NATHALIA SOARES FONTES – A Literatura na Base Nacional Comum Curricular: o Ensino Literário e a Humanização do Indivíduo
RESUMO
Esta dissertação de mestrado situa-se no campo dos fundamentos da educação e volta-se para
o estudo da literatura com base nos conceitos da estética de Georg Lukács e na pedagogia
histórico-crítica de Dermeval Saviani, além dos estudos acerca da arte literária por Antonio
Candido. A literatura é analisada a partir de sua formulação no trabalho proposto pelo
Ministério da Educação, Base Nacional Comum Curricular, documento regulador da
educação, que afirma visar à superação da fragmentação das diretrizes educacionais no Brasil.
A perspectiva adotada na leitura do documento é a da educação literária que viabilize a
fruição estética e o processo de objetivação humana. Defende-se que a literatura, como
conhecimento clássico, deve estar nas escolas e, sobretudo, convergir com seus objetivos de
aprendizagem, os quais possibilitem a construção da humanização e leve o indivíduo à catarse
estética. Para tanto, realiza-se uma análise documental, estabelecendo relações entre a teoria
da estética marxista e a abordagem de literatura no novo documento regulador, destacando
pontos considerados relevantes para a formação de uma educação emancipadora.
Palavras-chave: BNCC. Literatura. Humanização. Lukács.