Período de inscrições ISCHE 41 Porto 16-20 Julho 2019

Postado por: ppge

A próxima conferência da ISCHE – International Standing Conference for the History of Education – realiza-se em Portugal, mais concretamente no Porto, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade dessa cidade, entre os dias 16 e 20 de julho do presente ano de 2019. Esta conferência é organizada por um consórcio de entidades que inclui a HISTEDUP e três centros de investigação: o CIIE (como principal responsável), o CIEd e o CEIS20. Segue em baixo o link para o sítio da conferência onde poderão encontrar todas as informações sobre este evento académico:

https://www.fpce.up.pt/ische2019/

A conferência será dedicada ao tema Spaces and places of education, que se desdobra depois num conjunto de sete tópicos específicos bastante abrangentes. Segue o link direto para o Call for papers, que inclui os referidos tópicos:

https://www.fpce.up.pt/ische2019/call.html

Como tem sido divulgado, 31 de janeiro é o último dia do prazo para o envio de propostas de comunicação. Podem encontrar a referência às datas mais importantes na página em baixo:

https://www.fpce.up.pt/ische2019/dates.html

Podem ser apresentadas propostas de comunicação mas, também, de painéis e de simpósios (sem contar com as Pre-conference workshops). Segue o link para a página onde essas várias modalidades estão discriminadas:

https://www.fpce.up.pt/ische2019/proposals.html

Podem ser apresentadas propostas dirigidas ao tema central da conferência mas, também, aos temas de algum dos nove Standing working groups que estão neste momento em funcionamento. Os SWG são uma espécie de seminários ou de grupos de trabalho que funcionam, com uma relativa autonomia, no interior da conferência principal e que permanecem por alguns anos. Segue o link para a relação dos atuais SWG:

https://www.fpce.up.pt/ische2019/working_groups.html

Além disso, serão proferidas quatro conferências plenárias, a cargo dos seguintes académicos: António Nóvoa, Catherine Burke, Eugenia Roldán Vera e Gita Steiner-Khamsi.

https://www.fpce.up.pt/ische2019/keynote_speakers.html

A ISCHE é a grande conferência internacional anual de História da Educação e realiza-se pela segunda vez no nosso país (tendo sido a primeira em 1993 em Lisboa). Tendo a conta a importância deste evento académico e a responsabilidade que a sua organização representa para a comunidade portuguesa de História da Educação, vimos apelar a todos/as os/as colegas que participem com apresentação de comunicações. Isso é fundamental para o reforço da nossa comunidade em termos internacionais.

Há toda a vantagem em que se inscrevam previamente como sócios da ISCHE, o que permite preços de inscrição mais baixos para além da possibilidade de terem direito de voto na Assembleia a realizar no dia 19 de julho no âmbito da conferência. Segue o link para a página principal da ISCHE de modo a que possam tratar dessa inscrição (em Join ISCHE no canto superior direito, escolhendo a seguir Individual membership):

https://www.ische.org/

Há uma proposta que aí será apresentada e que é particularmente importante para nós. Como sabem, até agora as línguas da conferência são o Inglês, o Espanhol, o Francês e o Alemão. A nossa Associação, juntamente com a Sociedade Brasileira, enviou ao Comité Executivo uma proposta, a ser discutida e votada nessa Assembleia, para que o Português passe a constar como uma das línguas oficiais da conferência, tendo em conta a importância que os falantes de língua portuguesa têm tido em termos de presença na ISCHE.

A ISCHE tem valorizado sobremaneira nos últimos anos a participação de jovens investigadores (em particular, doutorandos e doutorados recentes). Nessa conformidade os valores dos preços de inscrição são acentuadamente mais baixos para os que estiverem nessa situação. Aqui deixo o apelo para uma forte presença dos jovens investigadores portugueses na conferência do Porto.

Finalmente, uma chamada de atenção: tendo em conta que a conferência se realiza no Verão e que o Porto é, neste momento, uma cidade muito procurada do ponto de vista turístico, convém que façam a reserva do vosso alojamento com a maior antecedência possível.

Saudações cordiais!

Joaquim Pintassilgo

Presidente da Direção da HISTEDUP