Artigos Publicados
Postado por: Gilmar Lossa
2023 |
|
Título | Autor |
Permanência de estudantes com deficiência em universidades federais do Centro-Oeste brasileiro durante a pandemia de covid-19. | OLIVEIRA, H. S. ; NOZU, W. C. S. ; REBELO, A. S. |
Aprendizagem ao longo da vida e suas nuances: fundamentos e Decreto n. 10.502/2020. | LANDIM, C. C. C. L. ; REBELO, A. S. |
Política e gestão da Educação Especial: análise de teses e dissertações de Programas de Pós-graduação em Educação sul-mato-grossenses. | NOZU, W. C. S. ; REBELO, A. S. ; STREIT, L. F. |
O que revelam as políticas e os indicadores sobre a escolarização de alunos com deficiência múltipla no Brasil (1974-2021)?. | REBELO, A. S.; PLETSCH, M. D. |
ENTREVISTA COM A PROFESSORA MÔNICA DE CARVALHO MAGALHÃES KASSAR: POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL. | KASSAR, M. C. M. ; LOCKMANN, K. ; REBELO, A. S |
A Implementação e Funcionalidade dos Napnes na Rede Federal de Ensino. | DALMONECH, J. Z. ; DALMONECH, H. A. G. ; REIS, L. S. ; REBELO, A. S. |
I Congresso Internacional de Pedagogia dos deficientes: o Brasil na terra de Pestalozzi. | KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães; MAGALHÃES, JUSTINO |
Poor, underprivileged and delinquent minors in Brazil during the transition from Empire to Republic: a historiographical balance. | RÜCKERT, F. Q.; CARDOSO, J. C. S. |
Palestras de Higiene na Rádio Tupi: Convergências entre o saber médico e a educação escolar no contexto do Estado Novo (1937-1945). | RÜCKERT, F. Q.; SILVA, J. A. C. |
As pesquisas sobre tradutores e intérpretes de Libras: O perfil dos autores e os temas recorrentes. | RÜCKERT, FABIANO QUADROS; JUCILENE AZEVEDO FONTELES |
EDUCAÇÃO SOCIAL E A ?CAÇA? AOS CORPOS DAS ?BRUXAS? NO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO: UM DIÁLOGO FILOSÓFICO CRÍTICO ENTRE ADORNO E FOUCAULT. | FERREIRA, I. F.; SANTOS. R., B., M., dos |
NEXOS INTERDISCIPLINARES ENTRE TEORIA CRÍTICA E GÊNERO: ASPECTOS FILOSÓFICOS, PSICOLÓGICOS E EDUCACIONAIS. | FERREIRA, I. F.; ANTUNES, D. C. ; PISANI, M. M. ; RIPA, ROSELAINE |
Educação escolar do Paraguai: perspectiva de pessoas brasileiras que estudaram em escolas paraguaias. | YAMANAKA, J. A. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
Relações de gênero e gravidez na adolescência: vozes de mães e pais adolescentes de escolas públicas. | LIMA, S. R. R. ; GONÇALVES, JOSIANE PERES |
Gordofobia e Questões de Gênero na Perspectiva de Estudantes Pré-Adolescentes. | SOUZA, V. C. S. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
A MULHER DETENTORA DE DIREITOS HUMANOS NO MUNDO DO TRABALHO. | GIANVECCHIO, L. A. A. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
Estado do conhecimento acerca da atuação de professores homens na educação infantil: análise de dissertações e teses entre os anos de 2000 e 2019. | ABREU, I. S. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
Educação escolar do Paraguai. | LOPES, B. G. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
A (in)existência de estudantes do gênero masculino no curso de pedagogia: Por que eles desistem? | GONÇALVES, JOSIANE PERES; BENITEZ |
Educação das relações étnico-raciais em tempos pandêmicos: uma experiência de trabalho remoto no ensino superior. | HELENA, R. M. ; DUQUE, T. |
Espaços da diferença nas escolas no Pantanal: (in)visibilidade e reconhecimento de jovens trans. | FERNANDES, S. F. ; DUQUE, T. |
2022 |
|
Título | Autor |
A internacionalização na avaliação da pós-graduação no Brasil: O papel da área de educação. | SANTOS, FABIANO ANTONIO DOS; ZANARDINI, I. M. S. ; HOTZ, C. |
Indicadores de matrículas de alunos com deficiência intelectual no Brasil. | REBELO, A. S.; SILVA, A. M. |
Indicadores de matrículas do público-alvo da Educação Especial na Educação Superior no Brasil (2008-2018) | PEREIRA, A. P. E. B. S. ; REBELO, A. S. |
O Programa Bolsa Família e a condicionalidade educacional: uma análise do desempenho escolar de estudantes em situação de pobreza. | MARTINS, B. A.; RÜCKERT, F. Q. |
Estar presente é estar incluído? Análise de situações em que a inclusão escolar não acontece. | MARTINS, BÁRBARA AMARAL; CHACON, MIGUEL CLAUDIO MORIEL |
Educating for emancipation: an analysis of the concept of awareness and educational practice in Paulo Freire’s theory. | NASCIMENTO, I. R. V. ; LIMA,C.A. ; RUCKERT, F.Q. |
DEPRESSÃO, SUICÍDIO E HABILIDADES SOCIAIS NO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS DE CORUMBÁ E LADÁRIO ? MS. | CARNEIRO, D.S.G. ; LIMA,C.A. |
