KETYLEN KARYNE SANTOS DA SILVA – Museu de História do Pantanal (Muhpan) e análise da interação entre o visitante, mediador e objeto da exposição

Postado por: Gilmar Lossa

RESUMO.

Esta pesquisa tem por finalidade investigar as interações que ocorrem entre o visitante, mediador e objetos de exposição no museu, comparando quais conhecimentos são assimilados durante a visita livre e visita orientada. O referencial teórico foi norteado por estudos sobre: a história dos museus na sociedade; o Museu de História do Pantanal (Muhpan); a educação em espaços não escolares; a teoria Sócio-Histórica de Vygotsky para fundamentar a questão da mediação e do processo de aprendizagem. A pesquisa de campo, de natureza qualitativa, foi realizada inicialmente com 50 alunos do ensino médio de uma escola pública de Corumbá MS que preencheram um questionário sobre o Muhpan. Entre esses, 25 visitaram o referido museu, os quais foram divididos aleatoriamente em dois grupos, sendo que 12 fizeram visita livre e 13 fizeram a visita orientada, com o auxílio de um mediador. Ambos os grupos preencheram ao mesmo questionário logo após a visita ao museu. No decorrer da visitação, também foram realizadas filmagens a fim de registrar todas as ações dos alunos. Após 6 meses da visita, foi feito novo contato com a escola, para então gravar entrevistas com dois alunos que realizaram a visita livre e dois alunos que realizaram a visita orientada. Ao comparar os resultados, evidencia-se que na visita orientada todos os alunos tiveram algum tipo de avanço, mesmo de forma modesta, enquanto que na visita livre ocorreram casos de alunos que não demostraram avanços, ou como se nunca tivessem visitado o Muphan. Contudo, quem fez a visita orientada não teve um avanço muito superior, se comparado com quem fez a visita livre, porque o processo de aprendizagem depende das interações sociais de cada indivíduo que o leva a ter interesse ou não em adquirir novos conhecimentos. Conclui-se que, diante do propósito do Muhpan de contar a história do homem do Pantanal para que a comunidade local conheça e se sinta pertencente a essa história, é necessário que a população tenha contatos frequentes com o museu e que as escolas incentivem seus alunos a fazerem pesquisas, bem como realizarem visitas livres e orientadas no Museu de História do Pantanal.

Palavras-chave: Museus; visitas; mediação; processo educativo; conhecimento.

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