Artigos Publicados
Postado por: Gilmar Lossa
2024 |
|
| Título | Autor |
| Matrículas de alunos público da educação especial na educação profissional federal em Mato Grosso do Sul (2009-2021). REVISTA INTERINSTITUCIONAL ARTES DE EDUCAR, v. 10, p. 374-384, 2024. | DALMONECH, J. Z. ; REBELO, A. S. |
| Educação Especial na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e TecnológicaSpecial Education in the Federal Network of Scientific and Technological Professional EducationEducación Especial en la Red Federal de Educación Profesional, Científica y Tecnológica. QUAESTIO: REVISTA DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO, v. 26, p. e024004, 2024 | DALMONECH, JAQUELINE ZANOTTI ; REBELO, ANDRESSA SANTOS |
| TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS ESCOLAS BRASILEIRAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: REGISTROS DO CENSO ESCOLAR. Cadernos CEDES (UNICAMP) Impresso, v. 44, p. 197-206, 2024. | REBELO, ANDRESSA SANTOS. |
| Políticas nacionais da Educação Especial brasileira entre 1994 e 2023: diferentes propostas; desafios constantes. REVISTA VIDERE (ON LINE), v. 16, p. 144/35-165, 2024. | LANDIM, C. C. C. L. ; MELO, C. H. V. ; REBELO, A. S. ; KASSAR, M. C. M. |
| CONCEPÇÕES DE MEMBROS DO NAPNE E DOCENTES DO IFMS. REVISTA EVENTOS PEDAGÓGICOS, v. 15, p. 1163-1181, 2024. | DALMONECH, J. Z. ; REBELO, A. S. |
Formação de professores de uma escola do campo sul-mato-grossense: presenças/ausências de perspectivas inclusivas e interculturais. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO , v. 9, p. e19378-19, 2024. |
POLONI, LUIZ HENRIQUE ; NOZU, WASHINGTON CESAR SHOITI ; REBELO, ANDRESSA SANTOS |
| A Autoeficácia Docente Perante as Práticas Inclusivas de Aprendizagem no Ensino Fundamental I. CADERNOS CAJUÍNA, v. 9, p. e249529, 2024. | SECUNDINO, FRANCISCO KARYVALDO MAGALHÃES ; SANTOS, JOÃO OTACÍLIO LIBARDONI DOS ; LIMA, DIEGO WILSON NOBRE ; MARTINS, BÁRBARA AMARAL . |
| A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO CENÁRIO PANDÊMICO. REVISTA EVENTOS PEDAGÓGICOS, v. 15, p. 1195-1211, 2024. | RAMALHO, SHIRLEY DE OLIVEIRA ; MARTINS, BARBARA AMARAL . |
| Adaptação e validade de conteúdo de instrumento para identificação de precocidade e indicadores de altas habilidades/superdotação na Educação InfantilAdaptation and content validity of instruments for precocity and giftedness identification in Early Childhood EducationAdaptación y validad del contenido de instrumento para identificación de la precocidad e indicadores de superdotación en la Educaci. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS), v. 18, p. e6270131, 2024. | SOARES DE OLIVEIRA, MARIANA PATRICIA ; AMARAL MARTINS, BÁRBARA |
| EVOLUÇÃO DE MATRÍCULAS DE ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO EM MATO GROSSO DO SUL NO PERÍODO DE 2009 A 2019. TALINCREA: Talento, Inteligencia y Creatividad, v. 11, p. 27-48, 2024. | MARTINS, B. A.; MOURA, N. D. ; URQUIZA, J. M. |
| Escala de Identificação de Precocidade e Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação, Versão Educação Infantil (EIPIAHS-EI). REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 30, p. 1-16, 2024. | MARTINS, BÁRBARA AMARAL; OLIVEIRA, MARIANA PATRICIA SOARES DE |
| Documentação e cidadania dos imigrantes na região de fronteira Brasil (Corumbá/MS) x Bolívia (Puerto Quijarro) sob a ótica dos di-reitos humanos. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, v. 22, p. e6883, 2024. | GERMENDORFF, JOYCE SEHABER ; LIMA, Cláudia Araújo de . |
| Políticas voltadas para prevenção da tuberculose no ambiente escolar em Moçambique – África. Brazilian Journal of Health Review, v. 7, p. e73644, 2024. | BASSIANO, VICTOR ; BASSIANO, FÁTIMA DA DEOLINDA ; LIMA, CLAUDIA ARAÚJO DE ; SILVA, MARTA ANGÉLICA IOSSI ; BALLESTERO, JAQUELINE GARCIA DE ALMEIDA ; LIMA, MÔNICA CRISTINA RIBEIRO ALEXANDRE D´AURIA DE ; PALHA, PEDRO FREDEMIR ; MITANO, FERNANDO . |
| Tuberculose, HIV/AIDS e (in) sucesso escolar: o desafio do promotor da saúde escolar em Moçambique/ África. Brazilian Journal of Health Review, v. 7, p. e73618, 2024. | BASSIANO, VICTOR ; BASSIANO, FÁTIMA DA DEOLINDA ; LIMA, CLAUDIA ARAÚJO DE ; SILVA, MARTA ANGÉLICA IOSSI ; BALLESTERO, JAQUELINE GARCIA DE ALMEIDA ; LIMA, MÔNICA CRISTINA RIBEIRO ALEXANDRE D´AURIA DE ; PALHA, PEDRO FREDEMIR ; MITANO, FERNANDO . |
| A internacionalização da educação e a construção de sistemas de avaliação de classe mundial para a América Latina. Educação e Políticas em Debate, v. 13, p. 1-15, 2024. | SANTOS, FABIANO ANTONIO DOS; ZANARDINI, ISAURA MONICA SOUZA ; ZANARDINI, JOÃO BATISTA ; MARQUES, Hellen Jaqueline . |
Avaliações Sistêmicas: recomendações dos organismos internacionais para os países latino-americanos. EDUCAR EM REVISTA , v. 40, p. 1-15, 2024. |
SANTOS, FABIANO ANTONIO DOS; REAL, GISELLE CRISTINA MARTINS . |
| A construção de consensos em torno do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares a partir de seu manual e diretrizes orientadoras: em busca da formação ético-moral perdida. PERCURSOS (FLORIANÓPOLIS. ONLINE), v. 25, p. e0216-29, 2024. | GALVÃO, GIULIA PAGANI ; SANTOS, FABIANO ANTONIO DOS |
| Vigotski em seu tempo e hoje: Na contracorrente da hegemonia. REVISTA PSICOPEDAGOGIA, v. 41, p. 115-123, 2024. | KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães |
| INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO? EXPERIÊNCIAS E CONTROVÉRSIAS. Cadernos CEDES (UNICAMP) Impresso, v. 44, p. 134-140, 2024. | KASSAR, MONICA DE CARVALHO MAGALHÃES; OLIVEIRA, REGINA TEREZA CESTARI DE |
| EDUCAÇÃO ESPECIAL: um campo de conhecimento em formação. REVISTA EVENTOS PEDAGÓGICOS, v. 15, p. 966-972, 2024 | Kassar, Mônica de Carvalho Magalhães. |
| Trajetória Ocupacional e Sofrimento Psíquico-Social de Migrantes Internacionais no Norte e Centro-Oeste do Brasil. TRABALHO (EN)CENA, v. 9, p. e024035, 2024. | FIGUEIREDO, V. C. N.; SCHLINDWEIN, V. L. D. C. ; ARAUJO, K. S. S. ; SANTOS, V. E. G. |