História dos afro-brasileiros, africanos e a educação antirracista: o olhar das/os professoras/es das licenciatura | DIALLO, CINTIA SANTOS ; LIMA, Cláudia Araújo de |
Estratégias práticas para o enfrentamento à violência contra a mulher: uma análise sobre a implementação do ODS 05 ? igualdade de gênero no Município de Corumbá-MS. | LIMA, W. A. ; LIMA,C.A. |
Debates para uma (des)construção da política de educação especial no Brasil. | KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. |
Aprendizaje cooperativo con teléfonos móviles en un contexto de vulnerabilidad: resultados en la convivencia. | GÓMEZ HERNÁNDEZ, PATRICIA ; MONGE LÓPEZ, CARLOS ; DEL CASTILLO FERNÁNDEZ, HÉCTOR ; KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães |
DIVERSIDADE E INCLUSÃO NAS TURMAS MULTISSERIADAS DAS ESCOLAS DAS ÁGUAS DO PANTANAL(BRASIL). | NOZU, W. C. S. ; KASSAR, M. C. M. |
Acolhimento de crianças pobres no interior do Brasil: o caso de uma escola salesiana em Corumbá, Mato Grosso, 1904-1927. | MORAES, THAIS PALMEIRA ; Kassar, Mônica de Carvalho Magalhães ; MAGALHÃES, JUSTINO PEREIRA DE |
Internacional panorama of Blended Learnig in Science Education: a sistematic review. | BOTELHO, T. G. ; JARDIM, Maria Inês de A. ; MANO, AMANDA DE MATTOS PEREIRA |
Reflexões sobre educação ambiental e ecologia social no Brasil a partir de um estudo de estado da arte (2011-2020). | COSTA, ADLER SANTOS GARCIA ; MANO, AMANDA DE MATTOS PEREIRA ; COUGO, ALEXANDRE COUGO DE ; ZANATA, LUCÍ HELENA |
O Ensino Híbrido nas Formas de Ensinar e Aprender Ciências: Uma Revisão Sistemática de Teses e Dissertações Brasileiras Voltadas Para Educação Básica. | BOTELHO, T. G. ; JARDIM, Maria Inês de A. ; MANO, AMANDA DE MATTOS PEREIRA |
A CULTURA ESCOLAR EM AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: REFLEXÕES A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. | MANO, AMANDA DE MATTOS PEREIRA; CARVALHO, NATHÁLIA GABRIELA DE SOUZA ; ORIANI, ANGÉLICA PALL |
MÚSICA, JOGO E CRIAÇÃO NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS: EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS NA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. | ANDRADE, E. N. F.; JEAMANORDES, D. R. M. |
O que é específico na educação da primeiríssima infância?. | RODRIGUES, S. A. ; SOUZA, D. B. ; ANDRADE, E.N.F |
O DISCURSO DE JOAN MIRÓ SOBRE A CRIAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. | ANDRADE, E. N. F.; COFFACCI, E. C. |
A alfabetização na BNCC: lacunas e desafios. | SOUZA, M. C. G. ; SAMBUGARI, M. R. N. |
O exercício docente na visão de futuros professores: um olhar a partir de situações internalizadas na Igreja. | SAMBUGARI, M. R. N.. |
Reflexões em torno de um percurrso formativo no Curso de Magistério de Sapiranga, RS (1960-1970) | SOUZA, J. E. ; RÜCKERT, F. Q. |
A história da remoção das matérias fecais e águas servidas em cubos, na cidade de Pelotas, RS (1875-1925). | RÜCKERT, F. Q.; SILVA, J. F. |
Educating for emancipation: an analysis of the concept of awareness and educational practice in Paulo Freire’s theory. | NASCIMENTO, I. R. V. ; LIMA, C. A. ; RÜCKERT, F. Q. |
A conquista da água na região sul de Mato Grosso na primeira metade do século XX. | RÜCKERT, F. Q. |
Mapeamento das tendências de ensino de arte nas licenciaturas em linguagens artísticas, no Mato Grosso do Sul. | MASTROROCCO, A. F. ; FERREIRA, I. F. |
A (in)visibilidade da sexualidade da pessoa surda associada a deficiência intelectual um estudo de caso na APAE. | RIZZO, J. G. S. ; GONÇALVES, JOSIANE PERES |
Professor e gay: relações da presença homossexual no espaço escolar. | GONCALVES, M. C. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
As múltiplas jornadas de mulheres universitárias uma análise a partir das implicações da educação feminina. | BARBOZA, J. C. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
Relação de estudantes universitárias casadas com seus esposos e implicações acadêmicas. | SANTOS, C. A. T. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
Os meios de comunicações têm uma grande força em cima das crianças: mídia, consumo infantil e impactos na vida familiar. | SILVA, M. F. M. ; CARVALHO, C. R. ; GONÇALVES, JOSIANE PERES |
Professor homem na Educação Infantil: a orientação sexual influencia o trabalho docente. | MACHADO, A. E. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
Apontamentos iniciais acerca da presença de profissionais homens na educação infantil no Brasil, Estados Unidos e Inglaterra. | ABREU, I. S. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
