MAURO PALMEIRA MOTA – Corpo e questões de gênero e sexualidade nas atividades circenses em uma escola de Corumbá/MS
RESUMO
Esse estudo tem como objetivo analisar as normas e convenções sociais em relação ao corpo visto a partir das questões de gênero e sexualidade nas atividades circenses em uma escola de Corumbá, MS. A metodologia utilizada é do tipo etnográfico, envolvendo 12 entrevistas semiestruturadas que foram realizadas a partir do convívio e da observação das/os interlocutoras/es no contexto escolar no final de 2016 e no início de 2017, sendo elas/es: professoras/es, direção e demais funcionárias/os da escola, direta ou indiretamente, envolvidos/as com a prática circense, bem como algumas/alguns alunas/os adolescentes. Do ponto de vista teórico-metodológico, as análises seguem uma rede de autoras/es pós-estruturalistas, feministas, foucaultianos/as e, especialmente, queers. Os resultados mostram que essas atividades circenses, nessa escola, é generificada. Para as/os próprias/os alunas/os, os exercícios e/ou movimentos são destinados às meninas ou aos meninos. As próprias normas e convenções sociais em relação a corpo, gênero e sexualidade, estão inseridas e, por muitas/os, reiteradas nesse contexto. Além disso, entre outros pontos, tem-se, com esse estudo a possibilidade de favorecer reflexões no contexto das escolas da cidade de Corumbá, como na própria formação de novas/os professoras/es mais aptas/os a tratar dessas questões, via a produção de conhecimento; assim como, de contribuir para uma melhor visibilidade dessa temática, já que se tratar de um estudo inovador na região.
Palavras-chave: Corpo; Gênero e Sexualidade; Atividades Circenses; Educação Física escolar; Escola.