DÉBORA SODRÉ GONÇALVES CARNEIRO – Indicadores de Depressão em Adolescentes na Rede Pública de Ensino dos Municípios de Corumbá e Ladário – MS
RESUMO: Esta pesquisa é devido a grande incidência de adolescentes com sintomas de depressão em todo o mundo vem se apresentando como sendo uma das principais causas de doença e incapacidade. A ocorrência da depressão de forma mais grave nesse período pode levar a ideação suicida ou até mesmo ao suicídio. O objetivo geral é analisar os indicadores de depressão e as habilidades sociais em estudantes do ensino médio no ambiente escolar dos municípios de Corumbá e Ladário – MS. Os objetivos específicos foram: identificar fatores de risco relacionados aos indicadores de depressão no contexto escolar; avaliar classes de habilidades sociais que podem contribuir para o desenvolvimento da depressão em estudantes; compreender fatores de risco que levam os estudantes a tentativa de suicídio e o último, analisar as práticas de professores, coordenadores e diretores das escolas, relativas aos indicadores de depressão e de suicídio. Trata-se de um estudo de caso que foi desenvolvido com base na pesquisa social que emprega técnicas quantitativa, qualitativa, descritiva por meio de pesquisa de campo no ambiente escolar. A pesquisa contou com a participação de 10 funcionários (seis professores, dois coordenadores e dois diretoras) e 20 estudantes do ensino médio, sendo que cinco funcionários e 12 estudantes da escola da cidade de Corumbá – MS e cinco funcionários e oito estudantes da escola da cidade de Ladário – MS. Os funcionários das escolas responderam um questionário socioacadêmico e participaram de uma entrevista semiestruturada e os estudantes responderam dois testes psicológicos: Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes – IHSA e o Inventário de Depressão de Beck – BDI-II. Os resultados da pesquisa indicam as dificuldades que os adolescentes apresentaram com relação às habilidades sociais e quando relacionados aos indicadores de depressão moderado e grave revelam ter uma baixa frequência dos comportamentos sociais. A partir disso percebese a necessidade que seja criada nas escolas estratégias para capacitar e apoiar os professores e funcionários para promoção de saúde dos adolescentes.
Palavras-chave: Depressão; Suicídio; Habilidades Sociais; Adolescência; Escola

