LUCIANA DOS SANTOS SILVA OLIVEIRA – Concepção de Professoras da Educação Infantil da Rede pública Municipal De Corumbá-MS Sobre a Prática Pedagógica da Pré-Escola
RESUMO
Este trabalho se insere na Linha de Pesquisa “Formação de Professores e Diversidade” do Programa de Pós-Graduação em Educação do Campus do Pantanal (PPGE-CPAN). Tem como objeto a prática pedagógica da Pré-escola, considerada como um importante instrumento para a promoção do desenvolvimento da criança que está inserida nesta etapa de ensino, bem como discorre sobre particularidades que são geradas a partir das especificidades do desenvolvimento infantil. Entretanto, estando o Pré II na transição para o Ensino Fundamental, o entendimento sobre como deve se organizar a prática pedagógica gera muitos conflitos entre os professores da Educação Infantil, responsáveis por ela, pois muitos teem dúvidas se estas devem ser pautadas na ludiciade e construção de habilidades ou no processo de alfabetização. Desta forma, advém desta perspectiva o interesse em compreender se os professores da pré-escola organizam as práticas adquiridas em seu processo de formação profissional ou se utilizam de práticas escolarizantes devido às exigências do Ensino Fundamental e outras pressões. Assim, este estudo tem como objetivo geral compreender a concepção das professoras da Rede Pública Municipal de Corumbá MS sobre como deve se organizar a prática pedagógica desenvolvida na pré-escola – especificamente no pré- II. Têm-se ainda como objetivos específicos: levantar o perfil das professoras atuantes neste subnível de ensino; e, entender onde se assentam os discursos e as crenças das mesmas sobre a prática pedagógica. Os sujeitos da pesquisa são professoras efetivas da pré-escola que atuam como regentes em turmas de Pré II, com crianças que estão na faixa etária de cinco anos e cinco anos e 11 meses, na Rede Pública Municipal de Corumbá-MS. A investigação tem o caráter qualitativo segundo a natureza dos dados, além de ser descritiva e exploratória segundo os objetivos. A obtenção dos dados foi feita através de questionário misto, respondido por 22 professoras que representam 75,9% das docentes efetivas que trabalham com o Pré II, estando distribuídas em 15 instituições municipais de Educação Infantil da área urbana do município de Corumbá-MS. O instrumento permitiu a recolha de informações sobre o perfil das professoras, sua formação inicial, o tempo de experiência no magistério, a concepção que as mesmas têm sobre a brincadeira, o letramento, a alfabetização na Pré-escola e o que consideram relevante desenvolver em sua prática pedagógica, entre outros. O tratamento dos dados foi com uso da técnica de análise de conteúdo da vertente francesa. Os resultados indicam que as profissionais possuem uma narrativa que valoriza a importância das brincadeiras para a prática pedagógica; por outro lado, há uma falta de clareza sobre o que conteúdos são os específicos para serem trabalhados na Pré-escola.
Palavras-chave: Especificidade pedagógica da Educação Infantil; Pré-escola; compreensão das professoras; fazer pedagógico.
ABSTRACT This work is part of the Research Line “Teacher Training and Diversity” of the Graduate Program in Education of the Campus do Pantanal (PPGE-CPAN). Its object is the preschool pedagogical practice, considered as an important instrument for the promotion of the development of the child that is inserted in this teaching stage, as well as it discusses particularities that are generated from the specificities of child development.. However, as Pre II is in the transition to Elementary Education, the understanding of how pedagogical practice should be organized generates many conflicts between Early Childhood Education teachers, responsible for it, as many have doubts as to whether these should be based on playfulness and construction of skills or in the literacy process.by this way, this interest arises from the interest in understanding whether pre-school teachers organize the practices acquired in their professional training process or if they use schooling practices due to the requirements of elementary education and other pressures. Thus, this study has as a general objective to understand the conception of the teachers of the Municipal Public Network of Corumbá-MS on how to organize the pedagogical practice developed in the pre-school – specifically in the pre-II. There are also specific objectives: to raise the profile of teachers working in this teaching sub-level; and, understand where their speeches and beliefs are based on pedagogical practice. The research subjects are effective pre-school teachers who act as teachers in Pre II classes, with children who are in the age group of five years and five years and 11 months, in the Municipal Public Network of Corumbá-MS. The investigation has a qualitative character according to the nature of the data, in addition to being descriptive and exploratory according to the objectives. The data were obtained through a mixed questionnaire, answered by 22 teachers who represent 75.9% of the effective teachers who work with the Pre II, being distributed in 15 municipal institutions of Early Childhood Education in the urban area of the municipality of Corumbá-MS. The instrument allowed for the collection of information about the profile of teachers, their initial training, the time of experience in teaching, the conception they have about play, alliteration, literacy in pre-school and what they consider relevant to develop in their pedagogical practice, among others. The data were processed using the French content analysis technique. The results indicate that the professionals have a narrative that values the importance of games for pedagogical practice; on the other hand, there is a lack of clarity about what specific contents are to be worked on in pre-school.
Keywords: Pedagogical specificity of Early Childhood Education; Pre school; teachers’ understanding; do pedagogical.