ÍRIS COSTA SOARES – QUEM É O (A) PROFESSOR (A) DE EDUCAÇÃO FÍSICA ATUANTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE MUNICPAL DE ENSINO EM CORUMBÁ – MS.
RESUMO
Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo exploratória que aborda a construção
da identidade do professor de Educação Física na Educação Infantil. Os conceitos de identidade
foram baseados em Stuart Hall e Zygmunt Bauman, e, teve como objetivos: geral – discutir o
conceito de identidade e investigar a construção da identidade de professores de Educação
Física atuantes na Educação Infantil e, objetivos específicos – a) traçar o perfil do professor de
Educação Física, no que concerne a faixa etária, formação acadêmica e tempo de atuação no
magistério, no maternal e berçário no município de Corumbá; b) compreender se a entrada do
professor na Educação Infantil em Corumbá se deu por “opção” ou “condição”, ou seja, se foi
uma escolha consciente, planejada e balizada por critérios pedagógicos ou uma mera
necessidade de inserção no mundo do trabalho; e c) interpretar o significado que cada professor
dá para a sua profissão e elencar as principais dificuldades dos professores de Educação Física
que atuam na Educação Infantil. Para alcançar esses objetivos foram realizadas entrevistas com
05 professores de Educação Física atuantes na Educação Infantil no município de Corumbá,
MS. Os dados obtidos foram analisados com base na análise de conteúdo de Bardin. A partir
dos resultados foi possível inferir que a identidade do professor de Educação Física que atua na
Educação Infantil de Corumbá foi (re) construída ao longo da sua vida, tendo início nas
primeiras experiencias escolares. O curso de formação inicial tem uma grande influência nesse
processo, mas é no cotidiano docente, na troca com os pares e comunidade escolar que essa
identidade é realmente forjada.
Palavras-chave: Identidade; Educação Infantil; Educação Física
ABSTRACT
This is qualitative research of exploratory nature that addresses the construction of the identity
of the Physical Education teacher in Pre-school. The concepts of identity were based on Stuart
Hall and Zygmunt Bauman, and had as objectives: General – to discuss the concept of identity
and investigate the construction of the identity of Physical Education teachers working in Preschool and, specific objectives – a) to outline the profile of the Physical Education teacher,
regarding age group, academic background and time working in teaching, in kindergarten and
nursery in the municipality of Corumbá; b) understand if the entrance of the teacher in Preschool in Corumbá happened by “option” or “condition”, i.e., if it was a conscious choice,
planned and marked by pedagogical criteria or a mere necessity of insertion in the labor world;
and c) interpret the meaning that each teacher gives to his/her profession and list the main
difficulties of Physical Education teachers who work in Pre-school. To achieve these goals,
interviews were conducted with 05 Physical Education teachers working in Early Childhood
Education in the city of Corumbá, MS. The data obtained were analyzed based on Bardin’s
content analysis. From the results it was possible to infer that the identity of the Physical
Education teacher who works in Pre-school in Corumbá was (re)constructed throughout his/her
life, beginning in the first school experiences. The initial training course has a great influence
in this process, but it is in the daily teaching, in the exchange with peers and school community
that this identity is really forged.