| SOFRIMENTO INVISÍVEL: ANSIEDADE E ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO EM MIGRANTES INTERNACIONAIS NA FRONTEIRA BRASIL-BOLÍVIA. PARA ONDE!? (UFRGS), v. 18, p. 1-17, 2024. | ARAUJO, K. S. S. ; FIGUEIREDO, VANESSA CATHERINA NEUMANN . |
A narrativa como eixo mobilizador do currículo de um curso de formação continuada de professoras alfabetizadoras. EDUCAR EM REVISTA , v. 40, p. 1-19, 2024. |
COUGO, ALEXANDRE COUGO DE; RODRIGUES, SÍLVIA ADRIANA ; SAMBUGARI, MÁRCIA REGINA DO NASCIMENTO |
| Movimentos de constituição desde a experiência no/do PIBID: caminhos da formação docente. INSTRUMENTO – REVISTA EM ESTUDO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, v. 26, p. 1-20, 2024. | COUGO DE COUGO, ALEXANDRE. |
| Saberes docentes de professores iniciantes graduados em Ciências Biológicas. REVISTA INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (RIPF), v. 9, p. e024010-18, 2024. | LOPO, L. C. P. ; MANO, A. M. P. |
| O ensino de Evolução Biológica por meio de sequências didáticas: uma revisão sistemática de literatura. Ens. Tecnol. R, v. 8, p. 30-40, 2024. | Dall’Acqua, Paulo Eduardo ; MANO, A. M. P. |
Instalações dos Parques Infantis do município de Marília/SP (também disponível em inglês e em espanhol). REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO , v. 19, p. 1-21, 2024. |
CONCEIÇÃO, Aline de Novaes; CELESTE FILHO, Macioniro |
| A docência na Educação Infantil na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. Revista FormAção, v. 1, p. 142-161, 2024. | ARRUDA, M. P. ; CONCEIÇÃO, Aline de Novaes |
Instituições do estado de São Paulo que formavam professores: enfoque para as bibliotecas (1943-1975). HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 11, p. 209-225, 2024. |
CONCEIÇÃO, Aline de Novaes; RODRIGUES, F. P. ; SILVA, L. M. A. |
| ELEMENTOS FÍSICOS DE PARQUES INFANTIS DO INTERIOR DE SÃO PAULO (1937-1978). REVISTA SIGNOS – CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES, v. 45, p. 300-327, 2024 | CONCEIÇÃO, Aline de Novaes. |
| Percepções de crianças e pré-adolescentes sobre o Transtorno do Espectro do Autismo. SÉRIE-ESTUDOS, v. 29, p. 277-295, 2024. | DIAS, I. ; SOUZA, M. M. G. S. E. ; CONCEIÇÃO, Aline de Novaes |
| Revisão bibliográfica sobre espaços e materiais para a Educação Infantil (2019-2023). REVISTA DO INSTITUTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE MARÍLIA, v. 10, p. 1-26, 2024. | SERVELIN, J. M. S. B. ; OLIVEIRA, S. R. ; CONCEIÇÃO, Aline de Novaes . |
| A contação de histórias para o desenvolvimento de uma Educação Integral dos educandos na Educação Infantil. REVISTA DO INSTITUTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE MARÍLIA, v. 10, p. e024005-1, 2024. | STEFANNY PEREIRA DOS SANTOS, FLAVIA ; CONCEIÇÃO, Aline de Novaes |
| O uso da literatura na alfabetização crítica de jovens e adultos: perspectivas em Paulo Freire. Docent Discunt, v. 5, p. e01660-15, 2024. | DA SILVA TRENTIN, LUCAS HENRIQUE ; DE NOVAES CONCEIÇÃO, ALINE |
Conceptions of Integral Education in contemporary Brazilian context. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO , v. 9, p. e19326, 2024. |
MIGUEL, P. C. ; CONCEIÇÃO, Aline de Novaes ; PEREIRA, A. A. |
| PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SEM DEFICIÊNCIA SOBRE A DEFICIÊNCIA AUDITIVA. DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 11, p. e0240003, 2024. | CONCEIÇÃO, Aline de Novaes. |
| Ecoformação, Transdisciplinaridade e a Horta: aliadas para o desenvolvimento pleno nos anos iniciais do Ensino Fundamental. PROFESSARE (ONLINE), v. 13, p. 1, 2024. | BUCH, C. A. A. ; BLASZKO, C. E. ; UJIIE, N. T. |
| Novo Ensino Médio levantamento de demandas e implicações para a formação continuada de professores. DEBATES EM EDUCAÇÃO, v. 16, p. 1-18, 2024. | PASQUAL, F. M. ; UJIIE, N. T. ; BLASZKO, C. E. |
|
O empoderamento espacial dos jovens da periferia ao direito do lazer na cidade: capital espacial, escalas, territorialidades e visibilidades na noite. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, v. 17, p. 8211-8233, 2024.
|
RAMOS, ÉLVIS CHRISTIAN MADUREIRA. |
| The contribution of Pierre Bourdieu?s thought to the socio-spatial perspective in geography: space, spatial practices, and spatial capital. GEOUSP: espaço e tempo, v. 2, p. 1-19, 2024 | RAMOS, E. C. M.. |
The Genesis of Aesthetic Sensitivity in Carolina de Jesus: Challenges for Educators. STUDIES IN PHILOSOPHY AND EDUCATION , v. 43, p. 289-304, 2024. |
DE ANDRADE, ERIKA NATACHA FERNANDES; DA CUNHA, MARCUS VINICIUS ; SANTANA VIRUEZ, TATIANA CRISTINA . |
Práticas pedagógicas para a criatividade e inovação no ensino de Matemática. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO , v. 19, p. 1-13, 2024 |
TAVANO, P. T. ; SAMBUGARI, M. R. N. |
| A produção acadêmica sobre formação continuada de professores(as) alfabetizadores(as): o PNAIC em destaque. REVISTA OLHARES E TRILHAS, v. 26, p. 1-19, 2024. | SILVA, L. C. N. ; SAMBUGARI, M. R. N. ; RODRIGUES, S. A. |
| O CURSO DE PEDAGOGIA NA FRONTEIRA BRASIL/BOLÍVIA: A EDUCAÇÃO SOCIAL EM QUESTÃO. ARACÊ – DIREITOS HUMANOS EM REVISTA, v. 6, p. 1118-1134, 2024. | SAMBUGARI, Márcia Regina do Nascimento; TAVANO, PATRICIA TEIXEIRA ; GARCIA, EDELIR SALOMÃO |
| A alfabetização de alunos de origem boliviana em escolas da Fronteira Brasil/Bolívia: possibilidades e desafios. Revista Tempo do Mundo, v. 35, p. 239-265, 2024. | Claros, Kamille Frias ; SAMBUGARI, Márcia Regina do Nascimento |
| Professoras alfabetizadoras carregando leitura e escrita na peneira no contexto da pandemia e pós-pandemia de Covid-19: reflexões entre as águas do Marajó e do Pantanal. DEBATES EM EDUCAÇÃO, v. 16, p. 1-16, 2024. | LUCIO, E. O. ; SOUZA, R. A. M. ; SAMBUGARI, M. R. N. |
| Docência, história e questões de gênero. REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO, v. 9, p. 1-12, 2024. | LOPES, L. F. M. ; NOGUEIRA, I. S. C. ; RODRIGUES, Sílvia Adriana |
| Tive medo, mas com o tempo fui driblando os obstáculos?: narrativa e constituição identitária docente. Educação e Cultura Contemporânea, v. 21, p. 1-23, 2024. |
3.
RODRIGUES, Sílvia Adriana; SOUSA, V. L. ; GOMES, Alberto Albuquerque ; SOUZA, L. A. .
