MARIA DE FÁTIMA RIBEIRO – Educação infantil do campo: mais respeito nossas crianças têm direito
RESUMO
A presente pesquisa aborda a temática da Educação Infantil do Campo (EIC), tendo como objetivo conhecer os significados da creche para as famílias moradoras do assentamento Taquaral, no município de Corumbá-MS.A realização deste estudo justifica-se pela necessidade de se produzir conhecimento científico sobre as crianças pequenas, principalmente aquelas na faixa etária de 0 a 3 anos, moradoras do campo.Está vinculada à linha de pesquisa Políticas, Práticas Institucionais Exclusão/Inclusão Social. Este estudo se configura como um estudo de caso, de abordagem qualitativa. Privilegiou-se a entrevista semi-estruturada, contando com a participação de 11 sujeitos residentes no Assentamento Taquaral. Como resultado das análises dos dados obtidos, podemos identificar a ausência do equipamento creche no assentamento. Assim como, podemos afirmar que as famílias desejam contar com a creche para auxiliá-las no cuidado e educação de seus filhos.
Palavras-chave: Educação Infantil do Campo. Creche no Campo. Família.