JESSICA PEREIRA CASALI – “A Escola Ignora Essas Questões”: O Silêncio em Relação à Diversidade Sexual e as Discriminações Contra a População LGBT no Ambiente Escolar
RESUMO
O presente trabalho versa sobre a importância da inclusão e discussão de temas relacionadas a diversidade sexual no âmbito escolar, a fim de contribuir com: a promoção de uma cultura de respeito as diferenças; a superação dos preconceitos e discriminações presentes na escola; e a garantia do direito ao acesso, permanência e sucesso escolar da população LGBT. Este estudo, de caráter qualitativo e fundamentado na perspectiva pós-estruturalista, está vinculado a linha de pesquisa “Gênero e Sexualidade, Cultura, Educação e Saúde” do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) – Mestrado em Educação Social da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Câmpus do Pantanal (CPAN) e teve como objetivo averiguar se as escolas públicas de ensino médio de Corumbá/MS estão desenvolvendo ações educativas acerca da diversidade sexual na perspectiva do enfrentamento e superação dos preconceitos e discriminações presentes no cotidiano escolar em razão da orientação sexual e/ou identidade/expressão de gênero. Utilizou-se como técnica para produção de dados, a gravação de entrevistas individualizadas, as quais foram norteadas por roteiros previamente elaborados. Participaram da pesquisa um total de 7 (sete) pessoas, sendo 3 (três) docentes do ensino médio, 2 (dois) alunos heteroxessuais e cigêneros matriculados e cursando o ensino médio e 2 (dois) alunos LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) matriculados e cursando o ensino médio nas escolas públicas da região urbana de Corumbá/MS. Os resultados das análises revelam que escolas públicas de ensino médio do referido município, mesmo que constituída pelas diversidades, também são espaços marcados por práticas de silenciamento, omissão e invisibilidade diante dos temas relacionados a diversidade sexual e dos preconceitos e discriminações em razão da orientação sexual e/ou identidade/expressão de gênero que se manifestam nos contexto escolar, pois estas questões ainda estão atrelados a concepções permeados de polêmicas, pudores e tabus. A partir do estudo realizado, sugere-se que seja implementado um processo de formação docente, que inclua discussões acerca da diversidade sexual tanto na formação inicial, quanto na continuada, a fim de que sejam superadas as condições de silenciamentos e as discriminações contra a população LGBT nos espaços escolares.
Palavras-chave: Diversidade Sexual; Preconceito; Discriminação; alunos LGBT.
ABSTRACT
This paper deals with the importance of including and discussing topics related to sexual diversity in the school environment, in order to contribute to: the promotion of a culture of respect for differences; overcoming prejudices and discrimination present at school; and the guarantee of the LGBT population’s right to access, permanence and academic success. This qualitative study, based on the post-structuralist perspective, is linked to the research line “Gender and Sexuality, Culture, Education and Health” of the Postgraduate Program in Education (PPGE) – Master in Social Education at the Federal University Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus do Pantanal (CPAN) and aimed to find out if public high schools in Corumbá / MS are developing educational actions about sexual diversity in the perspective of facing and overcoming the present prejudices and discrimination in the school routine due to sexual orientation and / or gender identity / expression. As a technique for data production, the recording of individualized interviews was used, which were guided by previously prepared scripts. A total of 7 (seven) people participated in the research, being 3 (three) high school teachers, 2 (two) heteroxessual students and enrolled cigenders and attending high school and 2 (two) LGBT students (Lesbians, Gays, Bisexuals, Transvestites and Transsexuals) enrolled and attending high school in public schools in the urban region of Corumbá / MS. The results of the analyzes reveal that public high schools in the aforementioned municipality, even though constituted by diversities, are also spaces marked by silencing, omission and invisibility in the face of themes related to sexual diversity and prejudices and discrimination due to sexual orientation and / or gender identity / expression that are manifested in the school context, as these issues are still linked to concepts permeated by polemics, modesty and taboos. Based on the study carried out, it is suggested that a teacher training process be implemented, which includes discussions about sexual diversity in both initial and continuing education, in order to overcome silencing conditions and discrimination against the population. LGBT in school spaces.
Keywords: Sexual Diversity; Preconception; Discrimination; LGBT students.