|
| ENSINAR CRIANÇAS DE ZERO A TRÊS ANOS: SENTIDO PESSOAL DA DOCÊNCIA NA CRECHE. Linguagens, Educação e Sociedade, v. 28, p. 1-26, 2024. | MANHOLER, E. ; RODRIGUES, Sílvia Adriana . |
| A produção acadêmica sobre formação continuada de professores(as) alfabetizadores(as): o PNAIC em destaque. Olhares & Trilhas (UFU. Impresso), v. 26, p. 1-19, 2024. | SILVA, L. C. N. ; SAMBUGARI, M. R. do N. ; RODRIGUES, Sílvia Adriana |
| Reflexões sobre a intrincada relação entre Direitos Humanos e infância: reticências e pontos finais do discurso jurídico. Colloquium Humanarum, v. 21, p. 1-18, 2024. | RODRIGUES, Sílvia Adriana; SANTANA, E. C. A. ; SILVA, A. J. |
| O perfil socioeconômico dos discentes de Licenciaturas na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus do Pantanal (CPAN). revista devir, v. 8, p. 1-21, 2024. | RÜCKERT, F. Q.; CASTRO, F. D. M. T. ; OLIVEIRA, G. F. . |
| Saneamento básico e modernização dos espaços urbanos: um estudo sobre o processo de implementação do Plano Nacional de Saneamento (Planasa) no estado de Mato Grosso (1971-1991). Geosul, v. 39, p. 14-39, 2024. | RÜCKERT, F. Q.; FREITAS, E. P. |
| A Pós-Graduação e a busca pelo diálogo com os jovens do Ensino Médio: possibilidades e desafios. DEBATES EM EDUCAÇÃO, v. 16, p. 1-22, 2024. | RÜCKERT, F. Q.. |
Maternidade de filho com deficiência e mercado de trabalho: vozes de mães que vivenciam essa complexa realidade. PERSPECTIVAS EM DIÁLOGO: REVISTA DE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE , v. 11, p. 44-63, 2024. |
OLIVEIRA, A. M. S. S. V. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| Crianças com Síndrome de Down na educação infantil: perspectiva das professoras. REVISTA FACISA ON-LINE, v. 12, p. 1-13, 2024. | CORREA-SILVA, A. M. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| Desconstruindo a heteronormatividade na literatura infantil: o impacto das narrativas nas relações humanas e na visão de mundo. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, v. 7, p. 1-10, 2024 | SANTOS, T. M. R. ; CONDE, M. V. ; GONÇALVES, Josiane Peres . |
| Considerações acerca do trabalho docente e questões de gênero no contexto da pandemia da Covid-19. FUCAMP Cadernos, v. 26, p. 1-12, 2024. | BARBOSA, L. P. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| O acesso à língua inglesa nas escolas públicas de comunidades periféricas. BABEL, v. 13, p. e17327, 2024. | FERNANDEZ, L. S. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| Educação escolar, violências e homofobia: enfrentamento contra o preconceito e a discriminação. CRIAR EDUCAÇÃO REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNESC, v. 13, p. 151-172, 2024. | BORGES, B. A. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| Pressupostos marxistas para um olhar na fronteira Brasil-Bolívia: as relações de trabalho da mulher boliviana. Revista GeoPantanal (UFMS), v. 18, p. 283-298, 2024. | SANTOS, T. M. R. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| Educação sexual: como a sociedade percebe a abordagem dessa temática nas escolas. CADERNOS CAJUÍNA, v. 9, p. 1-21, 2024. | CARVALHO, J. M. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| Um binômio e uma dicotomia: a narrativa de um professor homem de educação física na educação infantil. REVISTA DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO, v. 12, p. 1117-1143, 2024. | SANTOS, J. C. F. ; BARD, R. Q. P. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| Teoria das Representações Sociais e a docência masculina com criança pequena na comunidade paraguaia. INTERFACES CIENTÍFICAS – HUMANAS E SOCIAIS, v. 12, p. 142-155, 2024. | SOUZA, V. C. S. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| A participação feminina discente nos cursos de bacharelado e de licenciatura em Química da UFMS. DYNAMIS (FURB. ONLINE), v. 30, p. 1-15, 2024. | FILGUEIRA, J. C. P. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| Alunas e alunos cotistas do ensino médio do Instituto Federal: significações no processo de escolha profissional. Educação,Cultura e Sociedade, v. 14, p. 120-131, 2024. | LEIRAS, F. F. C. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| Machismo, violência doméstica e influência das mídias na cultura brasileira. Trajetórias Humanas Transcontinentais – TraHs, v. Espec., p. 35-49, 2024. | GIANVECCHIO, L. A. A. ; GONÇALVES, Josiane Peres . |
| Educação escolar no Paraguai: análise da atuação de professores homens com pessoas com deficiência. Barbarói (USCS), v. 1, p. 167-187, 2024. | PESSOA, M. K. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| Atuação de docentes do gênero masculino na educação infantil: dificuldades, preconceitos e superação. REVISTA MULTITEXTO, v. 11, p. 16-23, 2024. | EGYDIO, A. B. O. ; DUARTE, L. F. G. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| PIERRE BOURDIEU E A QUESTÃO DE GÊNERO A PARTIR DA OBRA A DOMINAÇÃO MASCULINA. REVISTA DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO, v. 12, p. 1246-1263, 2024. | LIMA, V. S. ; GONÇALVES, Josiane Peres ; OLIVEIRA, E. F. ; OLIVEIRA, G. L. |
| O carnaval e a produção de masculinidades: aspectos currículo-pedagógicos das baterias de escolas de samba na fronteira Brasil-Bolívia. REVISTA COCAR (UEPA), v. 21, p. 1-20, 2024. | HELENA, R. M. ; DUQUE, T. |
| Uma drag queen na sala de aula: desterritorialização de gênero em tempos de pânico moral.. Revista Espaço do Currículo, v. 17, p. 1-27, 2024. | ACOSTA, T. ; DUQUE, T. |
| Aplicativos de relacionamento como artefatos culturais tecnológicos: masculinidades, currículo e pedagogia em tempos de capitalismo afetivo. CAMPOS – REVISTA DE ANTROPOLOGIA, v. 25, p. 51, 2024. | VASCONCELOS, M. F. F. V. ; DUQUE, T. |
| Carnaval and Femininities: Curriculum-Pedagogical Aspects on the Brazil-Bolivia Border. EDucação e Realidade Edição eletrônica, v. 49, p. 1-21, 2024. | HELENA, R. M. ; DUQUE, T. |
| O bullying narrado por educadores de escolas de Ladário-MS: um “olhar” pela Teoria Crítica. REVISTA EDUCAÇÃO & EMANCIPAÇÃO, v. 17, p. 176-195, 2024. | FERREIRA, I. F.; FREITAS, N. A. |
O tempo livre e o tempo stand-by: um ensaio sobre a saúde mental de professores. PERSPECTIVAS EM DIÁLOGO: REVISTA DE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE , v. 11, p. 8-35, 2024. |
FERREIRA, ISABELLA FERNANDA. |
2023 |
|
| Título | Autor |
| Permanência de estudantes com deficiência em universidades federais do Centro-Oeste brasileiro durante a pandemia de covid-19. | OLIVEIRA, H. S. ; NOZU, W. C. S. ; REBELO, A. S. |
| Aprendizagem ao longo da vida e suas nuances: fundamentos e Decreto n. 10.502/2020. | LANDIM, C. C. C. L. ; REBELO, A. S. |
| Política e gestão da Educação Especial: análise de teses e dissertações de Programas de Pós-graduação em Educação sul-mato-grossenses. | NOZU, W. C. S. ; REBELO, A. S. ; STREIT, L. F. |
| O que revelam as políticas e os indicadores sobre a escolarização de alunos com deficiência múltipla no Brasil (1974-2021)?. | REBELO, A. S.; PLETSCH, M. D. |
| ENTREVISTA COM A PROFESSORA MÔNICA DE CARVALHO MAGALHÃES KASSAR: POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL. | KASSAR, M. C. M. ; LOCKMANN, K. ; REBELO, A. S |
