MICHELINE MEDEIROS DOS SANTOS SANT’ANNA – Socioeducação: Os Sentidos das Práticas Educativas para Adolescentes em Conflito com a Lei na UNEI-PANTANAL

Postado por: Gilmar Lossa

RESUMO

A presente pesquisa investiga as práticas educacionais dirigidas aos adolescentes no cumprimento de medidas socioeducativas com a intenção de compreender se, como prevê a legislação vigente, tais práticas efetivamente promovem mudanças na vida desses sujeitos. Parte-se do pressuposto de que o ato educativo é um processo social que busca humanizar, emancipar, transformar e libertar os sujeitos, na tentativa de torná-los autônomos, críticos, criativos e participativos no exercício de direitos e deveres historicamente constituídos. Espera-se, portanto, que, nessa sociedade desigual e excludente, os processos educacionais oferecidos a esses sujeitos possibilitem seu desenvolvimento intelectual e cognitivo por meio do acesso a novos saberes e conhecimentos. Defende-se aqui que a educação funciona como um mecanismo transformador do pensamento dos sujeitos e da sua visão de mundo. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi investigar os sentidos das práticas educativas nos projetos de vida pessoal e profissional de adolescentes em conflito com a lei, em regime de internação na UNEI-Pantanal. Para se chegar ao objetivo principal, foi necessária a execução dos objetivos específicos, por meio dos quais buscou-se retratar o cotidiano e observar contextos e espaços dessas práticas, nas variadas formas e áreas, bem como compreender o sentido da educação para esses adolescentes. O referencial teórico-metodológico adotado na pesquisa foi a teoria histórico-cultural e autores que dialogam com a perspectiva teórica do materialismo histórico. Quanto aos procedimentos metodológicos, caracteriza-se como pesquisa qualitativa, uma vez que o percurso da mesma compreendeu estudo bibliográfico, pelo levantamento de produções sobre o tema; pesquisa documental sobre a legislação vigente no país e no estado; e estudo de campo, pelo levantamento e análise de dados que pudessem elucidar a percepção dos socioeducandos sobre os sentidos de todas as ações educativas oferecidas na unidade de internação. Na recolha dos dados, foram utilizados como instrumentos de pesquisa a observação, o questionário escolar e socioeconômico e a entrevista semiestruturada, que, após a transcrição, foi submetida à análise do discurso. Selecionamos como participantes de pesquisa sujeitos matriculados no ensino regular que estivessem participando de todas as ações educativas oferecidas na unidade educacional de internação no primeiro semestre letivo de 2019. A análise dos dados buscou evidenciar como se manifestam, na fala dos sujeitos, os sentidos atribuídos às práticas educativas desenvolvidas na UNEI-Pantanal, no que diz respeito ao impacto destas tanto em suas rotinas no período de internação quanto em suas reflexões sobre a vida pessoal e projetos da futura vida profissional. Como resultado, constatamos que os sentidos dessas práticas provocam reflexões sobre o valor da existência do ser e promovem uma autoavaliação sobre as próprias ações executadas diante da internalização de novos conceitos, sendo estes adquiridos tanto na formação escolar quanto nas demais atividades educativas proporcionadas naquele ambiente. Assim, mesmo inseridos no processo naturalizado de culpabilização por seu fracasso, os sentidos dessas práticas têm contribuído tanto para a formação do ser quanto para os projetos de vida pessoal e profissional desses sujeitos.

Palavras-chave: Adolescentes em conflito com a lei. Práticas educativas. Socioeducação

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