Relações de gênero e educação: as imagens dos livros didáticos reforçam ou desconstroem os estereótipos de gênero? | GONÇALVES, Josiane Peres; ROCHA, L. O. |
Gordofobia, bullying e violência na escola: um estudo em representações sociais com pré-adolescentes. | SOUZA, V. C. S. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
O ?feminejo? e o (des)empoderamento feminino na música sertaneja. | FERREIRA, M. C. ; GONÇALVES, JOSIANE PERES |
Gênero, Sexualidade e Surdez em Pesquisas: Definições e Características. | RIZZO, JAKELLINNY GONÇALVES DE SOUZA ; GONÇALVES, JOSIANE PERES |
Oh, aqui também a gente está chegando! – Professoras negras e representatividade racial na universidade. | LOPES, B. G. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
Sexualidade e surdez: um diálogo a partir de Michel Foucault. | RIZZO, J. G. S. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
Homens responsáveis por crianças em âmbito familiar: heroísmo ou responsabilidade?. | SOUZA, V. C. S. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
A quem serve a educação ?para todos??. | BORGES, D. B. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
A epistemologia do segundo armário: canais de gays HIV+ no YouTube como artefatos pedagógicos. | DUQUE, T.; SEFFNER, F. |
Pandemia e pandemônio no Brasil contemporâneo: reflexões sobre a produção das diferenças. | OLIVEIRA, E. A. ; DUQUE, T |
Cruzando tempo(s) e produzindo memórias do ativismo HIV/Aids no Brasil: Entrevista com o antropólogo Flávio Braune Wiik. | WIIK, F. ; OLIVEIRA, E. A. ; DUQUE, T. |
EU SOU BUGRE’. | DUQUE, Tiago. |
Um pouco além do cistema: reflexões queer a partir do Pantanal de MS. | DUQUE, Tiago. |
Experiências de ?camuflagem? de gênero: pessoas trans e o uso do nome social em uma universidade pública no Centro-Oeste brasileiro. | LINO, A. C. L. ; DUQUE, T. |
2021 |
|
Título | Autor |
IMPLICAÇÃO DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA NA DEFINIÇÃO DAS FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES. | SANTOS, FABIANO ANTONIO DOS; SILVA, CRISTIELLY CAMPOS |
Maestros, tecnologías digitales e inclusión escolar: retos de la política de educación especial en un municipio brasileño | FERREIRA, F. S. ; REBELO, A. S. ; KASSAR, M. C. M. |
Teachers, digital technologies and school inclusion: challenges of special educational policy in a Brazilian region. | FERREIRA, F. S. ; REBELO, A. S. ; KASSAR, M. C. M. |
IMPLICAÇÕES DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E DA TECNOLOGIA ASSISTIVA (TA) SOBRE O TRABALHO DOCENTE: APONTAMENTOS A PARTIR DA LITERATURA. | FABIANE DA SILVA FERREIRA ; ANDRESSA SANTOS REBELO . |
O atendimento educacional especializado na pandemia de covid-19: práticas dos professores das salas de recursos multifuncionais. | LIMA, L. B. V. ; SILVA, A. M. ; REBELO, A. S. |
Formação de professores para a inclusão nas Escolas das Águas do Pantanal Corumbaense. | REBELO, A. S.; NOZU, W. C. S. ; HILBIG, M. C. V. |
Professores, tecnologias digitais e inclusão escolar: desafios da política de educação especial em um município brasileiro. | FERREIRA, FABIANE DA SILVA ; REBELO, ANDRESSA SANTOS ; KASSAR, MÔNICA DE CARVALHO MAGALHÃES |
Avaliação da aprendizagem e ensino remoto: o que dizem os professores? | SANTOS, F. A.; MARQUES, H. J. ; MOURA, M. A. D. |
CONCEPÇÕES SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: REFLEXÕES COM BASE NA DISCURSIVIDADE DOCENTE. | URQUIZA, J. M. ; MARTINS, B. A. |
O que pensam as mães de estudantes beneficiários do Programa Bolsa Família? A escolarização em perspectiva. | RÜCKERT, F. Q. ; MARTINS, B. A. |
Violência Escolar no município de Ladário – MS: um relato sobre formação para criação de observatório. | FERREIRA, ISABELLA FERNANDA ; MARTINS, BÁRBARA AMARAL ; ARAÚJO DE LIMA, CLÁUDIA |
Sources of Teacher Self-Efficacy in Teacher Education for Inclusive Practices. | MARTINS, B. A.; CHACON |
Diretrizes legais para o atendimento do estudante com altas habilidades/superdotação. | RONDINI, C. A. ; MARTINS, B. A. ; MEDEIROS, T. P. T. de |
A DUPLA EXCEPCIONALIDADE SUPERDOTAÇÃO E TDAH: UMA REVISÃO DA LITERATURA. | OGEDA, C. M. M. ; PEDRO, K. M. ; MARTINS, B. A. |
MARCO TEMPORAL DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM MOÇAMBIQUE: PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO E OS ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS. | MATIAS, FÉLIX ; LIMA, CLÁUDIA |
POLÍTICAS PÚBLICAS DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS EM MOÇAMBIQUE. | MATIAS, FELIX ; LIMA, Cláudia Araújo de |
