LIELZA VICTORIO CARRAPATEIRA MOLINA – Cultura de paz nas escolas: uma experiência no município de Corumbá/Mato Grosso do Sul – Capital do Pantanal

Postado por: gabrielaosinaga

RESUMO
A garantia da saúde e da educação como direito para todos está preconizado na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Sendo a educação um determinante social de saúde, observou-se a necessidade de abordá-los no contexto escolar. O ensino de saúde é um desafio para a educação, no que se refere à possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida. A violência é reconhecida como um problema de saúde pública, mas o seu enfrentamento ultrapassa os muros deste setor e nos apontam para uma atuação intersetorial e multidisciplinar. A partir desta realidade, analisou-se um processo educativo, voltado à cultura de paz, realizado em 2014, em uma Escola Municipal de Corumbá, Mato Grosso do Sul. Investigou-se os aprendizados conquistados no processo de formação transversal sobre o tema Cultura de Paz para os alunos do 6º ao 9º ano, para os professores, para os gestores e para os educadores sociais envolvidos nesse processo formativo. A partir das análises dos dados coletados, evidenciou-se aos documentos e legislações sobre violência contra crianças e adolescentes, políticas públicas de saúde e educação voltadas à cultura de paz e direitos humanos. Foram entrevistados 28 atores, que apontaram questões relevantes a partir do olhar da gestão, da docência, da educação social e das crianças e adolescentes da escola selecionada. Por fim, foi constatado durante as entrevistas, que é possível transformar o indivíduo em um cidadão que seja sensível ao outro, com senso de responsabilidade e respeito aos direitos e liberdades a partir da educação, fortalecendo a parceria entre escola/família/comunidade/governo.
Palavras – chaves: violência na escola; cultura de paz; educação e saúde; direitos humanos.