Sobre
O Campus do Pantanal oferece o Mestrado em Educação na modalidade acadêmico, com área de concentração em Educação Social, aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação (MEC). Este curso de mestrado é fruto, em grande parte, do trabalho de um grupo de professores que há mais de 20 anos vem desenvolvendo projetos de pesquisa e de extensão relacionados às temáticas: infância, adolescência e exclusão social. Tais trabalhos têm sido realizados junto ao CREIA – Centro de Referência e Estudos da Infância e Adolescência.
O curso de Mestrado tem como objetivos:
- Formar pesquisadores com sólido conhecimento na área da educação, com enfoque especial à educação social, abrangendo as diferentes esferas em que a educação se faz presente;
- Preparar o mestrando para o exercício do Magistério Superior como professor-pesquisador;
- Formar pesquisadores, docentes e gestores para o desenvolvimento de atividades nos diferentes níveis e modalidades do sistema educacional;
- Colaborar com a produção sobre a Educação e a Educação Social.
O Programa tem seu foco direcionado aos processos educativos em instituições de educação formal e não formal e tem as seguintes PROPOSTAS:
- Construir interfaces entre a educação formal e não formal, através da produção de conhecimento sobre os processos educativos, considerando o movimento da sociedade e suas contradições;
- Desenvolver pesquisas com foco direcionado à garantia dos Direitos (Educação, Saúde, Assistência, Trabalho) da população de crianças, adolescentes e suas famílias;
- Realizar pesquisas sobre a implantação, implementação e avaliação de políticas públicas voltadas à infância e à adolescência;
- Oferecer subsídios para elaboração de políticas públicas (saberes e práticas inovadores), principalmente, aquelas voltadas às crianças e aos adolescentes;
- Produzir conhecimento a respeito da formação de educadores em situação de educação formal e não formal.
Estrutura curricular
Estrutura curricular (descrição sucinta)
São requisitos mínimos para homologação do título de Mestre:
Para o cumprimento de seus objetivos, o Curso de Mestrado está organizado da seguinte forma:
Semestre | Disciplina | Créditos |
1º | Fundamentos histórico-filosóficos da Educação (D.O.) | 4 |
Pesquisa em Educação (D.O.) | 4 | |
Disciplina Optativa | 4 | |
# | ||
2º | Educação e Direitos Humanos (D.O.) | 4 |
Seminário de Pesquisa I (D.O.) | 4 | |
Disciplina Optativa | 4 | |
D. O. – Disciplina Obrigatória
* Além das disciplinas acima descritas, os bolsistas devem também cumprir o Estágio Docência.
DISCIPLINAS