Educação em contexto de pandemia: breves reflexões. | PESTANA, M. M. C. ; KASSAR, MONICA DE CARVALHO MAGALHÃES |
As fases da Lua, os eclipses e as relações espaciais: um estudo piagetiano. | MANO, AMANDA DE MATTOS PEREIRA; SARAVALI, ELIANE GIACHETTO |
A AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NOS PROJETOS DE CURSO DE LICENCIATURAS: UMA PESQUISA SOBRE O ESTADO DO CONHECIMENTO. | SOUZA, A. C. ; MANO, A. M. P. |
A EDUCAÇÃO SOCIAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PESQUISAS: DEFINIÇÕES, INDEFINIÇÕES E PERSPECTIVAS. | MANO, A. M. P.; RIZZO, D. T. S. |
O Programa Mais Alfabetização (PMALFA) no entretempo 2018 a 2020. | SILVA, E. B. P. ; SILVA, E. D. ; SAMBUGARI, M. R. N. |
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa desenvolvido na rede municipal de ensino de Corumbá-MS (2013 -2018): avanços e desafios. | RIBEIRO, F. M. ; SAMBUGARI, M. R. N. |
Memórias da construção de um eu professora. | RODRIGUES, Sílvia Adriana; SOUSA, V. L. ; GOMES, Alberto Albuquerque |
Narrativas sobre os caminhos da profissionalidade docente: a história e os olhares de Ângela. | RODRIGUES, Sílvia Adriana; ZECHI, J. A. M. ; SOUSA, V. L. ; GOMES, Alberto Albuquerque |
Epidemias de Febre Amarela no Rio de Janeiro e na Buenos Aires do século XIX. | RÜCKERT, F. Q |
O estado sanitário no Mato Grosso Imperial: uma leitura a partir dos Relatórios dos Presidentes da Província (1840-1889). | RÜCKERT, F. Q.; MOTTA, J. A. |
Higiene Pública e normatização social na Corumbá Imperial. | RÜCKERT, F. Q.; SENA, D. M. |
Dimensões da identidade docente em arte: considerações teórico-críticas sobre a formação inicial no MS. | MASTROROCCO, A. F. ; FERREIRA, I. F. |
Família monoparental feminina em âmbito educacional: perspectiva das famílias e da escola. | SANTOS ; GONÇALVES, Josiane Peres |
Educação, escola e sociedade: a relação da escola com as famílias homoparentais. | GONÇALVES, Josiane Peres; FARIAS, L. X. G. |
Educação e cultura popular: representações de gênero na música sertaneja. | FERREIRA, M. C. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
Influências familiares e socioeconômicas: vivências de alunos da educação de jovens e adultos. | REZENDE, J. M. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
GORDOFOBIA NO ESPAÇO ESCOLAR. | SOUZA, V. C. S. ; GONÇALVES, JOSIANE PERES |
Gravidez na Adolescência e Conciliação da Maternidade com a Vida Escolar. | GONÇALVES, JOSIANE PERES. |
História e Memória. | ABREU, I. S. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
GÊNERO, IDENTIDADE DE GÊNERO E ORIENTAÇÃO SEXUAL | GONCALVES, M. C. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
Os pressupostos das Ciências Sociais tidos como referência para os estudos da teoria das Representações Sociais na área da Educação. | SILVA, I. M. D. E. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
Os estudos das Representações Sociais sobre a velhice em contextos educacionais. | SILVA, I. M. D. E. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
Professores e professoras deveriam ser mais respeitados dentro e fora da escola-: Representações sociais de crianças acerca da docência masculina. | OLIVEIRA, L. A. ; GONÇALVES, Josiane Pere |
Gênero discursivo funk x estímulo sexual na infância: diferenças entre os gêneros feminino e masculino. | FERREIRA, M. C. ; SILVA, D. A. ; MATTOS, R. S. ; SILVA, A. M. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
Docência, gênero e infância: opiniões da comunidade escolar sobre o trabalho de homens no magistério. | GONÇALVES, Josiane Peres; FERREIRA, V. C. M. |
Relações entre Gordofobia e Teoria Histórico-Cultural: Interfaces com a Educação. | SOUZA, V. C. S. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
Trabalhadoras do sexo ?universitárias? em Campo Grande (MS): ambiente online, marcadores sociais da diferença e performatividade. | SOUZA, C. C. ; DUQUE, T. |
Gênero e sexualidade no espaço escolar: experiências das/os professoras/es nas escolas de Mato Grosso do Sul. | ANTUNES, F. P. ; DUQUE, T |
Máscaras sanitárias para crianças: governamento das infâncias e governamentalidade democrática na gestão dos corpos em tempos da covid-19. | ACOSTA, T. ; DUQUE, T. |
?Um bicho de sete cabeças?: hiv-aids e homens jovens que fazem sexo com homens em Campo Grande (MS). | DUQUE, Tiago. |
Gênero e educação da prisão: a pedagogia cultural do Sistema Penitenciário Federal. | BARCELOS, C. S. ; DUQUE, T. ; PENTEADO JUNIOR, A. T. |
Estudos culturais e educação: processo ensino-aprendizagem em Mato Grosso do Sul na pandemia da covid-19. | ROSA, M. V. ; DUQUE, T |