| A Implementação e Funcionalidade dos Napnes na Rede Federal de Ensino. | DALMONECH, J. Z. ; DALMONECH, H. A. G. ; REIS, L. S. ; REBELO, A. S. |
| I Congresso Internacional de Pedagogia dos deficientes: o Brasil na terra de Pestalozzi. | KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães; MAGALHÃES, JUSTINO |
| Poor, underprivileged and delinquent minors in Brazil during the transition from Empire to Republic: a historiographical balance. | RÜCKERT, F. Q.; CARDOSO, J. C. S. |
| Palestras de Higiene na Rádio Tupi: Convergências entre o saber médico e a educação escolar no contexto do Estado Novo (1937-1945). | RÜCKERT, F. Q.; SILVA, J. A. C. |
| As pesquisas sobre tradutores e intérpretes de Libras: O perfil dos autores e os temas recorrentes. | RÜCKERT, FABIANO QUADROS; JUCILENE AZEVEDO FONTELES |
| EDUCAÇÃO SOCIAL E A ?CAÇA? AOS CORPOS DAS ?BRUXAS? NO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO: UM DIÁLOGO FILOSÓFICO CRÍTICO ENTRE ADORNO E FOUCAULT. | FERREIRA, I. F.; SANTOS. R., B., M., dos |
| NEXOS INTERDISCIPLINARES ENTRE TEORIA CRÍTICA E GÊNERO: ASPECTOS FILOSÓFICOS, PSICOLÓGICOS E EDUCACIONAIS. | FERREIRA, I. F.; ANTUNES, D. C. ; PISANI, M. M. ; RIPA, ROSELAINE |
| Educação escolar do Paraguai: perspectiva de pessoas brasileiras que estudaram em escolas paraguaias. | YAMANAKA, J. A. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| Relações de gênero e gravidez na adolescência: vozes de mães e pais adolescentes de escolas públicas. | LIMA, S. R. R. ; GONÇALVES, JOSIANE PERES |
| Gordofobia e Questões de Gênero na Perspectiva de Estudantes Pré-Adolescentes. | SOUZA, V. C. S. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| A MULHER DETENTORA DE DIREITOS HUMANOS NO MUNDO DO TRABALHO. | GIANVECCHIO, L. A. A. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| Estado do conhecimento acerca da atuação de professores homens na educação infantil: análise de dissertações e teses entre os anos de 2000 e 2019. | ABREU, I. S. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| Educação escolar do Paraguai. | LOPES, B. G. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| A (in)existência de estudantes do gênero masculino no curso de pedagogia: Por que eles desistem? | GONÇALVES, JOSIANE PERES; BENITEZ |
| Educação das relações étnico-raciais em tempos pandêmicos: uma experiência de trabalho remoto no ensino superior. | HELENA, R. M. ; DUQUE, T. |
| Espaços da diferença nas escolas no Pantanal: (in)visibilidade e reconhecimento de jovens trans. | FERNANDES, S. F. ; DUQUE, T. |
2022 |
|
| Título | Autor |
| A internacionalização na avaliação da pós-graduação no Brasil: O papel da área de educação. | SANTOS, FABIANO ANTONIO DOS; ZANARDINI, I. M. S. ; HOTZ, C. |
| Indicadores de matrículas de alunos com deficiência intelectual no Brasil. | REBELO, A. S.; SILVA, A. M. |
| Indicadores de matrículas do público-alvo da Educação Especial na Educação Superior no Brasil (2008-2018) | PEREIRA, A. P. E. B. S. ; REBELO, A. S. |
| O Programa Bolsa Família e a condicionalidade educacional: uma análise do desempenho escolar de estudantes em situação de pobreza. | MARTINS, B. A.; RÜCKERT, F. Q. |
| Estar presente é estar incluído? Análise de situações em que a inclusão escolar não acontece. | MARTINS, BÁRBARA AMARAL; CHACON, MIGUEL CLAUDIO MORIEL |
| Educating for emancipation: an analysis of the concept of awareness and educational practice in Paulo Freire’s theory. | NASCIMENTO, I. R. V. ; LIMA,C.A. ; RUCKERT, F.Q. |
| DEPRESSÃO, SUICÍDIO E HABILIDADES SOCIAIS NO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS DE CORUMBÁ E LADÁRIO ? MS. | CARNEIRO, D.S.G. ; LIMA,C.A. |
| História dos afro-brasileiros, africanos e a educação antirracista: o olhar das/os professoras/es das licenciatura | DIALLO, CINTIA SANTOS ; LIMA, Cláudia Araújo de |
| Estratégias práticas para o enfrentamento à violência contra a mulher: uma análise sobre a implementação do ODS 05 ? igualdade de gênero no Município de Corumbá-MS. | LIMA, W. A. ; LIMA,C.A. |
| Debates para uma (des)construção da política de educação especial no Brasil. | KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. |
| Aprendizaje cooperativo con teléfonos móviles en un contexto de vulnerabilidad: resultados en la convivencia. | GÓMEZ HERNÁNDEZ, PATRICIA ; MONGE LÓPEZ, CARLOS ; DEL CASTILLO FERNÁNDEZ, HÉCTOR ; KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães |
| DIVERSIDADE E INCLUSÃO NAS TURMAS MULTISSERIADAS DAS ESCOLAS DAS ÁGUAS DO PANTANAL(BRASIL). | NOZU, W. C. S. ; KASSAR, M. C. M. |
| Acolhimento de crianças pobres no interior do Brasil: o caso de uma escola salesiana em Corumbá, Mato Grosso, 1904-1927. | MORAES, THAIS PALMEIRA ; Kassar, Mônica de Carvalho Magalhães ; MAGALHÃES, JUSTINO PEREIRA DE |
| Internacional panorama of Blended Learnig in Science Education: a sistematic review. | BOTELHO, T. G. ; JARDIM, Maria Inês de A. ; MANO, AMANDA DE MATTOS PEREIRA |
| Reflexões sobre educação ambiental e ecologia social no Brasil a partir de um estudo de estado da arte (2011-2020). | COSTA, ADLER SANTOS GARCIA ; MANO, AMANDA DE MATTOS PEREIRA ; COUGO, ALEXANDRE COUGO DE ; ZANATA, LUCÍ HELENA |
| O Ensino Híbrido nas Formas de Ensinar e Aprender Ciências: Uma Revisão Sistemática de Teses e Dissertações Brasileiras Voltadas Para Educação Básica. | BOTELHO, T. G. ; JARDIM, Maria Inês de A. ; MANO, AMANDA DE MATTOS PEREIRA |
| A CULTURA ESCOLAR EM AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: REFLEXÕES A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. | MANO, AMANDA DE MATTOS PEREIRA; CARVALHO, NATHÁLIA GABRIELA DE SOUZA ; ORIANI, ANGÉLICA PALL |
| MÚSICA, JOGO E CRIAÇÃO NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS: EXPERIÊNCIAS ESTÉTICAS NA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. | ANDRADE, E. N. F.; JEAMANORDES, D. R. M. |
| O que é específico na educação da primeiríssima infância?. | RODRIGUES, S. A. ; SOUZA, D. B. ; ANDRADE, E.N.F |
| O DISCURSO DE JOAN MIRÓ SOBRE A CRIAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. | ANDRADE, E. N. F.; COFFACCI, E. C. |
| A alfabetização na BNCC: lacunas e desafios. | SOUZA, M. C. G. ; SAMBUGARI, M. R. N. |
| O exercício docente na visão de futuros professores: um olhar a partir de situações internalizadas na Igreja. | SAMBUGARI, M. R. N.. |
| Reflexões em torno de um percurrso formativo no Curso de Magistério de Sapiranga, RS (1960-1970) | SOUZA, J. E. ; RÜCKERT, F. Q. |
| A história da remoção das matérias fecais e águas servidas em cubos, na cidade de Pelotas, RS (1875-1925). | RÜCKERT, F. Q.; SILVA, J. F. |
| Educating for emancipation: an analysis of the concept of awareness and educational practice in Paulo Freire’s theory. | NASCIMENTO, I. R. V. ; LIMA, C. A. ; RÜCKERT, F. Q. |
| A conquista da água na região sul de Mato Grosso na primeira metade do século XX. | RÜCKERT, F. Q. |
| Mapeamento das tendências de ensino de arte nas licenciaturas em linguagens artísticas, no Mato Grosso do Sul. | MASTROROCCO, A. F. ; FERREIRA, I. F. |
| A (in)visibilidade da sexualidade da pessoa surda associada a deficiência intelectual um estudo de caso na APAE. | RIZZO, J. G. S. ; GONÇALVES, JOSIANE PERES |
