FERNANDA DE FIGUEIREDO COSTA LEIRAS – Significações de Alunas e Alunos Cotistas do Ensino Médio Técnico Integrado do IFMS/Campus Corumbá sobre suas Perspectivas de Futuro
RESUMO
Esta pesquisa de Mestrado tem como objetivo geral analisar e compreender as significações de alunas e alunos cotistas do ensino médio técnico integrado do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)/Campus Corumbá sobre suas perspectivas de futuro, de acordo com o gênero dos participantes, evidenciando os fatores que determinam e influenciam suas escolhas. O referencial teórico baseia-se na Psicologia Sócio-Histórica, portanto, defendemos a desnaturalização dos fenômenos sociais e a concepção de que a constituição de tais fenômenos ocorre na relação entre a objetividade e a subjetividade. Nesse sentido, compreendemos que as perspectivas de futuro dos estudantes cotistas são construídas nas suas relações sociais e históricas, envolvendo aspectos da realidade objetiva assim como aspectos de suas subjetividades que se constituem nessa realidade. Por se tratar de um estudo relacionado à política de ação afirmativa, especificamente a política de cotas no campo da Educação, discutimos questões relacionadas às políticas públicas; desigualdades sociais, incluindo questões de renda, de raça e de gênero; adolescência e escolha profissional, além da discussão sobre as políticas de ação afirmativa no Brasil. Entendemos que a Psicologia Sócio-Histórica se coloca junto à Educação, na direção de contribuir para a garantia dos direitos sociais e para a redução das desigualdades. O instrumento utilizado para a coleta de dados caracterizou-se por entrevista semiestruturada e essa etapa da pesquisa contou com a participação de 12 estudantes que ingressaram no IFMS/Campus Corumbá por meio da política de cotas, sendo 7 alunas e 5 alunos, entre 16 e 18 anos. Para a análise dos relatos dos participantes, utilizamos como referência a metodologia dos Núcleos de Significação de Aguiar e Ozella (2006; 2013). Como resultados, podemos destacar que os sujeitos percebem uma mudança significativa em suas perspectivas de futuro após a sua entrada no Instituto Federal e que o ingresso no ensino superior, após a conclusão do ensino médio, é o projeto almejado pela maioria deles. No que tange às relações de gênero, observamos que as alunas participantes da pesquisa expressaram com maior ênfase a preferência por seguir a carreira na área tecnológica, assim como uma maior preocupação com a conciliação do trabalho e do estudo após a conclusão do ensino médio. Sobre a política de cotas, observamos mudanças significativas no modo de pensar dos jovens sobre o assunto na direção da compreensão da mesma como um direito, porém se mostrou mais presente entre os meninos a manifestação de posições, em certa medida contraditórias, entre a compreensão da relevância da política e a dúvida de seu próprio merecimento de ocupar aquele espaço escolar. A partir das significações dos sujeitos frente a suas perspectivas de futuro, concluímos que um processo educativo de orientação profissional direcionado aos estudantes do Instituto Federal, bem como a disseminação de informações sobre a política de cotas para alunos do ensino fundamental e médio, pode trazer grandes contribuições para os seus processos de escolha em relação às perspectivas de futuro acadêmico e profissional, assim como para ampliar o conhecimento e o debate sobre a política de cotas, especialmente voltado para o ensino médio por ser mais recente a sua implementação.
Palavras-Chave: Ação Afirmativa; Política de Cotas; Ensino Médio; Significações; Gênero.