2019 |
|
Título | Autor |
Educação Especial como política pública: Um projeto do regime militar? | KASSAR, M. C. M. ; REBELO, A. S. ; JANNUZZI, G. S. M. |
Embates e disputas na política nacional de Educação Especial brasileira. | KASSAR, M. C. M. ; REBELO, A. S. ; OLIVEIRA, R. T. C. |
Contexto escolar dos alunos da educação especial em escolas do campo em Corumbá/MS: análise dos indicadores educacionais. | CORREA, R. A. R. ; REBELO, A. S. |
Altas habilidades/Superdotação:a criatividade como um de seus traços dominantes. | OLIVEIRA, M. P. S. ; MARTINS, B. A. |
O Programa Bolsa Família e a educação: uma análise da produção científica brasileira fundamentada na base de dados SciELO (2003-2018). | MARTINS, BÁRBARA AMARAL; RÜCKERT, F. Q |
Autoeficácia docente e Educação Especial: Revisão da produção de conhecimento nacional e internacional com ênfase na formação de professores. | MARTINS, B. A.; CHACON |
Internacionalização dos sistemas de avaliação: evidências de Brasil e Chile. | SANTOS, FABIANO ANTONIO DOS; PETOUR, MARÍA TERESA FLÓREZ |
Acessibilidade nas escolas como uma questão de direitos humanos. | SILVA FILHO, DANIEL MENDES DA; MAGALHÃES KASSAR, MÔNICA DE CARVALHO |
Abstração Reflexionante em estudantes:implicações pedagógicas e psicopedagógicas. | Saravali, E. G. ; MANO, A. M. P. ; Guimarães, T. ; ORIANI, A. P. ; ROTOLI, L. U. M. |
As relações entre compreensão das fases lunares e construção de perspectivas: um estudo piagetiano. | MANO, A. M. P.; Saravali, E. G. |
Sophistry in Vygotsky: Contributions to the Rhetorical and Poetic Pedagogy. | ANDRADE, ERIKA NATACHA FERNANDES DE; CUNHA, MARCUS VINICIUS DA |
Perspectivas e desafios da formação continuada em atividades circenses no contexto escolar. | TIAEN, M. S. ; SAMBUGARI, M. R. N. |
Acesso e permanência ao ensino superior das camadas populares na visão de futuros professores. | BORGES, D. S. S. ; SAMBUGARI, M. R. N. |
Sobre as práticas pedagógicas na/da creche: perspectivas das profissionais do município de Corumbá/MS. | SILVA, I. L. A. ; ALMEIDA, V. ; RODRIGUES, Sílvia Adriana |
O Programa Bolsa Família e a educação: uma análise da produção científica brasileira fundamentada na base de dados SciELO (2003-2018). | MARTINS, BÁRBARA AMARAL ; RÜCKERT, FABIANO QUADROS |
Aspectos históricos do teatro na legislação educacional: uma reflexão teórico-crítica. | CASTRO, L. A. M. ; FERREIRA, I. F |
O teatro administrado na sociedade unidimensional. | CASTRO, L. A. M. ; FERREIRA, I. F |
ENTRE AS REPRESENTAÇÕES E A REALIDADE: AS NORMALISTAS DO EXTREMO OESTE PAULISTA (1947-1975). | MARIANO, J. L. M.; GEBRAN, R. A |
Discursos das Práticas de Educadoras Escolares Sobre Sexualidade e Relações de Gênero. | MARQUES, T. S. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
Princesas Disney e Cinema: Representações do Gênero Feminino. | FERREIRA, V. C. M. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
O Lugar da Mulher na Ciência: algumas considerações. | GALVAO, N. A. P. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
A Subalternidade nas Relações de Gênero: Apontamentos a partir da Perspectiva Pós-Estruturalista. | LIMA, S. R. R. ; GONÇALVES, Josiane Peres ; DUQUE, T. |
DE AGORA EM DIANTE VAI TERMINAR OS PROFESSORES HOMENS!- CONTROVERSAS REPRESENTAÇÕES DE GESTORES ESCOLARES SOBRE A DOCÊNCIA MASCULINA. | GONÇALVES, Josiane Peres; SOARES, P. K |
Mundo mágico dos contos de fadas: vozes das crianças. | GONÇALVES, Josiane Peres; NUNES, I. M. S. |
Caminhos trilhados: atuação de professores homens no magistério entre 1971 e 2014. | FARIA, A. H. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
Manifesto dos Pioneiros e Perspectiva de Gênero: Noemy, Cecilia e Armanda, as Mulheres que Impactaram a Educação na Década de 1930. | CORREA-SILVA, A. M. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
Regimes de visibilidade/conhecimento nas experiências da “(des)montagem” e do “(não) passar” por homem e/ou mulher. | DUQUE, Tiago |
A travesti, a onça pintada e a sucuri: reflexões sobre regime de visibilidade no Pantanal-MS. | DUQUE, Tiago |
Quem ainda ri da bicha preta, efeminada e pobre? Funk, (re)conhecimento e direitos LGBT em tempos de pânico moral. | DUQUE, Tiago |
“Eu Gosto mesmo é das bixas”: reflexões sobre identidade ao som de Linn da Quebrada. | SANTOS, A. D. ; DUQUE, T |
Fora chollos: gênero, sexualidade, alteridade e diferenças na fronteira Brasil-Bolívia. | BANDUCCI JUNIOR, A. ; PASSAMANI, G. R. ; DUQUE, T |
‘Olha o que a senhora fez por mim’: remição de pena pelo estudo em contextos sulmatogrossenses. | BARCELOS, C. S. ; DUQUE, T |