| Professor e gay: relações da presença homossexual no espaço escolar. | GONCALVES, M. C. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| As múltiplas jornadas de mulheres universitárias uma análise a partir das implicações da educação feminina. | BARBOZA, J. C. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| Relação de estudantes universitárias casadas com seus esposos e implicações acadêmicas. | SANTOS, C. A. T. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| Os meios de comunicações têm uma grande força em cima das crianças: mídia, consumo infantil e impactos na vida familiar. | SILVA, M. F. M. ; CARVALHO, C. R. ; GONÇALVES, JOSIANE PERES |
| Professor homem na Educação Infantil: a orientação sexual influencia o trabalho docente. | MACHADO, A. E. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| Apontamentos iniciais acerca da presença de profissionais homens na educação infantil no Brasil, Estados Unidos e Inglaterra. | ABREU, I. S. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| Relações de gênero e educação: as imagens dos livros didáticos reforçam ou desconstroem os estereótipos de gênero? | GONÇALVES, Josiane Peres; ROCHA, L. O. |
| Gordofobia, bullying e violência na escola: um estudo em representações sociais com pré-adolescentes. | SOUZA, V. C. S. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| O ?feminejo? e o (des)empoderamento feminino na música sertaneja. | FERREIRA, M. C. ; GONÇALVES, JOSIANE PERES |
| Gênero, Sexualidade e Surdez em Pesquisas: Definições e Características. | RIZZO, JAKELLINNY GONÇALVES DE SOUZA ; GONÇALVES, JOSIANE PERES |
| Oh, aqui também a gente está chegando! – Professoras negras e representatividade racial na universidade. | LOPES, B. G. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| Sexualidade e surdez: um diálogo a partir de Michel Foucault. | RIZZO, J. G. S. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| Homens responsáveis por crianças em âmbito familiar: heroísmo ou responsabilidade?. | SOUZA, V. C. S. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| A quem serve a educação ?para todos??. | BORGES, D. B. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| A epistemologia do segundo armário: canais de gays HIV+ no YouTube como artefatos pedagógicos. | DUQUE, T.; SEFFNER, F. |
| Pandemia e pandemônio no Brasil contemporâneo: reflexões sobre a produção das diferenças. | OLIVEIRA, E. A. ; DUQUE, T |
| Cruzando tempo(s) e produzindo memórias do ativismo HIV/Aids no Brasil: Entrevista com o antropólogo Flávio Braune Wiik. | WIIK, F. ; OLIVEIRA, E. A. ; DUQUE, T. |
| EU SOU BUGRE’. | DUQUE, Tiago. |
| Um pouco além do cistema: reflexões queer a partir do Pantanal de MS. | DUQUE, Tiago. |
| Experiências de ?camuflagem? de gênero: pessoas trans e o uso do nome social em uma universidade pública no Centro-Oeste brasileiro. | LINO, A. C. L. ; DUQUE, T. |
2021 |
|
| Título | Autor |
| IMPLICAÇÃO DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA NA DEFINIÇÃO DAS FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES. | SANTOS, FABIANO ANTONIO DOS; SILVA, CRISTIELLY CAMPOS |
| Maestros, tecnologías digitales e inclusión escolar: retos de la política de educación especial en un municipio brasileño | FERREIRA, F. S. ; REBELO, A. S. ; KASSAR, M. C. M. |
| Teachers, digital technologies and school inclusion: challenges of special educational policy in a Brazilian region. | FERREIRA, F. S. ; REBELO, A. S. ; KASSAR, M. C. M. |
| IMPLICAÇÕES DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E DA TECNOLOGIA ASSISTIVA (TA) SOBRE O TRABALHO DOCENTE: APONTAMENTOS A PARTIR DA LITERATURA. | FABIANE DA SILVA FERREIRA ; ANDRESSA SANTOS REBELO . |
| O atendimento educacional especializado na pandemia de covid-19: práticas dos professores das salas de recursos multifuncionais. | LIMA, L. B. V. ; SILVA, A. M. ; REBELO, A. S. |
| Formação de professores para a inclusão nas Escolas das Águas do Pantanal Corumbaense. | REBELO, A. S.; NOZU, W. C. S. ; HILBIG, M. C. V. |
| Professores, tecnologias digitais e inclusão escolar: desafios da política de educação especial em um município brasileiro. | FERREIRA, FABIANE DA SILVA ; REBELO, ANDRESSA SANTOS ; KASSAR, MÔNICA DE CARVALHO MAGALHÃES |
| Avaliação da aprendizagem e ensino remoto: o que dizem os professores? | SANTOS, F. A.; MARQUES, H. J. ; MOURA, M. A. D. |
| CONCEPÇÕES SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: REFLEXÕES COM BASE NA DISCURSIVIDADE DOCENTE. | URQUIZA, J. M. ; MARTINS, B. A. |
| O que pensam as mães de estudantes beneficiários do Programa Bolsa Família? A escolarização em perspectiva. | RÜCKERT, F. Q. ; MARTINS, B. A. |
| Violência Escolar no município de Ladário – MS: um relato sobre formação para criação de observatório. | FERREIRA, ISABELLA FERNANDA ; MARTINS, BÁRBARA AMARAL ; ARAÚJO DE LIMA, CLÁUDIA |
| Sources of Teacher Self-Efficacy in Teacher Education for Inclusive Practices. | MARTINS, B. A.; CHACON |
| Diretrizes legais para o atendimento do estudante com altas habilidades/superdotação. | RONDINI, C. A. ; MARTINS, B. A. ; MEDEIROS, T. P. T. de |
| A DUPLA EXCEPCIONALIDADE SUPERDOTAÇÃO E TDAH: UMA REVISÃO DA LITERATURA. | OGEDA, C. M. M. ; PEDRO, K. M. ; MARTINS, B. A. |
| MARCO TEMPORAL DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM MOÇAMBIQUE: PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO E OS ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS. | MATIAS, FÉLIX ; LIMA, CLÁUDIA |
| POLÍTICAS PÚBLICAS DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS EM MOÇAMBIQUE. | MATIAS, FELIX ; LIMA, Cláudia Araújo de |
| Educação em contexto de pandemia: breves reflexões. | PESTANA, M. M. C. ; KASSAR, MONICA DE CARVALHO MAGALHÃES |
| As fases da Lua, os eclipses e as relações espaciais: um estudo piagetiano. | MANO, AMANDA DE MATTOS PEREIRA; SARAVALI, ELIANE GIACHETTO |
| A AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NOS PROJETOS DE CURSO DE LICENCIATURAS: UMA PESQUISA SOBRE O ESTADO DO CONHECIMENTO. | SOUZA, A. C. ; MANO, A. M. P. |
| A EDUCAÇÃO SOCIAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PESQUISAS: DEFINIÇÕES, INDEFINIÇÕES E PERSPECTIVAS. | MANO, A. M. P.; RIZZO, D. T. S. |
| O Programa Mais Alfabetização (PMALFA) no entretempo 2018 a 2020. | SILVA, E. B. P. ; SILVA, E. D. ; SAMBUGARI, M. R. N. |
| O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa desenvolvido na rede municipal de ensino de Corumbá-MS (2013 -2018): avanços e desafios. | RIBEIRO, F. M. ; SAMBUGARI, M. R. N. |
| Memórias da construção de um eu professora. | RODRIGUES, Sílvia Adriana; SOUSA, V. L. ; GOMES, Alberto Albuquerque |
| Narrativas sobre os caminhos da profissionalidade docente: a história e os olhares de Ângela. | RODRIGUES, Sílvia Adriana; ZECHI, J. A. M. ; SOUSA, V. L. ; GOMES, Alberto Albuquerque |
| Epidemias de Febre Amarela no Rio de Janeiro e na Buenos Aires do século XIX. | RÜCKERT, F. Q |
| O estado sanitário no Mato Grosso Imperial: uma leitura a partir dos Relatórios dos Presidentes da Província (1840-1889). | RÜCKERT, F. Q.; MOTTA, J. A. |
| Higiene Pública e normatização social na Corumbá Imperial. | RÜCKERT, F. Q.; SENA, D. M. |
