NEREIDE APARECIDA PAGANI GALVÃO – “É aquela história de que só os fortes conseguem”: o perfil do(a) egresso(a) e relações de gênero no curso de Licenciatura em Matemática da UFMS – Câmpus do Pantanal
RESUMO
Este estudo se propôs a identificar e analisar o perfil de professores(as) egressos(as) do curso de Licenciatura em Matemática do CPAN/UFMS e as relações de gênero predominantes, sabendo-se que a área da Matemática é, historicamente, vista como masculina. A pesquisa, de natureza mista ou quantitativa e qualitativa, foi realizada com participantes de uma comunidade virtual de professores(as) de Matemática, com uma formadora e um formador do curso, além do levantamento de dados numéricos, obtidos junto ao curso de Licenciatura em Matemática do CPAN. A coleta de dados ocorreu em três etapas: a) realização da etapa quantitativa, com os números das turmas de 2002 a 2015, para verificar se havia diferença no período de formação entre os gêneros feminino e masculino; b) realização da etapa qualitativa, mediante gravação de entrevistas individualizadas, através de um roteiro norteador, com um formador e uma formadora do curso, para conhecer, através da perspectiva docente, o perfil dos(as) alunos(as) egressos(as); c) realização da etapa mista, por meio de um questionário on-line, elaborado no Google Formulários, respondido por 23 integrantes de uma comunidade virtual chamada “Matemáticos do Pantanal”, egressas(os) do curso e que atuavam na área da educação, durante o período de realização da pesquisa. Os dados foram tratados estatisticamente, analisados e fundamentados nos conceitos pós-estruturalistas, como os estudos de gênero, além da perspectiva histórica relativa a implantação dos cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil. Os dados numéricos, tratados estatisticamente, indicaram que os homens permaneceram como maioria, inclusive na conclusão do curso em 4 anos, mas se formaram proporcionalmente em menor número que as mulheres, que permaneceram por maior tempo no curso e se formaram em maior parte, em 10 semestres. As entrevistas semiestruturadas revelaram, subdivididas em 3 categorias, além da importância histórica do curso, a importância do formador e da formadora para o referido curso e as suas percepções sobre os(as) egressos(as) e as questões de gênero. Para ambos a carreira docente não é a mais promissora e a Matemática é considerada “para os fortes”. O formador não foi afetado pelas questões de gênero, mas a formadora se adaptou e teve que provar que era forte para ser reconhecida como tal. Os dados levantados a partir do Questionário On-line, composto de 33 perguntas, abertas e fechadas, dispostas em 5 categorias, apresentaram as características dos(as) 23 participantes, egressos(as) do curso. Através desse instrumento foi possível conhecer, ainda que parcialmente, os(as) participantes para além dos resultados de um questionário sociodemográfico. A grande quantidade de informações relevantes acerca do perfil e das questões de gênero, promoveram a expansão do trabalho. Em síntese, por este se tratar de um estudo específico sobre o curso de Licenciatura em Matemática de Corumbá/MS, que contempla a história e a importância do curso e ainda grande parte da diversidade social, étnica, cultural e de gênero de seus/suas egressos(as) e poderá contribuir para o aprimoramento do curso e de outros. É esperado que, a partir da reflexão e discussão sobre os resultados da pesquisa, esta possa contribuir para a desmistificação da Matemática e equidade de gênero na área.
Palavras-Chave: Perfil do Egresso; Licenciatura em Matemática; Gênero e Matemática; Formação do Professor.
ABSTRACT
This study aims to identify and analyze the profile of professors graduating from the Mathematics Degree course at CPAN / UFMS and the predominant gender relations, knowing that the area of Mathematics has been, historically, seen as male. The research, of mixed or quantitative and qualitative nature, was carried out with participants from a virtual community of teachers of Mathematics, with a male and a female graduate of the course, in addition to a survey of numerical data, obtained from the undergraduate course in CPAN mathematics. The data gathering took place in three stages: a) carrying out quantitative stage, with the numbers of classes from 2002 to 2015, to verify if there was a difference in the training period between the female and male genders; b) conducting qualitative stage, by recording individualized interviews, through a guiding script, with a trainer and a trainer of the course, to know, through the teaching perspective, the profile of the alumni (as) alumni ; c) conducting a mixed stage, through an online questionnaire, prepared on Google Forms, answered by 23 members of a virtual community called “Matemáticos do Pantanal”, graduates of the course and who worked in the area of education, during the research period. The data were treated statistically, analyzed and based on post-structuralist concepts, such as gender studies, in addition to the historical perspective regarding the implementation of Mathematics Degree courses in Brazil. The numerical data, treated statistically, indicated that men remained as a majority, even concluding the course in 4 years, but they graduated proportionally in a smaller scale compared to women, who remained for a longer period in the course and graduated mostly, in 10 semesters. The semi-structured interviews revealed, subdivided into 3 categories, in addition to the historical importance of the course, the importance of the male and female graduate for that course and their perceptions about the alumni and gender issues. For both, the teaching career is not the most promising and Mathematics is considered “for the strong”. The male graduate was not affected by gender issues, but the female was adapted and had to prove that she was strong to be recognized as such. The data gathered from the Online Questionnaire, composed of 33 questions, open and closed, arranged in 5 categories, presented the characteristics of the 23 participants, graduates of the course. Through this instrument, it was possible to know, even partially, the participants in addition to the results of a sociodemographic questionnaire. The large amount of relevant information about the profile and gender issues, promoted the expansion of the work. In shat, because it is a specific study on the Mathematics Degree course in Corumbá / MS, which contemplates the history and importance of the course and also a large part of the social, ethnic, cultural and gender diversity of its graduates and may contribute to the improvement of the course and others. It is expected that, based on reflection and discussion on the results of the research, it can contribute to the demystification of Mathematics and gender equity in the area.
Key words: Graduate profile; Degree in Mathematics; Gender and Mathematics; Teacher formation.