2018 |
|
Título | Autor |
Avaliação em larga escala e educação inclusiva: os lugares do aluno da Educação Especial. | REBELO, A. S.; KASSAR, M. C. M. |
Abordagens da Educação Especial no Brasil entre Final do Século Xx e Início do Século XXI. | KASSAR, MÔNICA DE CARVALHO MAGALHÃES ; REBELO, ANDRESSA SANTOS |
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM UM MUNICÍPIO DE MATO GROSSO DO SUL. | KASSAR, MÔNICA DE CARVALHO MAGALHÃES ; REBELO, ANDRESSA SANTOS ; RONDON, MARCELO MESSIAS ; ROCHA FILHO, JOSÉ FONSECA |
Grupo de pesquisa Políticas públicas de educação e educação especial | REBELO, A. S. |
Indicadores educacionais de matrículas de alunos com deficiência no Brasil (1974-2014). Estudos em Avaliação Educacional | REBELO, A. S.; KASSAR, M. C. M. |
ESTUDO COMPARATIVO LUSO-BRASILEIRO SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO COM ENFOQUE NOS CONTEÚDOS CURRICULARES. | MARTINS, B. A.; CHACON ; ALMEIDA, L. S. |
Implicações do ambiente escolar para a precocidade: uma análise das situações de sala de aula. | MARTINS, B. A; CHACON, MIGUEL CLAUDIO MORIEL |
Formação em Altas Habilidades/Superdotação e sua Influência sobre a Autoeficácia de Professores. | MARTINS, B. A; CHACON |
Programa de Atenção a Alunos Precoce s com Comportamento de Superdotação: Identificação, Avaliação e Enriquecimento Extracurricular e Familiar. | CHACON ; MARTINS, B. A. |
Casamentos prematuros em Moçambique: causas e consequências do abandono escolar. | BASSIANO, V. ; LIMA, Claudia. Araujo. |
Educação emancipatória na perspectiva de Paulo Freire. | BASSIANO, V. ; LIMA, Claudia. Araujo. |
INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COMO PROCESSO DE MANUTENÇÃO HEGEMÔNICA: A UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL E PROCESSO DE BOLOGNA. | MARINS, G. A. M. B. ; SANTOS, F. A. |
A AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA E A PRODUÇÃO DO CONSENSO ATIVO. | SANTOS, F. A.; MARQUES, H. J. |
Centralidade do professor nas políticas educacionais. | VIANA, J. S. S. ; SANTOS, F. A. |
Momento escola, momento ócio: as muitas faces do desenvolvimento humano. | Kassar, Mônica de Carvalho Magalhães. |
Acesso ao trabalho às pessoas com deficiência: notas sobre o ingresso à carreira do funcionalismo federal. | SOUZA, M. P. ; FRANÇOZO, R. V. ; KASSAR, M.C.M. |
Trabalho e sofrimento: desafios da saúde mental de profissionais da assistência social. | SILVA, J. B. ; VASCONCELLOS, P. A. ; FIGUEIREDO, VANESSA CATHERINA NEUMANN |
Identidade profissional docente: concepções de futuros professores. | PAGANINI-DA-SILVA, E. ; MANO, A. M. P |
Origem da vida na perspectiva de estudantes: relações entre o conhecimento social e o desenvolvimento cognitivo. | MANO, A. M. P.; Saravali, E. G. |
Linguagem escrita na educação infantil: produções apresentadas na Anped (2000-2017). | RODRIGUES, S. A. ; SAMBUGARI, M. R. N. |
A socialização das condições do trabalho docente em situações de estágio curricular. | SAMBUGARI, M. R. N. |
A formação continuada sob o olhar dos professores de Língua Portuguesa: Limites e perspectivas. | AMORIM, J. C. T. G. B. ; SAMBUGARI, M. R. N. |
O que as profissionais que atuam na Educação Infantil pensam sobre a creche : o caso do Município de Corumbá-MS. | OLIVEIRA, I. A. ; RIBEIRO, M. F. ; SILVA, F. R. ; RODRIGUES, Sílvia Adriana |
Impressões e experiências sobre o exercício da docência na Educação Infantil. | RODRIGUES, Sílvia Adriana |
Produções científicas sobre afetividade na relação adulto-criança no espaço da Educação Infantil. | SILVA, F. R. ; RODRIGUES, Sílvia Adriana |
Sobre o exercício da profissão docente: motivações iniciais e as interferências da formação inicial. | RODRIGUES, Sílvia Adriana; GOMES, Alberto Albuquerque ; FAGUNDES, S. B. |
A febre tifoide no Rio Grande do Sul da Primeira República: uma doença com história. | RUCKERT, FABIANO QUADROS; BAPTISTA SCHWARTSMANN, LEONOR |
EL DERROCHE DEL AGUA EN LA ARGENTINA: EL REGISTRO DEL PROBLEMA EN LOS EDITORIALES DEL ‘BOLETIN DE OBRAS SANITARIAS DE LA NACIÓN’ (1937- 1955). | RÜCKERT, F. Q.; MOMCE, Adilson Prizmic |
A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO CPAN: UMA EXPERIÊNCIA INACABADA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO. | RÜCKERT, F. Q.; SOUZA, O. N. ; PAIVA, T. F. V. |
‘QUEREMOS ESPAÇO VERDE’: O PARQUE MUNICIPAL HENRIQUE LUIZ ROESSLER COMO PARTE DA HISTÓRIA DA CIDADE DE NOVO HAMBURGO (RS, BRASIL). | RÜCKERT, F. Q; PEREIRA, E. M |
Presentacion del Dossier URBANIZACIÓN Y ABASTECIMIENTO DE AGUA EN BRASIL (siglos XIX y XX). | RÜCKERT, F. Q |
