Linhas e Projetos de Pesquisa

 


LINHAS DE PESQUISA


1. Políticas, práticas educacionais e exclusão/inclusão social.

Ementa: Estudos sobre os diferentes cenários socioeconômicos e culturais da sociedade contemporânea e suas relações com a educação:

a). Direitos Humanos e Educação Social: Infância e Adolescência; Educação e Violência; Marginalidade Social; Exclusão/inclusão social; Crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade e suas famílias; Educação de Jovens e adultos; Metodologias ativas e educação para a vida; Educação, trabalho e sociedade.

b). Políticas educacionais: Políticas de formação de educadores; Políticas de avaliação; Estado, políticas públicas e ações sociais; Políticas de gestão; Políticas de financiamento; Políticas de currículo.

c). Educação Especial e Inclusão Escolar: História, políticas e práticas de escolarização e garantia de direitos das pessoas público-alvo da educação especial.

Corpo Docente

Fabiano Antonio dos Santos (Representante da Linha) titulo-sistema

Bárbara Amaral Martins titulo-sistema

Beatriz Rosalia Gomes Xavier titulo-sistema

Cláudia Araújo de Lima titulo-sistema

Andressa Santos Rebelo titulo-sistema

Andreliza Cristina de Souza titulo-sistema

Mônica de Carvalho Magalhães Kassar titulo-sistema

Vanessa Catherina Neumann Figueiredo titulo-sistema

 


2. Práticas educativas, formação de professores(as)/educadores(as) em espaços escolares e não escolares.

Ementa: Estudo das relações/práticas pedagógicas e os processos de construção e de acesso do/ao conhecimento em contextos escolares e não escolares. Formação de professores(as) para a Educação Básica e Ensino Superior (políticas e práticas). Formação do(a) educador(a) social (políticas e práticas).

a). Práticas de cuidar-educar, organização do tempo e do espaço na Educação Infantil; planejamento; relações interpessoais; psicologia da criança; concepção de infância(s) e criança(s); estudos com crianças.

b). Práticas educativas de escrita, leitura, alfabetização e letramento; organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil e Ensino fundamental; experiências artísticas, estéticas e lúdicas em instituições escolares e não escolares.

c). Políticas e práticas de formação inicial e continuada de professores para atuação na Educação Básica, Ensino Superior e instituições não escolares.

d). Formação docente, magistério e Gênero.  Construção de identidades docentes, práticas pedagógicas feministas, construção escolar das diferenças de gênero e de demais marcadores sociais nas instituições escolares e não-escolares. Gênero e Pedagogias culturais.

Corpo Docente

Silvia Adriana Rodrigues (Representante da Linha) titulo-sistema

Amanda de Mattos Pereira Mano titulo-sistema

Aline de Novaes Conceição titulo-sistema

Caroline Elizabel Blaszko titulo-sistema

Élvis Christian Madureira Ramos titulo-sistema

Erika Natacha Fernandes de Andrade titulo-sistema

Márcia Regina do Nascimento Sambugari titulo-sistema

 

 


3. Gênero e sexualidades, cultura, educação e saúde

Ementa: Esta linha de pesquisa reúne reflexões teórico-metodológicas em torno de grandes
temas em suas interfaces com a Educação Social. Visando a articulação entre as áreas de
pesquisa dos docentes que a integram e a ampliação de estudos que possam ser realizados,
apresenta-se em três macros temas: Gênero e Sexualidades, Cultura e Saúde.

– Gêneros, sexualidades e Educação Social: Gêneros, Sexualidades, Masculinidades e
Feminilidades, Feminismo, Violências, Alteridades; Identidades, Normatividades,
Vulnerabilidades, Ativismo Social, Desigualdades Sociais e Políticas Públicas;

– Cultura e Educação Social: Artefatos Culturais, Mídias em suas circulações e consumos (TV,  jornal, revista, sítios de internet, redes sociais, cinema e vídeo), Tecnologias, Artes, Organização do Trabalho, Subjetividades e Objetividades, Transnacionalidade, Cultura e Políticas Públicas, Formas de Totalitarismo Sociais e Movimentos Sociais.

– Saúde e Educação Social: Educação e Saúde, Saúde e Desenvolvimento Humano, Saúde como
Direito Humano, Educação Popular em Saúde, Interconexão Cultural e Saúde, Saúde e
Fronteira; Determinantes Sociais e Saúde, Políticas Públicas de Atenção à Saúde.

Corpo Docente

Tiago Duque (Representante da Linha) titulo-sistema

Cláudia Araújo de Lima titulo-sistema

Isabella Fernanda Ferreira titulo-sistema

Josiane Peres Gonçalves titulo-sistema

Fabiano Quadros Rückert titulo-sistema

Vanessa Catherina Neumann Figueiredo titulo-sistema


PROJETOS DE PESQUISA


PROJETOS DE PESQUISA