Aline Cristine Androlage Mercado – A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CORUMBÁ-MS PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Postado por: Erika Luana López Flores
Resumo do Trabalho

Este projeto de pesquisa faz parte do curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus do Pantanal, na Linha de Pesquisa: “Práticas educativas, formação de professores(as)/educadores(as) em espaços escolares e não escolares”. Integra o projeto de pesquisa “Alfabetização e letramento em contextos escolares e não escolares” e está vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Prática Docente. Parte do pressuposto de que a expansão das tecnologias na sociedade e os desafios postos à escola implicam mudanças, tanto nos processos formativos quanto na organização do trabalho pedagógico dos professores, principalmente, daqueles que atuam com a alfabetização. Busca responder às seguintes questões: que formação os professores alfabetizadores têm recebido para o uso das (TICs)? Como avaliam essa formação? Quais desafios são enfrentados pelos professores alfabetizadores para a inserção das tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas? Tem como objetivo geral compreender como se configura a formação continuada de professores alfabetizadores para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), na Rede Municipal de Ensino de Corumbá. Por objetivos específicos têm-se a intenção de: (i) levantar os cursos de formação continuada, voltados para o uso das TICs aos professores alfabetizadores, oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTEC) de Corumbá – MS, nos últimos cinco anos. (ii) Verificar como os professores alfabetizadores avaliam os cursos de formação continuada para o uso das TICs, que realizaram nos últimos cinco anos. (iii) Identificar se os professores alfabetizadores inserem as TICs em suas práticas pedagógicas. Numa abordagem qualitativa, para um refinamento da pesquisa, primeiramente foi realizado um levantamento de pesquisas sobre a temática formação continuada de professores alfabetizadores para o uso das tecnologias. Para a produção de dados, contou com o levantamento e a análise documental de ações de formação continuada em TICs para os professores alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino, realizadas nos últimos cinco anos pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e Núcleo de Tecnologia Educacional (NTEC) de Corumbá. Também foram realizadas entrevistas com quatro professores alfabetizadores, que participaram de ações de formação continuada para o uso das tecnologias, nos últimos cinco anos. Os resultados indicam que o NTEC/SEMED ofereceu diversas atividades de formação continuada aos docentes, porém nenhum curso foi voltado para o uso das TICs aos professores alfabetizadores. Os participantes deste estudo consideram as ações de formação de suma relevância para aquisição de conhecimento e para a inserção das TICs nas práticas pedagógicas. Constatou-se que todos os professores utilizam as tecnologias, alguns com mais frequência, outros menos, porém todos, sem exceção, reconhecem a participação efetiva dos alunos quando as tecnologias fazem parte do processo de ensino e aprendizagem.

Abstract do Trabalho

This research project is part of the Master’s Course in Education of the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Mato Grosso do Sul, Pantanal Campus, in the research line: “Educational practices, teacher training in school and non-school spaces”. Integrates the research project “Literacy and literacy in school and non-school contexts” and is linked to the Group of Studies and Research on Teacher Training and Practice. It is based on the assumption that the expansion of technologies in society and the challenges posed to the school require changes, both in training processes and in the organization of the pedagogical work of teachers, especially those who work with literacy. It seeks to answer the following questions: what training have literacy teachers received for the use of (ICTs)? How do they evaluate this training? Which challenges are faced by literacy teachers for the insertion of digital technologies in their pedagogical practices? It has as a general objective to understand how is configured the continuing education of literacy teachers for the use of ICTs – Information and Communication Technologies (Tecnologias da Informação e Comunicação) in the Municipal Education Network of Corumbá. As specific objectives we have the intention to: (i) raise the continuing education courses, focused on the use of ICTs to literacy teachers offered by the SEMED- Municipal Secretariat of Education (Secretaria Municipal de Educação) and the NTEC- Nucleus of Educational Technology (Núcleo de Tecnologia Digital) of Corumbá – MS, in the last five years. (ii) Check how the literacy teachers evaluate the continuing education courses for the use of ICTs that they took in the last five years. (iii) Identify if the literacy teachers insert ICTs in their pedagogical practices. In a qualitative approach, for a refinement of the research, first it was carried out a survey of research on the theme continuing training of literacy teachers for the use of technologies. For the production of data, it counted on the survey and documentary analysis of continuing training actions in ICTs for literacy teachers of the Municipal Education Network, carried out in the last five years by the Municipal Secretariat of Education (SEMED) and Nucleus of Educational Technology (NTEC) of Corumbá. Interviews were also conducted with four literacy teachers who had participated in continuous training activities for the use of technologies in the last five years. The results indicate that the NTEC/SEMED offered several continuing education activities for teachers, but no course was focused on the use of ICTs for literacy teachers. The participants of this study consider the training actions of extreme relevance for the acquisition of knowledge and for the insertion of ICTs in teaching practices. It was found that all teachers use technologies, some more frequently, others less, but all, without exception, recognize the effective participation of students when technologies are part of the teaching and learning process.

Download (PDF, 1.31MB)