Presentacion del Dossier URBANIZACIÓN Y ABASTECIMIENTO DE AGUA EN BRASIL (siglos XIX y XX). | RÜCKERT, F. Q |
O poder público e as Companhias de abastecimento de água na Província do Rio Grande do Sul, Brasil (1822-1889). | RÜCKERT, F. Q |
O conceito de formação continuada dos professores de Ladário, Mato Grosso do Sul, e o totalitarismo da razão instrumental. | MONTEIRO, CRISLEY ; FERREIRA, ISABELLA |
TÊMPERA FORTE E COMPLETO DESPRENDIMENTO: HISTÓRIA E MEMÓRIA DAS DOCENTES NO SERTÃO PAULISTA (1932-1960). | MARIANO, J. L. M.; RIBEIRO, A. I. M |
Homens Casados que Resolvem “Sair Do Armário”: Conflitos Vivenciados por Homossexuais das Classes Sociais Baixa, Média e Alta. | MACHADO, R. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
O USO DE FILMES DE FICÇÃO COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS OU ‘VER POR MEIO DE UMA GRAMÁTICA DESCONHECIDA’. | OLIVEIRA, L. A. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
Violência Doméstica em Região de Fronteira: Perfil das Mulheres Atendidas pela Defensoria Pública de Corumbá/MS. | AGUILAR, M. A. B. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
Relações Integeracionais Entre Estudantes Universitários. | YAMANAKA, M. A. C. ; COSTA, M. C. R. S. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
Pós-estruturalismo: algumas considerações sobre esse movimento do pensamento. | CASALI, J. P. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
História da Sexualidade Feminina no Brasil: Entre Tabus, Mitos e Verdades. | OLIVEIRA, E. L. ; MESQUITA, J. O. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
Mudanças nas representações femininas fílmicas do estúdio Walt Disney do século XX: a princesa clássica Branca de Neve (1937) e a revolucionária Mulan (1998). | FERREIRA, V. C. M. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
Rompendo as Cercas da Ignorância: a Pedagogia do Movimento sem Terra, como uma Educação para a Transformação Social. | CASALI, J. P. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
Pessoas com surdez e suas relações com a sexualidade: silenciamentos e descobertas. | DREYER, L. R. O. ; MATEUS, M. A. R. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
O Princípio da Educação Especial em Naviraí/MS: Professoras que Contam a História. | GONÇALVES, Josiane Peres; BEZERRA, G. F. ; NOVAIS, R. S. |
Professores Homens Desempenham as Mesmas Funções que as Professoras na Educação Infantil? Olhares dos Gestores Escolares. | GONÇALVES, Josiane Peres; FERREIRA, V. C. M. ; CAPRISTO, Z. R. N. |
DESIGUALDADE SOCIAL E JUVENTUDE NA ABORDAGEM SÓCIO-HISTÓRICA: UM BREVE DEBATE SOBRE POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA. | LEIRAS, F. F. C. ; GONÇALVES, Josiane Peres ; FLANDOLI, B. R. G. X. |
Diversidade Cultural e Relações de Gênero em Uma Escola Indígena Sul-Mato-Grossense. | GONÇALVES, JOSIANE PERES; OLIVEIRA, E. L |
A mulher e a educação escolar: um recorte da EJA na atualidade. | PALACIOS, K. C. M. ; REIS, M. G. F. A. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
As Representações Sociais como Referência Metodológica para as Pesquisas Qualitativas em Educação no Quadriênio 2014-2018. | SILVA, I. M. D. E. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
Ninguém nasce Inês Brasil, torna-se Inês Brasil: artefato cultural, pânico moral e “ideologia de gênero” em Campo Grande (MS). | DUQUE, Tiago |
Corpo e questões de gênero e sexualidade nas atividades circenses em uma escola de Corumbá-MS, Brasil. | MOTA, M. P. ; DUQUE, T. |
Gênero, sexualidade e artefato cultural na prisão: um relato de experiência sobre o Projeto ALMA em Corumbá (MS). | SILVEIRA, B. F. S. ; DUQUE, T. |
2017 |
|
Título | Autor |
Escolarização dos alunos da educação especial na política de educação inclusiva no Brasil. INCLUSÃO SOCIAL | REBELO, A. S.; KASSAR, M. C. M. |
A educação especial no Brasil: indicadores educacionais de atendimento especializado. | REBELO, A. S. |
Escolarização de alunos com altas habilidades/ superdotação: reflexões sobre métodos de ensino alternativos. | MARTINS, B. A.; CHACON |
Musicalização na Educação Infantil: o ‘Choro’ como um ritmo brasileiro e ferramenta de linguagem no processo de ensino/aprendizagem. | SANTOS, A. S. ; TLAES, J. ; LIMA, Claudia. Araujo. |
A história da pessoa com deficiência e da educação especial em tempos de inclusão. | RODRIGUES, A. P. N. ; LIMA, Claudia. Araujo. |
Educação do Campo e Direitos Humanos: um levantamento das produções científicas nos últimos vinte anos no Brasil. | GABERLINI NETO, G. ; SILVA, A. S. ; LIMA, Claudia. Araujo. |
