MARCIA CRISTIANE VENTURINI HILBIG – Formação de Professores para a Inclusão de Estudantes da Educação Especial nas Escolas das Águas do Pantanal

Postado por: Gilmar Lossa

RESUMO

O presente estudo vincula-se à linha de pesquisa Políticas, Práticas Institucionais e Exclusão/Inclusão Social do Mestrado em Educação da Universidade Federal no Mato Grosso do Sul, Campus Pantanal (UFMS/CPAN). Além disso, integra a pesquisa mais ampla intitulada Inclusão de Alunos Público-Alvo da Educação Especial em escolas ribeirinhas de Corumbá/MS. A formação de profissionais para a educação inclusiva merece uma maior atenção, principalmente em contextos escolares específicos e distantes dos núcleos urbanos. Nessa direção, essa pesquisa tem como objetivo geral investigar e contribuir com os processos formativos de professores para a inclusão de estudantes da Educação Especial em Escolas das Águas no Pantanal do município de Corumbá, Mato Grosso do Sul (MS). Os objetivos específicos consistem em: conhecer a legislação da Educação Especial e Educação do Campo referentes a formação de professores no âmbito das Escolas das Águas no município de Corumbá (MS), buscando entender as múltiplas interfaces entre Educação Especial e Educação do Campo; apresentar o perfil dos professores das Escolas das Águas, sua formação inicial, a periodicidade da formação continuada e as principais demandas formativas; e, promover e avaliar ações de formação continuada para os professores das Escolas da Águas para a inclusão de alunos da Educação Especial. Adota-se perspectiva histórico-dialética. Os procedimentos metodológicos fundamentam-se nos pressupostos da pesquisa colaborativa, por meio de consulta a documentos, questionário e entrevistas semiestruturadas. Inicialmente, foi aplicado questionário impresso para os professores atuantes no contexto investigado, para que eles especificassem as suas demandas de cursos para a formação, com foco na inclusão escolar. A partir das demandas apresentadas nos questionários foram organizados módulos de formação continuada. Os professores se inscreveram para as formações via Formulário do Google (Google Forms), no qual se identificaram e responderam sobre sua formação inicial e continuada e tempo de trabalho nas Escolas das Águas. Em razão da pandemia de Covid-19, que causou a suspensão parcial das atividades nas escolas, realizaram-se as formações on line por meio de palestras disponibilizadas no YouTube, em junho de 2020. As palestras foram gravadas por pesquisadores da Educação Especial, considerando o contexto das escolas ribeirinhas. Dentre os professores que atuavam nesse contexto, participantes da formação, foram entrevistados por meio de videochamada do WhatsApp um docente por unidade de ensino, abrangendo nove ao total, tendo por critério de seleção aqueles com maior tempo de atuação nessas escolas. Posteriormente organizou-se uma reunião de devolutiva com os professores em videochamada via Google Meet, na qual apresentou-se os resultados parciais da pesquisa, com espaço para discussão e sugestões para próximas formações. Os resultados apontam a escassa oferta de cursos de formação continuada sobre inclusão escolar aos professores que atuam nesse contexto. Sobre a pesquisa-formação realizada notou-se a importância da colaboração dos professores na definição das temáticas abordadas. Os professores mostraram-se dispostos a participar de formações continuadas que deem subsídios para a promoção da inclusão e do atendimento dos alunos público-alvo da Educação Especial (PAEE). Destacaram que o curso trouxe a possibilidade de ampliar o conhecimento sobre a inclusão escolar, sugerindo a sua continuidade. Compreendem a importância de explorar os conhecimentos locais e culturais trazidos pelos alunos durante o processo da escolarização, relacionando-os com os conteúdos propostos. Em razão disso, reivindicam maior oferta de cursos de formação e melhores condições de trabalho. Espera-se que as políticas de formação promovam a apropriação de conhecimentos pelos professores, possibilitando os instrumentos para a efetivação da proposta de inclusão escolar dos alunos PAEE na escola comum, junto a oferta de recursos, apoio de profissionais especializados, melhores condições de trabalho e valorização profissional.

Palavras-chave: Pesquisa Colaborativa; Formação dos Profissionais da Educação; Educação Inclusiva; Educação no Campo.

 

ABSTRACT

This study is linked to the research line Policies, Institutional Practices and Social Exclusion/Inclusion of the Master’s Degree in Education at the Federal University of Mato Grosso do Sul, on Pantanal Campus (UFMS/CPAN). Besides that, it integrates a broader research entitled the Inclusion of Students who are the Target-Audience of Special Education in riverside schools in Corumbá/MS. The professional training for inclusive education deserves greater attention, especially in specific school contexts far from urban centers. Thus, this research aims to investigate and contribute to the training processes of teachers for the inclusion of Special Education students in Escolas das Águas in the Pantanal in the region of Corumbá, Mato Grosso do Sul (MS). The specific objectives are: to know the legislation of Special Education and Rural Education regarding the training of teachers related to Escolas das Águas in the city of Corumbá (MS), seeking to understand the multiple interfaces between Special Education and Rural Education; to present the profile of teachers at Escolas das Águas, their initial training, frequency of continuing education and the main training demands; and, to promote and evaluate continuing education actions for teachers at Escolas das Águas in order to work on the inclusion of Special Education students. A historical-dialectical perspective is adopted. The methodological procedures are based on the assumptions of collaborative research, through the consultation of documents, questionnaire and semi-structured interviews. Initially, a printed questionnaire was applied to teachers who work in the investigated context, so that they could specify their demands for training courses, with a focus on school inclusion. After the demands were presented in the questionnaires, continuing education modules were organized. The teachers signed up for training sessions via Google Forms in which they identified themselves and answered about their initial and continuing education and the length of work at Escolas das Águas. Due to the Covid-19 pandemic, which caused the partial suspension of activities in schools, online training was carried out through lectures available on YouTube, in June 2020. The lectures were recorded by Special Education researchers by considering the context of riverside schools. Among the teachers who worked in this context, participants in the training, one teacher per teaching unit was interviewed via video calls on WhatsApp, comprising nine interviewees in total, with the selection criteria being those with the longest experience in these schools. Subsequently, a feedback meeting was organized with the teachers via Google Meet in which the partial results of the research were presented with the possibilities of discussions and suggestions for further training. The results point to a scarce offer of continuing education courses on school inclusion for teachers who work in this field. About the research-training carried out, it was possible to notice the importance of the teachers’ collaboration in defining the themes studied. The teachers were willing to participate in continuing education that provides subsidies to promote inclusion and services to students who are the Target Audience of Special Education (PAEE – in Brazilian Portuguese). They highlighted that the course brought the possibility of expanding knowledge about school inclusion, suggesting its continuity. They understand the importance of exploring local and cultural knowledge brought by students during the schooling process, relating them to the proposed content. As a result, they demand a greater offer of training courses and better working conditions. It is expected that training policies promote the appropriation of knowledge by teachers, enabling the instruments for the implementation of the proposed inclusion of PAEE students in regular schools, with an offer of resources, support from specialized professionals, better working conditions and professional enhancement.

Keywords: Collaborative Research; Training of Education Professionals; Inclusive education; Education in Rural Areas.

 

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