GERSON DE ARRUDA – O brincar na Educação Física: direito, concepções e prática de professores do pré-escolar da rede pública municipal de Corumbá-MS
RESUMO
Educação/cuidado/brincadeira são direitos legais das crianças pequenas brasileiras, direitos que foram conquistados ao longo do tempo e ainda se encontram em construção. Assim, o referido trabalho de mestrado em Educação, do programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus do Pantanal propõe-se apresentar o resultado de uma pesquisa, que tem como objetivo investigar como está sendo efetivado o brincar das crianças de 4 a 5 anos do pré-escolar, da rede pública municipal de Corumbá/MS, nos momentos destinados à Educação Física. Diante disso, foram realizados estudos bibliográficos, que abordam as seguintes temáticas: o brincar/brincadeira/brinquedo; declarações internacionais e os direitos das crianças ao brincar; educar/cuidar/brincar: legislações e políticas no Brasil; Educação Física e Educação Infantil. Em seguida, foi realizado o estudo empírico, por meio de observação participativa no cotidiano das crianças pequenas, utilizando como instrumento caderno/diário de campo e entrevista qualitativa, semiestruturada individual, com professores: regentes e de educação física. O trabalho faz abordagem de um estudo de caso, de cunho qualitativo. Tem como referencial a Teoria Crítica da Escola de Frankfurt;para análise e reflexão dos dados coletados utilizam-se das obras de Walter Benjamin e estudiosos desse autor. A pesquisa pretende contribuir no sentido de clarear aos educadores, legisladores e gestores das políticas públicas que o brincar na Educação Infantil tem grande importância para o desenvolvimento das crianças pequenas. Pretende ainda chamar atenção no que concerne à inserção do currículo e da formação do profissional de Educação Física na Educação Infantil. Por fim, o trabalho constatou que ocorreram avanços na questão dos direitos das crianças pequenas à Educação Infantil, em específico ao direito do brincar que está garantido na lei e nas políticas. Por outro lado, na prática o brincar ocorre efetivamente de maneira gradativa, limitada e com tempo determinado. Constatou-se ainda que as profissionais consideram o brincar importante para o desenvolvimento das crianças pequenas, entretanto no pré-escolar a prioridade não está no fazer e deixar as crianças brincarem, mas sim na alfabetização precoce. Por outro lado, pode-se constatar que o profissional de Educação Física não sabe distinguir qual o seu papel na Educação Infantil, visto que a sua formação é direcionada para educação escolar,enquanto que a Educação Infantil requer educação/cuidado/brincadeira.
Palavras-Chave: Pré-escolar. Educação Física. Brincadeira. Direito. Formação do Professor. Teoria Crítica.