou a entrevista semiestruturada como procedimento de estudo. Participaram da pesquisa onze professores. Os dados foram analisados segundo a proposta metodológica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) e ainda organizados em seis categorias: conceitos; concepções mitológicas sobre AH/SD; representações sobre a criança precoce e AH/SD; identificação e atendimento para as AH/SD; concepções sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e representações sobre a Educação Infantil. Os resultados indicam a existência de concepções mitológicas sobre precocidade, AH/SD e seus respectivos públicos; os professores acreditam que crianças precoces e/ou com indicadores de AH/SD necessitam de identificação, AEE e de estímulos às suas capacidades por pertencerem à Educação Especial, mas nunca as encaminharam; embora os discursos tenham sido destoantes, destacou-se, entre os educadores, o entendimento de que a identificação deve ser realizada por equipe multiprofissional e o atendimento, por sua vez, consolidado no ensino regular. Finalmente, a Educação Infantil foi apontada, pelas representações docentes, como área substancial à potencialização de habilidades precoces, ainda que requeira conhecimentos de como estimular corretamente. Diante desse cenário, consideramos que os temas de AH/SD e precocidade devem ser mais explorados nos âmbitos de formação inicial e continuada, para que os professores sejam capazes de desconstruir pré-conceitos e de estimular, adequadamente, as potencialidades manifestadas ainda na infância.
Palavras-chave: Concepções Docentes. Precocidade. Altas Habilidades/Superdotação. Educação Infantil.
ABSTRACT
This study discusses a subject that is still poorly reflected by school institutions: giftedness, a phenomenon characterized by individuals with superior abilities, great involvement with the task and creativity. This is a part of the population that, generally, is not covered by the
Specialized Educational Assistance (SEA) because it is not recognized in the educational contexts; even though, it is present in them. It adds to that picture the unpreparedness of the Brazilian teachers in basic education regarding their identification and service, especially since the education of these students is still surrounded by stereotyped and untrue conceptions. The effects of a lack of education are still felt at the beginning of school life, when in fact the initial processes of education should encourage their potentials and enrich their early abilities. In order to extirpate myths and distorted visions from the school imaginary about this group of students, this research aims to investigate the social representations of teachers about giftedness in early childhood education contexts of the educational networks from Corumbá (MS) and Ladário (MS) cities. The method involved a
qualitative approach and contemplated the semi-structured interview as a study procedure. Eleven teachers participated in the research. The data were analyzed according to the methodological proposal of the Discourse of the Collective Subject (DCS) and further organized into six categories: concepts; mythological conceptions about giftedness; representations about the precocious child and giftedness; identification and service for
giftedness; conceptions about Specialized Educational Assistance (SEA) and representations about Early Childhood Education. The results indicate the existence of mythological conceptions about precocity, giftedness and their respective audiences; teachers believe that precocious children and/or with indicators of giftedness need identification, SEA and stimuli to their abilities because they belong to special education, but they never directed them; although the speeches were dissonant, it was highlighted among educators the understanding that the identification must be carried out by a multiprofessional healthcare team and the educational service, in turn, consolidated in regular education. Finally, early childhood education was pointed out, by the teaching representations, as a substantial area to potentiate early abilities, even if it requires knowledge of how to stimulate correctly. Based on this scenario, we consider that the themes of giftedness and precocity should be more explored in the areas of initial and continuing education, so that teachers are able to deconstruct pre-concepts and stimulate the potentialities manifested in childhood properly.
Keywords: Teaching Conceptions. Precocity. Giftedness. Early Childhood Education.