| Dimensões da identidade docente em arte: considerações teórico-críticas sobre a formação inicial no MS. | MASTROROCCO, A. F. ; FERREIRA, I. F. |
| Família monoparental feminina em âmbito educacional: perspectiva das famílias e da escola. | SANTOS ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| Educação, escola e sociedade: a relação da escola com as famílias homoparentais. | GONÇALVES, Josiane Peres; FARIAS, L. X. G. |
| Educação e cultura popular: representações de gênero na música sertaneja. | FERREIRA, M. C. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| Influências familiares e socioeconômicas: vivências de alunos da educação de jovens e adultos. | REZENDE, J. M. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| GORDOFOBIA NO ESPAÇO ESCOLAR. | SOUZA, V. C. S. ; GONÇALVES, JOSIANE PERES |
| Gravidez na Adolescência e Conciliação da Maternidade com a Vida Escolar. | GONÇALVES, JOSIANE PERES. |
| História e Memória. | ABREU, I. S. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| GÊNERO, IDENTIDADE DE GÊNERO E ORIENTAÇÃO SEXUAL | GONCALVES, M. C. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| Os pressupostos das Ciências Sociais tidos como referência para os estudos da teoria das Representações Sociais na área da Educação. | SILVA, I. M. D. E. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| Os estudos das Representações Sociais sobre a velhice em contextos educacionais. | SILVA, I. M. D. E. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| Professores e professoras deveriam ser mais respeitados dentro e fora da escola-: Representações sociais de crianças acerca da docência masculina. | OLIVEIRA, L. A. ; GONÇALVES, Josiane Pere |
| Gênero discursivo funk x estímulo sexual na infância: diferenças entre os gêneros feminino e masculino. | FERREIRA, M. C. ; SILVA, D. A. ; MATTOS, R. S. ; SILVA, A. M. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| Docência, gênero e infância: opiniões da comunidade escolar sobre o trabalho de homens no magistério. | GONÇALVES, Josiane Peres; FERREIRA, V. C. M. |
| Relações entre Gordofobia e Teoria Histórico-Cultural: Interfaces com a Educação. | SOUZA, V. C. S. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| Trabalhadoras do sexo ?universitárias? em Campo Grande (MS): ambiente online, marcadores sociais da diferença e performatividade. | SOUZA, C. C. ; DUQUE, T. |
| Gênero e sexualidade no espaço escolar: experiências das/os professoras/es nas escolas de Mato Grosso do Sul. | ANTUNES, F. P. ; DUQUE, T |
| Máscaras sanitárias para crianças: governamento das infâncias e governamentalidade democrática na gestão dos corpos em tempos da covid-19. | ACOSTA, T. ; DUQUE, T. |
| ?Um bicho de sete cabeças?: hiv-aids e homens jovens que fazem sexo com homens em Campo Grande (MS). | DUQUE, Tiago. |
| Gênero e educação da prisão: a pedagogia cultural do Sistema Penitenciário Federal. | BARCELOS, C. S. ; DUQUE, T. ; PENTEADO JUNIOR, A. T. |
| Estudos culturais e educação: processo ensino-aprendizagem em Mato Grosso do Sul na pandemia da covid-19. | ROSA, M. V. ; DUQUE, T |
2019 |
|
| Título | Autor |
| Educação Especial como política pública: Um projeto do regime militar? | KASSAR, M. C. M. ; REBELO, A. S. ; JANNUZZI, G. S. M. |
| Embates e disputas na política nacional de Educação Especial brasileira. | KASSAR, M. C. M. ; REBELO, A. S. ; OLIVEIRA, R. T. C. |
| Contexto escolar dos alunos da educação especial em escolas do campo em Corumbá/MS: análise dos indicadores educacionais. | CORREA, R. A. R. ; REBELO, A. S. |
| Altas habilidades/Superdotação:a criatividade como um de seus traços dominantes. | OLIVEIRA, M. P. S. ; MARTINS, B. A. |
| O Programa Bolsa Família e a educação: uma análise da produção científica brasileira fundamentada na base de dados SciELO (2003-2018). | MARTINS, BÁRBARA AMARAL; RÜCKERT, F. Q |
| Autoeficácia docente e Educação Especial: Revisão da produção de conhecimento nacional e internacional com ênfase na formação de professores. | MARTINS, B. A.; CHACON |
| Internacionalização dos sistemas de avaliação: evidências de Brasil e Chile. | SANTOS, FABIANO ANTONIO DOS; PETOUR, MARÍA TERESA FLÓREZ |
| Acessibilidade nas escolas como uma questão de direitos humanos. | SILVA FILHO, DANIEL MENDES DA; MAGALHÃES KASSAR, MÔNICA DE CARVALHO |
| Abstração Reflexionante em estudantes:implicações pedagógicas e psicopedagógicas. | Saravali, E. G. ; MANO, A. M. P. ; Guimarães, T. ; ORIANI, A. P. ; ROTOLI, L. U. M. |
| As relações entre compreensão das fases lunares e construção de perspectivas: um estudo piagetiano. | MANO, A. M. P.; Saravali, E. G. |
| Sophistry in Vygotsky: Contributions to the Rhetorical and Poetic Pedagogy. | ANDRADE, ERIKA NATACHA FERNANDES DE; CUNHA, MARCUS VINICIUS DA |
| Perspectivas e desafios da formação continuada em atividades circenses no contexto escolar. | TIAEN, M. S. ; SAMBUGARI, M. R. N. |
| Acesso e permanência ao ensino superior das camadas populares na visão de futuros professores. | BORGES, D. S. S. ; SAMBUGARI, M. R. N. |
| Sobre as práticas pedagógicas na/da creche: perspectivas das profissionais do município de Corumbá/MS. | SILVA, I. L. A. ; ALMEIDA, V. ; RODRIGUES, Sílvia Adriana |
| O Programa Bolsa Família e a educação: uma análise da produção científica brasileira fundamentada na base de dados SciELO (2003-2018). | MARTINS, BÁRBARA AMARAL ; RÜCKERT, FABIANO QUADROS |
| Aspectos históricos do teatro na legislação educacional: uma reflexão teórico-crítica. | CASTRO, L. A. M. ; FERREIRA, I. F |
| O teatro administrado na sociedade unidimensional. | CASTRO, L. A. M. ; FERREIRA, I. F |
| ENTRE AS REPRESENTAÇÕES E A REALIDADE: AS NORMALISTAS DO EXTREMO OESTE PAULISTA (1947-1975). | MARIANO, J. L. M.; GEBRAN, R. A |
| Discursos das Práticas de Educadoras Escolares Sobre Sexualidade e Relações de Gênero. | MARQUES, T. S. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| Princesas Disney e Cinema: Representações do Gênero Feminino. | FERREIRA, V. C. M. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| O Lugar da Mulher na Ciência: algumas considerações. | GALVAO, N. A. P. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| A Subalternidade nas Relações de Gênero: Apontamentos a partir da Perspectiva Pós-Estruturalista. | LIMA, S. R. R. ; GONÇALVES, Josiane Peres ; DUQUE, T. |
| DE AGORA EM DIANTE VAI TERMINAR OS PROFESSORES HOMENS!- CONTROVERSAS REPRESENTAÇÕES DE GESTORES ESCOLARES SOBRE A DOCÊNCIA MASCULINA. | GONÇALVES, Josiane Peres; SOARES, P. K |
| Mundo mágico dos contos de fadas: vozes das crianças. | GONÇALVES, Josiane Peres; NUNES, I. M. S. |
| Caminhos trilhados: atuação de professores homens no magistério entre 1971 e 2014. | FARIA, A. H. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| Manifesto dos Pioneiros e Perspectiva de Gênero: Noemy, Cecilia e Armanda, as Mulheres que Impactaram a Educação na Década de 1930. | CORREA-SILVA, A. M. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| Regimes de visibilidade/conhecimento nas experiências da “(des)montagem” e do “(não) passar” por homem e/ou mulher. | DUQUE, Tiago |
| A travesti, a onça pintada e a sucuri: reflexões sobre regime de visibilidade no Pantanal-MS. | DUQUE, Tiago |
