PAULA KATRINA SILVA E SILVA – Trabalho e Saúde Mental de Professores-Coordenadores no Contexto Universitário
RESUMO
Esta pesquisa buscou analisar o trabalho de professores que exercem o cargo de coordenação de curso e a possibilidade de desencadeamento da síndrome de burnout, frente aos aspectos da organização do trabalho no contexto universitário. Levando em conta que a síndrome está ligada a vivências de situações cotidianamente estressantes, foi analisada a sobrecarga laboral e sua relação com as características do contexto universitário. Adotando-se a teoria da Psicodinâmica do Trabalho, que permite a compreensão da relação intersubjetiva e intrapsíquica relativa às dinâmicas laborais, esta pesquisa se deu com dados secundários, sendo quantitativa e retrospectiva. Foram analisados os dados referentes a 14 docentes que ocupavam o cargo de coordenação de cursos de uma instituição de ensino superior pública no interior do Mato Grosso do Sul, entre os meses de novembro de 2018 e março de 2019, os quais responderam a um Questionário Individual (sociodemográfico, ocupacional e de saúde), ao Inventário de Trabalho e Riscos de Adoecimento (ITRA) e ao Cuestionário para la Evaluación del Síndrome de Quemarse por el Trabajo (CESQT). Entendendo o burnout como uma patologia social de sobrecarga derivada da relação estabelecida com o contexto universitário, identificou-se a presença do desgaste psíquico entre os participantes, embora não tenha sido verificada a ocorrência da síndrome.
Palavras-chaves: Professores; Docentes; Burnout; CESQT; ITRA.
ABSTRACT
This research sought to analyze the work of professors who exercise the position of coordinating the course and the possibility of triggering the burnout syndrome, given the aspects of work organization in the university context. Taking into account that the syndrome is linked to experiences of daily stressful situations, work overload and its relationship with the characteristics of the university context were analyzed. Adopting the theory of Psychodynamics of Work, which allows the understanding of the intersubjective and intrapsychic relationship related to labor dynamics, this research took place with secondary data, being quantitative and retrospective. Data on 14 professors who held the position of coordinating courses at a public higher education institution in the interior of Mato Grosso do Sul between the months of November 2018 and March 2019 were analyzed, who responded to an Individual Questionnaire (sociodemographic, occupational and health), the Work Inventory and Risks of Illness (ITRA) and the Questionnaire for the Assessment of Quemarse Syndrome by El Trabajo (CESQT). Understanding burnout as an overload social pathology derived from the relationship established with the university context, the presence of psychological wear among the participants was identified, although the occurrence of the syndrome was not verified.
Keywords: Teachers; Teachers; Burnout; CESQT; ITRA.