MARIA FRANCIANE BEZERRA DE OLIVEIRA – Vivências e Formação Estética na Pré-Escola

Postado por: Gilmar Lossa

RESUMO

O presente trabalho vincula-se à Linha de Pesquisa Formação de Educadores e Diversidade, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Câmpus do Pantanal (UFMS-CPAN) e aos estudos desenvolvidos no Grupo de Pesquisa Discursos e Práticas Poéticas na Educação (CNPq-UFMS/CPAN). O objeto de estudo desta pesquisa foi a noção de vivência educativa com enfoque na sua relação com a dimensão da estética. O objetivo geral da investigação foi compreender a relação entre a vivência educativa e a dimensão da estética, debatendo fundamentos com potencial para delinear a qualidade estética das vivências e propulsionar a formação estética das crianças pré-escolares. Para o alcance desta finalidade foram definidas as seguintes ações específicas: (i) explorar o conceito de vivência e a dimensão da estética na perspectiva de Vigotski; (ii) compreender as ações/relações desenvolvidas na escola – mediante estudo empírico com vistas a contextualizar e sistematizar o debate sobre práticas educativas e estética, tratar a possibilidade de haver fundamentos capazes de garantir a qualidade estética das vivências. A metodologia da pesquisa, de abordagem qualitativa, foi o Estudo de Caso cuja principal contribuição é a possibilidade de alcançar compreensões mais aprofundadas de realidades singulares. O aporte teórico da pesquisa foi a Teoria Histórico-Cultural de Vigotski, considerando que o conceito de perejivânie – vivência – do psicólogo russo traz contribuições imprescindíveis para o debate acerca da formação humana. Os resultados indicaram aproximações entre as características da vivência e as da reação estética, evidenciando, assim, a existência de qualidades estéticas que perpassam as vivências que educam. Também foi possível depreender alguns dos fundamentos capazes de delinear a qualidade estética das vivências: (i) a relação significado social-sentido pessoal, (ii) a unidade afeto-cognição, (iii) a aquisição e o uso da linguagem, (iv) o acesso às artes e a (v) voluntariedade. A título de conclusão verificou-se que perejivânie – sempre que as bases que delineiam as suas qualidades estéticas são garantidas – se torna indispensável para a consolidação da formação estética e humanista das crianças pequenas, possibilitando a criação de mundos novos, possíveis e melhores para si, para o próximo e para o meio social. A formação inicial e continuada dos professores foi indicada como o lócus, por excelência, em que os fundamentos da vivência estética ganham sentido, podendo ser apropriados e recontextualizados de maneira criativa e autoral pelos profissionais.

Palavras-chave: Educação infantil. Prática pedagógica. Perejivânie. Estética. Vigotski. Formação de professores.

 

ABSTRACT

The present work is linked to the Research Formation of Educators and Diversity, in the Graduate Program in Education of the Federal University of Mato Grosso do Sul – Campus do Pantanal (UFMS-CPAN) and the studies developed in the Research Group Discourses and Poetic Practices in Education (CNPq-UFMS / CPAN). The research’s study of object was the notion of educational experience with focus on its relationship with the aesthetics’ dimension. This investigation’s general objective was to understand the relationship between the educational experience and the dimension of aesthetics, debating fundamentals with the potential to outline the aesthetic quality of the experiences and propel the aesthetic training of preschool children. To achieve this purpose, the following specific actions were defined: (i) explore the concept of experience and the dimension of aesthetics in Vygotsky’s perspective; (ii) understand the actions / relationships developed at school – through empirical study, in order to contextualize and systematize the debate on educational practices and aesthetics, and to address the possibility of having fundamentals able to guarantee the aesthetic quality of the experiences. The research methodology, with the qualitative approach, was case study, whose main contribution is the possibility of reaching deeper understandings of singular realities. The research’s theoretical line was Vygotsky’s Historical-Cultural Theory, considering that the Russian psychologist’s concept of perejivânie – experience – brings essential contributions to the debate about human formation. The results indicated the plausibility of similarities between the characteristics of the experience and aesthetic reaction, inferring that aesthetic qualities permeate the education’s experiences. It was also possible to understand some of the fundamentals capable of outlining the aesthetic quality of the experiences: (i) the relationship between social meaning and personal sense, (ii) the affection-cognition unit, (iii) the acquisition and use of language, (iv) the access to the arts and (v) voluntariness. In conclusion, it was found that perejivânie – whenever the outline’s bases of their aesthetic qualities are guaranteed – becomes indispensable for the consolidation of aesthetic and humanistic training of young children, whose center is the development of sensitivity in favor of creating new, possible and better worlds for them, for others colleagues and for the social environment. The initial and continuing training of teachers was indicated as the locus, par excellence, in which the fundamentals of aesthetic experience gain meaning, and can be appropriated and recontextualized in a creative and authorial way by professionals.

Keywords: Early childhood education. Pedagogical practice. Perejivânie. Aesthetics. Vygotsky. Teacher training

 

Compartilhe:
Veja também