Call for papers – XX COLÓQUIO DE OUTONO 2018 – “Paz e liberdade. Visões, Discursos, Manipulações”
Divulgação CEHUM:
12-13 de novembro de 2018 – Universidade do Minho, Braga
CALL FOR PAPERS ATÉ 30 DE SETEMBRO
XX COLÓQUIO DE OUTONO 2018
“Paz e liberdade. Visões, Discursos, Manipulações”
Website: http://cehum.ilch.uminho.pt/xxco
Programa: http://cehum.ilch.uminho.pt/xxco/static/programme2.pdf
«Paz às cabanas! Guerra aos palácios!», este célebre lema d’O Mensageiro de Hesse (1834), um dos primeiros panfletos pré-comunistas (Büchner / Weidig) que exorta os camponeses à revolta, inspirou Marc Chagall, em 1918, portanto há cem anos, para a criação de um mural num edifício público. Este mural, tal como inúmeros outros, fazem parte da expressão artística ligada à Revolução de Outubro – uma arte interventiva, comprometida com a ação coletiva. Este exemplo ilustra dois aspetos centrais da temática global do XXº Colóquio de Outono do CEHUM:
(1) a paz e a liberdade são conceitos utilizados ao serviço de visões e no seio de discursos que se levantam, por um lado, contra estruturas de poder estabelecidas e, por outro, também contra os movimentos que ameaçam a ordem antiga – basta pensar no movimento anticomunista Paix et Liberté que inundou a França dos anos 50 com cartazes e panfletos;
(2) a intervenção de artistas plásticos, músicos e escritores em prol da paz e da liberdade corresponde a um conceito de arte que abandona os espaços e os circuitos restritos que lhe são tradicionalmente reservados para intervir na rua, unindo-se à ação, conferindo menor importância à dimensão estética em si ou negando-a até.
A Revolução de Outubro está intimamente interligada com o sucessivo fim da Grande Guerra, por inspirar movimentos pacifistas e revolucionários por toda a Europa que pretendiam libertá-la de estruturas de poder e de exploração consideradas responsáveis pela escalada de violência e de horrores nunca antes vistos. A data de 9 de novembro de 1918 marca o fim do Império Alemão e, ao mesmo tempo, o início do levantamento popular espartaquista que acabará no assassinato de Rosa Luxemburg e Karl Liebknecht, em 15 de janeiro de 1919, e em lutas fratricidas entre socialistas e comunistas. São figuras icónicas de uma luta pela liberdade que evoca a memória de outro ídolo, Mikhail Bakunin, e os movimentos anarquistas em volta da Liga da Paz e da Liberdade que teve há 150 anos, em setembro de 1868, o seu Congresso em Berna.
A oposição a outra Guerra, a Guerra de Vietnam, contribuiu muito para o famoso Summer of Love, de 1967, que por sua vez, inspirou a onda de movimentos de juventude que ficou na História Contemporânea etiquetada como Maio de 68. Tal como cinco décadas antes, e ainda com uma maior criatividade transmedial, a arte invadiu os espaços públicos levando a uma hibridização destes com o espaço privado e o íntimo, nomeadamente ao nível da revolução sexual, acrescentando aos conceitos de Paz e Liberdade o de Amor. Indissociáveis de tais dinâmicas são também os movimentos contra a descriminação de género e raça que se podiam rever na expressão “I prefer dangerous freedom over peaceful slavery”, como disse Thomas Jefferson, inspirando-se numa velha expressão em latim de autoria desconhecida; outros se lembrarão da frase “Je préfère une liberté dangereuse plutôt qu’un esclavage tranquille” que aparece em Du contrat social ou Principes du droit politique (1762), de Jean Jacques Rousseau. O exemplo ilustra a migração de reflexões sobre os conceitos de paz e liberdade, só à primeira vista em plena sintonia, porém abertos a múltiplas interpretações, dependendo de contextos históricos sempre diferentes mas comparáveis.
Oradores convidados:
- Wolfram Eilenberger, filósofo e autor do livro Zeit der Zauberer (2018; Time of the Magicians: The Great Decade of Philosophy 1919-1929) [CV], patrocinado pelo Goethe Institut – Portugal e pela Embaixada da República Federal da Alemanha
- Tomás Albaladejo (profesor catedrático da Universidad Autónoma de Madrid). [CV] «Guerra, paz, libertad: narratividad dialéctica y literariedad»
- Carlo Salzani, investigador (Vienna) [Abstract] «Walter Benjamin reads Mickey Mouse: Cinema, Technology and the Posthuman»
- Burghard Baltrusch (Professor Titular da Universidade de Vigo, I Cátedra Internacional José Saramago). [CV] «Guerra e violência de género em O Ano de 1993 de José Saramago e nas ilustrações de Graça Morais»
- João Nuno Azambuja, autor dos livros Era Uma Vez um Homem e Os Provocadores de Naufrágios. [CV]
«Política: ação ou reação? A clarividência de Aristóteles»
- António Louçã (historian & journalist). «Alemanha 1918 a 1923 – um missing link na História da luta pelo Socialismo»
Submissão de propostas
Tratando-se de um congresso na área diversificada das Humanidades (Ciências da Cultura, da Linguagem, da Literatura e das Artes), o nosso interesse focará sempre o contributo destas para a discussão de questões essenciais da vida e do mundo, num entendimento das Humanidades como Ciências da Vida em articulação com outras áreas científicas e sempre procurando interligações entre o rico património do passado e os mais diversos fenómenos da atualidade. A partir destas reflexões, propomos as seguintes painéis temáticos (ainda em atualização):
- Painel: Pensar a Guerra e Paz / Thinking on War and Peace [CFP PT / EN]
- Painel: Marcos transnacionais da luta pela liberdade de expressão / Transnational landmarks in the struggle for freedom of expression [CFP PT / EN]
O XX Colóquio de Outono integrará, ainda:
Uma sessão de posters, destinada a alunos de pós-graduação ou investigadores recém-doutorados, nas várias áreas de investigação do CEHUM (sem restrição temática).
As propostas de comunicação (em Português, Inglês, Francês ou Espanhol) deverão ser enviadas até 30 de setembro de 2018 através deste formulário. Na submissão das propostas, pede-se – conforme o caso – a indicação do respetivo Painel ou de Poster. São ainda bem-vindas propostas que, não se enquadrando diretamente em nenhum dos painéis apresentados, se relacionem com a temática geral do Colóquio.
Uma seleção das comunicações apresentadas, avaliadas por pares (peer-review), será publicada em versão e-book e livro impresso (tiragem reduzida / por encomenda).
Comissão Organizadora:
- Orlando Grossegesse (Universidade do Minho, Portugal)
- Cristina Flores (Universidade do Minho, Portugal)
- Micaela Ramon (Universidade do Minho, Portugal)
Prazos:
Submissão de propostas de comunicação: até 30 de setembro de 2018 [formulário].
Notificação de aceitação: 8 de outubro de 2018.
Inscrições para assistir: de 1 a 30 de outubro de 2018.
Taxa de inscrição:
Público em geral: 50€
Membros da Universidade do Minho:
Docentes / investigadores sénior: 25€
Estudantes / investigadores júnior: 10€
Membros CEHUM e alunos ILCH: gratuito
Jantar de convívio no dia 12/11/2018 (opcional): 20€
Organização: