LARA CASSIANO PEDREIRA LOPO – OS SABERES DOCENTES DE PROFESSORES GRADUADOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UM ESTUDO COM PROFESSORES INICIANTES
RESUMO
Esta pesquisa teve por objetivo identificar quais e como são construídos os saberes docentes de
professores de Ciências e Biologia em início de carreira. Sabe-se que o desenvolvimento
profissional de professores é um processo contínuo que agrega conhecimentos, experiências,
atitudes, concepções e práticas ao longo da carreira docente. Em um período inicial ocorre um
processo de transição do status de estudante para o profissional professor, no qual ocorre uma
intensificação do aprendizado profissional e pessoal. Além disso, diferentes pesquisadores no
Brasil e no mundo afirmam que o saber docente é plural, constituído por meio de distintas
experiências sejam elas pessoais, formativas e de atuação profissional. Dito isso, este estudo
utilizou abordagem quali-quantitativa, por meio da aplicação de questionário e entrevista
semiestruturada como procedimentos metodológicos. Inicialmente, um questionário foi
aplicado a 17 professores de Ciências e Biologia da rede pública estadual e municipal das
cidades de Corumbá e Ladário-MS e, a partir destes resultados iniciais, foram selecionados 4
docentes, iniciantes na carreira do magistério, para uma entrevista, visando aprofundar a
temática dos saberes docentes em professores iniciantes. Para interpretação e análise das
informações obtidas a partir dos questionários, foram utilizadas estatística descritiva e
frequência de respostas, as quais auxiliaram as discussões qualitativas. Já as entrevistas foram
analisadas por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que os professores
participantes consideram os saberes pedagógicos e os saberes experienciais como importantes
para o início da carreira. Os professores iniciantes utilizam os saberes aprendidos durante a
graduação como base para sua prática, mas aperfeiçoam esses saberes durante o exercício da
profissão, pois não se sentem, ao adentrar uma sala de aula, totalmente preparados para as
diversas situação que encontram no dia a dia. Espera-se que este trabalho auxilie o
entendimento dos professores iniciantes sobre o desenvolvimento dos saberes da docência nos
anos iniciais de carreira e, com isto, busca-se contribuir com a formação inicial e continuada de
professores. Ademais, tendo a compreensão de como esses saberes são constituídos, os docentes
em exercício podem desempenhar sua profissão com mais consciência e competência.
Palavras-Chave: Saberes Docentes. Professores Iniciantes. Ciências Biológicas.
ABSTRACT
This research aimed to identify which and how the teaching knowledge of Science and Biology
teachers at the beginning of their careers is constructed. It is known that the professional
development of teachers is a continuous process that adds knowledge, experiences, attitudes,
concepts and practices throughout the teaching career. In an initial period, there is a process of
transition from the status of student to professional teacher, in which there is an intensification
of professional and personal learning. In addition, different researchers in Brazil and around the
world claim that teaching knowledge is plural, constituted through different experiences,
whether personal, formative or professional. That said, this study used a quali-quantitative
approach, through the application of a questionnaire and semi-structured interview as
methodological procedures. Initially, a questionnaire was applied to 17 Science and Biology
teachers from the state and municipal public network in the cities of Corumbá and Ladário-MS
and, based on these initial results, 4 teachers, beginners in the teaching career, were selected for
an interview, aiming to deepen the theme of teaching knowledge in beginning teachers. For
interpretation and analysis of the information obtained from the questionnaires, descriptive
statistics and frequency of responses were used, which helped the qualitative discussions. The
interviews were analyzed using Content Analysis. The results indicate that the participating
teachers consider pedagogical knowledge and experiential knowledge to be important for
starting their careers. Beginning teachers use the knowledge learned during graduation as a
basis for their practice, but they improve this knowledge during the exercise of the profession,
as they do not feel, when entering a classroom, fully prepared for the different situations they
encounter in their daily lives. It is hoped that this work will help beginner teachers understand
the development of teaching knowledge in the early years of their careers and, with this, it seeks
to contribute to the initial and continuing training of teachers. Moreover, having an
understanding of how this knowledge is constituted, teachers in practice can perform their
profession with more awareness and competence.
Keywords: Teaching Knowledge. Beginning Teachers. Biological Sciences.