Action research with John Dewey’s poetic and rhetoric pedagogy. | DE ANDRADE, ERIKA NATACHA FERNANDES; DA CUNHA, MARCUS VINICIUS |
A Função Docente na Percepção de Alunos de Pedagogia do Campus do Pantanal. | SAMBUGARI, M. R. N. |
PROFESSORA EUBÉA SENNA DE ALMEIDA: AS MEMÓRIAS… A HISTÓRIA… | ALLE, S. A. ; COUGO, A. C. ; RODRIGUES, Sílvia Adriana |
Mudanças e persistências na formação para docência em creches e pré-escolas. | RODRIGUES, Sílvia Adriana. |
Uma breve História da Educação Ambiental na Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, RS, Brasil. | RÜCKERT, F. Q. |
Saturnino de Brito e a modernização do abastecimento de água no Rio Grande do Sul da Primeira República. | RÜCKERT, F. Q. |
Contando os mortos e as doenças: o quadro sanitário no Rio Grande do Sul da Primeira República. | RÜCKERT, F. Q. |
Porto Alegre e Pelotas: duas experiências de municipalização do saneamento no Rio Grande do Sul da Primeira República. | RÜCKERT, FABIANO QUADROS; MAROPO, FELIPE |
A cidade de Porto Alegre e as águas do Guaíba: uma história de -encontros- e -desencontros-. | RÜCKERT, FABIANO QUADROS; PRESTES, ANTÔNIO JOÃO DIAS |
Urbanização e saneamento em Caxias do Sul, RS (1875-1930). | RÜCKERT, F. Q. |
O abastecimento de água na perspectiva da historiografia europeia e hispano-americana. | RÜCKERT, F. Q. |
O(a) intelectual em tempos de internet: a ética do(a) trabalhador(a) online. | FERREIRA, ISABELLA FERNANDA |
Professores homens e desenvolvimento da carreira docente em profissão vista socialmente como feminina. | GONÇALVES, Josiane Peres; CARVALHO, V. S. C |
Gestoras Municipais de Educação Infantil: (Des) Confiança no Trabalho Realizado por Homens Educadores. | GONÇALVES, JOSIANE PERES; SOUZA, V. C. S. ; REIS, M. G. F. A |
Atividades de Ensino Realizadas no Museu de História do Pantanal/Muhpan e Questões Indígenas. | SILVA, K. K. S. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
A(s) Identidade(s) do professor de Educação Infantil: itinerários de formação. | BRAGA, L. A. M. ; BEZERRA, G. F. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
Desafios Vivenciados por Mulheres Universitárias de Mato Grosso do Sul, que são Mães, Profissionais e Donas de Casa. | GONÇALVES, Josiane Peres; TERNOVOE, J. S. |
As Tecnologias Como Agentes de Mudança nas Concepções de Infância: Desenvolvimento ou Risco para as Crianças? | GONÇALVES, Josiane Peres; MATHIAS, E. L. U. |
Eles são Instáveis, Agressivos e Desnaturados ou têm Autoridade, Bom Senso e Firmeza? Presença de Homens no Magistério e Representações Sociais. | GONÇALVES, Josiane Peres; DIAS, E. F. M. ; SOUZA, V. C. S |
O Professor e Sua Prática Frente às Dificuldades de Aprendizagem em Sala de Aula. | YAMANAKA, M. A. C. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
Uso de Droga na Adolescência em Região de Fronteira: Interface Com os Direitos Humanos. | AGUILAR, M. A. B. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
Comunidade Escolar de Mato Grosso do Sul: Refletindo o Trabalho de Docentes do Gênero Masculino. | GONÇALVES, Josiane Peres; OLIVEIRA, E. L. |
Extensão Universitária e Formação Docente: Contribuições de Um Projeto de Extensão Para Estudantes de Pedagogia. | CORREA-SILVA, A. M. ; PENHA, N. R. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
Conhecimentos Prévios na Educação Infantil: Contribuindo para a Aprendizagem Significativa / Prior Knowledge in Infant Education: Contributions to a Significant Learning. | GONÇALVES, Josiane Peres; PIMENTEL, G. |
Conhecendo a Perspectiva Pós-Estruturalista: Breve Percurso de Sua História e Propostas. | AGUILAR, M. A. B. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
Representações de Homens do Magistério Sobre Homens no Magistério. | GONÇALVES, Josiane Peres |
-NÃO TOQUE EM MIM NA SEGUNDA-FEIRA-: DIFERENÇA, ABJEÇÃO E IDENTIDADE EM UM PROJETO DE EXTENSÃO NO CAMPUS PANTANAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL. | DUQUE, Tiago |
“Lá não tem gay”: fronteira e relações de vizinhança envolvendo gêneros dissidentes e sexualidades disparatadas em Corumbá (MS). | DUQUE, Tiago |
“A gente sempre tem coragem”: identificação, reconhecimento e as experiências de (não) passar por homem e/ou mulher. | DUQUE, Tiago |
É mais fácil para as bonitas : corpo, imagem e reconhecimento nas experiências de (não) passar por homem e/ou mulher. | DUQUE, Tiago |
Sobre o direito de ter/dar aulas na prisão: um relato de experiência sobre segurança, direito e educação. | BARCELOS, C. S. ; DUQUE, T |
Compartilhe: