DALETE DE SOUZA SALLES BORGES – O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na Constituição da Identidade Profissional Docente

Postado por: Gilmar Lossa

RESUMO
Esse estudo está vinculado ao curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) do Campus do Pantanal (CPAN), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), área de Concentração em Educação Social, na Linha de Pesquisa ‘Formação do Educador e Diversidade’. Teve como finalidade analisar o impacto do PIBID no percurso de professores iniciantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da rede pública de ensino de Corumbá de Ladário, MS, que foram PIBIDianos em sua formação inicial no curso de Pedagogia. Para tanto, partiu-se das seguintes questões. (i) Quais valores da profissão, da docência, os professores conseguiram aprender durante o processo em que participaram do PIBID? (ii) De que maneira as ações realizadas no decorrer da participação no PIBID contribuíram para a ampliação dos conhecimentos institucionalizados, para além do curso de Pedagogia? Numa abordagem qualitativa, a pesquisa contou com revisão de estudo sobre o PIBID na Pedagogia por meio do levantamento de teses e dissertações e artigos relacionados ao tema. Para contextualizar o PIBID do curso de Pedagogia/CPAN/UFMS de Corumbá MS, foi realizado um levantamento dos projetos e subprojetos realizados e do material apresentado nos eventos do PIBID da UFMS iniciado no ano de 2012 até 2018. Como procedimento para produção de dados realizou-se entrevista com roteiro semiestruturado com cinco professores iniciantes, ex-PIBIDianos, egressos do curso de Pedagogia/CPAN/UFMS. O referencial teórico utilizado foi estabelecido com base nas categorias habitus, ethos e capital cultural, de Pierre Bourdieu. Com a análise dos dados constata-se que o processo da constituição do ethos docente não ocorre da mesma forma em todos os professores, independente da sua formação inicial, no caso estudado os sujeitos têm em comum a escolha pelo mesmo curso de Pedagogia e a participação no PIBID. Entretanto, os diferentes processos não seguem um movimento linear, são constantemente modificados e reformulados ao longo da vida. O ethos docente pode ser mutável e influenciado pelas representações e acontecimentos que surgem ao longo dos percursos, o que podem influenciar positiva ou negativamente, nesse caso, a profissão docente. O movimento do habitus foi propiciado pelo acúmulo de capital cultural, por meio das atividades que foram realizadas durante o programa, roda de estudos, leituras, produção de projeto e artigos, reuniões a respeito das vivências sofridas no PIBID e a troca com professores mais experientes.
Palavras-chave: PIBID. Identidade docente. Professores iniciantes. Habitus. Ethos.

Compartilhe:
Veja também