| Quem ainda ri da bicha preta, efeminada e pobre? Funk, (re)conhecimento e direitos LGBT em tempos de pânico moral. | DUQUE, Tiago |
| “Eu Gosto mesmo é das bixas”: reflexões sobre identidade ao som de Linn da Quebrada. | SANTOS, A. D. ; DUQUE, T |
| Fora chollos: gênero, sexualidade, alteridade e diferenças na fronteira Brasil-Bolívia. | BANDUCCI JUNIOR, A. ; PASSAMANI, G. R. ; DUQUE, T |
| ‘Olha o que a senhora fez por mim’: remição de pena pelo estudo em contextos sulmatogrossenses. | BARCELOS, C. S. ; DUQUE, T |
2018 |
|
| Título | Autor |
| Avaliação em larga escala e educação inclusiva: os lugares do aluno da Educação Especial. | REBELO, A. S.; KASSAR, M. C. M. |
| Abordagens da Educação Especial no Brasil entre Final do Século Xx e Início do Século XXI. | KASSAR, MÔNICA DE CARVALHO MAGALHÃES ; REBELO, ANDRESSA SANTOS |
| EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM UM MUNICÍPIO DE MATO GROSSO DO SUL. | KASSAR, MÔNICA DE CARVALHO MAGALHÃES ; REBELO, ANDRESSA SANTOS ; RONDON, MARCELO MESSIAS ; ROCHA FILHO, JOSÉ FONSECA |
| Grupo de pesquisa Políticas públicas de educação e educação especial | REBELO, A. S. |
| Indicadores educacionais de matrículas de alunos com deficiência no Brasil (1974-2014). Estudos em Avaliação Educacional | REBELO, A. S.; KASSAR, M. C. M. |
| ESTUDO COMPARATIVO LUSO-BRASILEIRO SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO COM ENFOQUE NOS CONTEÚDOS CURRICULARES. | MARTINS, B. A.; CHACON ; ALMEIDA, L. S. |
| Implicações do ambiente escolar para a precocidade: uma análise das situações de sala de aula. | MARTINS, B. A; CHACON, MIGUEL CLAUDIO MORIEL |
| Formação em Altas Habilidades/Superdotação e sua Influência sobre a Autoeficácia de Professores. | MARTINS, B. A; CHACON |
| Programa de Atenção a Alunos Precoce s com Comportamento de Superdotação: Identificação, Avaliação e Enriquecimento Extracurricular e Familiar. | CHACON ; MARTINS, B. A. |
| Casamentos prematuros em Moçambique: causas e consequências do abandono escolar. | BASSIANO, V. ; LIMA, Claudia. Araujo. |
| Educação emancipatória na perspectiva de Paulo Freire. | BASSIANO, V. ; LIMA, Claudia. Araujo. |
| INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COMO PROCESSO DE MANUTENÇÃO HEGEMÔNICA: A UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL E PROCESSO DE BOLOGNA. | MARINS, G. A. M. B. ; SANTOS, F. A. |
| A AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA E A PRODUÇÃO DO CONSENSO ATIVO. | SANTOS, F. A.; MARQUES, H. J. |
| Centralidade do professor nas políticas educacionais. | VIANA, J. S. S. ; SANTOS, F. A. |
| Momento escola, momento ócio: as muitas faces do desenvolvimento humano. | Kassar, Mônica de Carvalho Magalhães. |
| Acesso ao trabalho às pessoas com deficiência: notas sobre o ingresso à carreira do funcionalismo federal. | SOUZA, M. P. ; FRANÇOZO, R. V. ; KASSAR, M.C.M. |
| Trabalho e sofrimento: desafios da saúde mental de profissionais da assistência social. | SILVA, J. B. ; VASCONCELLOS, P. A. ; FIGUEIREDO, VANESSA CATHERINA NEUMANN |
| Identidade profissional docente: concepções de futuros professores. | PAGANINI-DA-SILVA, E. ; MANO, A. M. P |
| Origem da vida na perspectiva de estudantes: relações entre o conhecimento social e o desenvolvimento cognitivo. | MANO, A. M. P.; Saravali, E. G. |
| Linguagem escrita na educação infantil: produções apresentadas na Anped (2000-2017). | RODRIGUES, S. A. ; SAMBUGARI, M. R. N. |
| A socialização das condições do trabalho docente em situações de estágio curricular. | SAMBUGARI, M. R. N. |
| A formação continuada sob o olhar dos professores de Língua Portuguesa: Limites e perspectivas. | AMORIM, J. C. T. G. B. ; SAMBUGARI, M. R. N. |
| O que as profissionais que atuam na Educação Infantil pensam sobre a creche : o caso do Município de Corumbá-MS. | OLIVEIRA, I. A. ; RIBEIRO, M. F. ; SILVA, F. R. ; RODRIGUES, Sílvia Adriana |
| Impressões e experiências sobre o exercício da docência na Educação Infantil. | RODRIGUES, Sílvia Adriana |
| Produções científicas sobre afetividade na relação adulto-criança no espaço da Educação Infantil. | SILVA, F. R. ; RODRIGUES, Sílvia Adriana |
| Sobre o exercício da profissão docente: motivações iniciais e as interferências da formação inicial. | RODRIGUES, Sílvia Adriana; GOMES, Alberto Albuquerque ; FAGUNDES, S. B. |
| A febre tifoide no Rio Grande do Sul da Primeira República: uma doença com história. | RUCKERT, FABIANO QUADROS; BAPTISTA SCHWARTSMANN, LEONOR |
| EL DERROCHE DEL AGUA EN LA ARGENTINA: EL REGISTRO DEL PROBLEMA EN LOS EDITORIALES DEL ‘BOLETIN DE OBRAS SANITARIAS DE LA NACIÓN’ (1937- 1955). | RÜCKERT, F. Q.; MOMCE, Adilson Prizmic |
| A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NO CPAN: UMA EXPERIÊNCIA INACABADA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO. | RÜCKERT, F. Q.; SOUZA, O. N. ; PAIVA, T. F. V. |
| ‘QUEREMOS ESPAÇO VERDE’: O PARQUE MUNICIPAL HENRIQUE LUIZ ROESSLER COMO PARTE DA HISTÓRIA DA CIDADE DE NOVO HAMBURGO (RS, BRASIL). | RÜCKERT, F. Q; PEREIRA, E. M |
| Presentacion del Dossier URBANIZACIÓN Y ABASTECIMIENTO DE AGUA EN BRASIL (siglos XIX y XX). | RÜCKERT, F. Q |
| Presentacion del Dossier URBANIZACIÓN Y ABASTECIMIENTO DE AGUA EN BRASIL (siglos XIX y XX). | RÜCKERT, F. Q |
| O poder público e as Companhias de abastecimento de água na Província do Rio Grande do Sul, Brasil (1822-1889). | RÜCKERT, F. Q |
| O conceito de formação continuada dos professores de Ladário, Mato Grosso do Sul, e o totalitarismo da razão instrumental. | MONTEIRO, CRISLEY ; FERREIRA, ISABELLA |
| TÊMPERA FORTE E COMPLETO DESPRENDIMENTO: HISTÓRIA E MEMÓRIA DAS DOCENTES NO SERTÃO PAULISTA (1932-1960). | MARIANO, J. L. M.; RIBEIRO, A. I. M |
| Homens Casados que Resolvem “Sair Do Armário”: Conflitos Vivenciados por Homossexuais das Classes Sociais Baixa, Média e Alta. | MACHADO, R. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| O USO DE FILMES DE FICÇÃO COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS OU ‘VER POR MEIO DE UMA GRAMÁTICA DESCONHECIDA’. | OLIVEIRA, L. A. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| Violência Doméstica em Região de Fronteira: Perfil das Mulheres Atendidas pela Defensoria Pública de Corumbá/MS. | AGUILAR, M. A. B. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| Relações Integeracionais Entre Estudantes Universitários. | YAMANAKA, M. A. C. ; COSTA, M. C. R. S. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| Pós-estruturalismo: algumas considerações sobre esse movimento do pensamento. | CASALI, J. P. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| História da Sexualidade Feminina no Brasil: Entre Tabus, Mitos e Verdades. | OLIVEIRA, E. L. ; MESQUITA, J. O. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| Mudanças nas representações femininas fílmicas do estúdio Walt Disney do século XX: a princesa clássica Branca de Neve (1937) e a revolucionária Mulan (1998). | FERREIRA, V. C. M. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| Rompendo as Cercas da Ignorância: a Pedagogia do Movimento sem Terra, como uma Educação para a Transformação Social. | CASALI, J. P. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| Pessoas com surdez e suas relações com a sexualidade: silenciamentos e descobertas. | DREYER, L. R. O. ; MATEUS, M. A. R. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| O Princípio da Educação Especial em Naviraí/MS: Professoras que Contam a História. | GONÇALVES, Josiane Peres; BEZERRA, G. F. ; NOVAIS, R. S. |
| Professores Homens Desempenham as Mesmas Funções que as Professoras na Educação Infantil? Olhares dos Gestores Escolares. | GONÇALVES, Josiane Peres; FERREIRA, V. C. M. ; CAPRISTO, Z. R. N. |
| DESIGUALDADE SOCIAL E JUVENTUDE NA ABORDAGEM SÓCIO-HISTÓRICA: UM BREVE DEBATE SOBRE POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA. | LEIRAS, F. F. C. ; GONÇALVES, Josiane Peres ; FLANDOLI, B. R. G. X. |
| Diversidade Cultural e Relações de Gênero em Uma Escola Indígena Sul-Mato-Grossense. | GONÇALVES, JOSIANE PERES; OLIVEIRA, E. L |
| A mulher e a educação escolar: um recorte da EJA na atualidade. | PALACIOS, K. C. M. ; REIS, M. G. F. A. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| As Representações Sociais como Referência Metodológica para as Pesquisas Qualitativas em Educação no Quadriênio 2014-2018. | SILVA, I. M. D. E. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| Ninguém nasce Inês Brasil, torna-se Inês Brasil: artefato cultural, pânico moral e “ideologia de gênero” em Campo Grande (MS). | DUQUE, Tiago |
| Corpo e questões de gênero e sexualidade nas atividades circenses em uma escola de Corumbá-MS, Brasil. | MOTA, M. P. ; DUQUE, T. |
| Gênero, sexualidade e artefato cultural na prisão: um relato de experiência sobre o Projeto ALMA em Corumbá (MS). | SILVEIRA, B. F. S. ; DUQUE, T. |
2017 |
|
| Título | Autor |
| Escolarização dos alunos da educação especial na política de educação inclusiva no Brasil. INCLUSÃO SOCIAL | REBELO, A. S.; KASSAR, M. C. M. |
| A educação especial no Brasil: indicadores educacionais de atendimento especializado. | REBELO, A. S. |
| Escolarização de alunos com altas habilidades/ superdotação: reflexões sobre métodos de ensino alternativos. | MARTINS, B. A.; CHACON |
| Musicalização na Educação Infantil: o ‘Choro’ como um ritmo brasileiro e ferramenta de linguagem no processo de ensino/aprendizagem. | SANTOS, A. S. ; TLAES, J. ; LIMA, Claudia. Araujo. |
| A história da pessoa com deficiência e da educação especial em tempos de inclusão. | RODRIGUES, A. P. N. ; LIMA, Claudia. Araujo. |
| Educação do Campo e Direitos Humanos: um levantamento das produções científicas nos últimos vinte anos no Brasil. | GABERLINI NETO, G. ; SILVA, A. S. ; LIMA, Claudia. Araujo. |
| Action research with John Dewey’s poetic and rhetoric pedagogy. | DE ANDRADE, ERIKA NATACHA FERNANDES; DA CUNHA, MARCUS VINICIUS |
| A Função Docente na Percepção de Alunos de Pedagogia do Campus do Pantanal. | SAMBUGARI, M. R. N. |
| PROFESSORA EUBÉA SENNA DE ALMEIDA: AS MEMÓRIAS… A HISTÓRIA… | ALLE, S. A. ; COUGO, A. C. ; RODRIGUES, Sílvia Adriana |
| Mudanças e persistências na formação para docência em creches e pré-escolas. | RODRIGUES, Sílvia Adriana. |
| Uma breve História da Educação Ambiental na Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, RS, Brasil. | RÜCKERT, F. Q. |
| Saturnino de Brito e a modernização do abastecimento de água no Rio Grande do Sul da Primeira República. | RÜCKERT, F. Q. |
| Contando os mortos e as doenças: o quadro sanitário no Rio Grande do Sul da Primeira República. | RÜCKERT, F. Q. |
| Porto Alegre e Pelotas: duas experiências de municipalização do saneamento no Rio Grande do Sul da Primeira República. | RÜCKERT, FABIANO QUADROS; MAROPO, FELIPE |
| A cidade de Porto Alegre e as águas do Guaíba: uma história de -encontros- e -desencontros-. | RÜCKERT, FABIANO QUADROS; PRESTES, ANTÔNIO JOÃO DIAS |
| Urbanização e saneamento em Caxias do Sul, RS (1875-1930). | RÜCKERT, F. Q. |
| O abastecimento de água na perspectiva da historiografia europeia e hispano-americana. | RÜCKERT, F. Q. |
| O(a) intelectual em tempos de internet: a ética do(a) trabalhador(a) online. | FERREIRA, ISABELLA FERNANDA |
| Professores homens e desenvolvimento da carreira docente em profissão vista socialmente como feminina. | GONÇALVES, Josiane Peres; CARVALHO, V. S. C |
| Gestoras Municipais de Educação Infantil: (Des) Confiança no Trabalho Realizado por Homens Educadores. | GONÇALVES, JOSIANE PERES; SOUZA, V. C. S. ; REIS, M. G. F. A |
| Atividades de Ensino Realizadas no Museu de História do Pantanal/Muhpan e Questões Indígenas. | SILVA, K. K. S. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| A(s) Identidade(s) do professor de Educação Infantil: itinerários de formação. | BRAGA, L. A. M. ; BEZERRA, G. F. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| Desafios Vivenciados por Mulheres Universitárias de Mato Grosso do Sul, que são Mães, Profissionais e Donas de Casa. | GONÇALVES, Josiane Peres; TERNOVOE, J. S. |
| As Tecnologias Como Agentes de Mudança nas Concepções de Infância: Desenvolvimento ou Risco para as Crianças? | GONÇALVES, Josiane Peres; MATHIAS, E. L. U. |
| Eles são Instáveis, Agressivos e Desnaturados ou têm Autoridade, Bom Senso e Firmeza? Presença de Homens no Magistério e Representações Sociais. | GONÇALVES, Josiane Peres; DIAS, E. F. M. ; SOUZA, V. C. S |
| O Professor e Sua Prática Frente às Dificuldades de Aprendizagem em Sala de Aula. | YAMANAKA, M. A. C. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| Uso de Droga na Adolescência em Região de Fronteira: Interface Com os Direitos Humanos. | AGUILAR, M. A. B. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| Comunidade Escolar de Mato Grosso do Sul: Refletindo o Trabalho de Docentes do Gênero Masculino. | GONÇALVES, Josiane Peres; OLIVEIRA, E. L. |
| Extensão Universitária e Formação Docente: Contribuições de Um Projeto de Extensão Para Estudantes de Pedagogia. | CORREA-SILVA, A. M. ; PENHA, N. R. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| Conhecimentos Prévios na Educação Infantil: Contribuindo para a Aprendizagem Significativa / Prior Knowledge in Infant Education: Contributions to a Significant Learning. | GONÇALVES, Josiane Peres; PIMENTEL, G. |
| Conhecendo a Perspectiva Pós-Estruturalista: Breve Percurso de Sua História e Propostas. | AGUILAR, M. A. B. ; GONÇALVES, Josiane Peres |
| Representações de Homens do Magistério Sobre Homens no Magistério. | GONÇALVES, Josiane Peres |
| -NÃO TOQUE EM MIM NA SEGUNDA-FEIRA-: DIFERENÇA, ABJEÇÃO E IDENTIDADE EM UM PROJETO DE EXTENSÃO NO CAMPUS PANTANAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL. | DUQUE, Tiago |
| “Lá não tem gay”: fronteira e relações de vizinhança envolvendo gêneros dissidentes e sexualidades disparatadas em Corumbá (MS). | DUQUE, Tiago |
| “A gente sempre tem coragem”: identificação, reconhecimento e as experiências de (não) passar por homem e/ou mulher. | DUQUE, Tiago |
| É mais fácil para as bonitas : corpo, imagem e reconhecimento nas experiências de (não) passar por homem e/ou mulher. | DUQUE, Tiago |
| Sobre o direito de ter/dar aulas na prisão: um relato de experiência sobre segurança, direito e educação. | BARCELOS, C. S. ; DUQUE, T |
Compartilhe:


, v. 9, p. e19378-19, 2024.