Projetos de Pesquisa
Linha de Pesquisa 1: POLÍTICAS, PRÁTICAS INSTITUCIONAIS E EXCLUSÃO/INCLUSÃO SOCIAL
Docente: Bárbara Amaral Martins
Nome do projeto: ALTAS CAPACIDADES EM RELAÇÃO A FATORES SOCIOECONÔMICOS E DE PERSONALIDADE
Descrição do projeto: A invisibilidade das pessoas com altas capacidades é um problema global e conhecer suas características psicossociais contribui para o reconhecimento desses indivíduos e para a oferta de respostas educativas adequadas às suas necessidades. Nesse sentido, a pesquisa visa analisar os traços de personalidade, fatores socioeconômicos, níveis de resiliência e grit de pessoas com altas capacidades.
Docente: Bárbara Amaral Martins
Nome do Projeto: CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA IDENTIFICAÇÃO DE ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
Descrição do projeto: Estudantes com altas habilidades/superdotação precisam ser devidamente identificados para que as medidas educacionais necessárias ao máximo desenvolvimento de suas potencialidades possam ser tomadas. Assim, o objetivo desta pesquisa é construir e validar um instrumento para identificação de alunos com indicadores de altas habilidades/superdotação no Ensino Fundamental I, destinado ao uso de professores.
Docente: Bárbara Amaral Martins
Nome do projeto: EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA FRENTE ÀS TRANSFORMAÇÕES DO ENSINO EM UMA SOCIEDADE PANDÊMICA E PÓS-PANDÊMICA
Descrição do projeto:A Educação Inclusiva busca atender toda a diversidade existente no ambiente escolar, acolhendo os grupos historicamente excluídos, proporcionando a participação e aprendizagem de todos e de cada um. Desde o início de 2020, em decorrência da Pandemia de COVID-19 em todo o mundo, muitas escolas tiveram que implementar alternativas de atuação de forma a garantir a continuidade da escolarização dos estudantes nas mais diversas realidades educacionais e sociais, buscando atender uma perspectiva inclusiva de ensino. Este projeto de pesquisa, com desenho metodológico qualitativo descritivo, tem como objetivo geral sistematizar os desafios enfrentados e as estratégias de superação adotadas diante de eventuais prejuízos no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes público-alvo da Educação Especial (PAEE), decorrentes do distanciamento social e do ensino remoto, pelas escolas públicas brasileiras junto às equipes escolares, estudantes e suas famílias. E como objetivos específicos: a) Conhecer como se desenvolveram as práticas pedagógicas dos professores do Ensino Fundamental (anos iniciais) participantes da pesquisa, no período de suspensão das aulas presenciais durante a pandemia; b) Conhecer os procedimentos adotados ou planejados para a volta às aulas nas escolas participantes. c) Analisar as dificuldades e as possibilidades encontradas para o desenvolvimento das práticas pedagógicas junto aos estudantes com deficiência durante o ensino remoto e frente ao retorno das aulas presenciais. d) Compartilhar práticas exitosas desenvolvidas pelas escolas que permitam a participação e a aprendizagem de todos os estudantes no retorno às aulas no período pós-pandêmico. Para realização do estudo serão utilizados questionários, entrevistas e grupos focais com professores, equipe gestora, estudantes PAEE e seus pais e análise de documentos. Diante dos resultados da análise de conteúdo, pretende-se publicar um e-book com práticas educacionais inclusivas exitosas e divulgar o estudo por meio de publicações científicas. Além de valorizar a educação como um dos principais caminhos para combater as desigualdades sociais, realçada pela necessidade de recuperação e renovação institucionais frente às transformações do ensino em uma sociedade pandêmica e pós-pandêmica. Projeto aprovado pela Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 UNIVERSAL.
Docente: Bárbara Amaral Martins
Nome do Projeto: Programa para Cultivo de Capacidades Superiores (PROCUCAS)
Descrição do projeto: O Programa para Cultivo de Capacidades Superiores (PROCUCAS) é um projeto de extensão que tem o objetivo de estimular o desenvolvimento das potencialidades de estudantes da educação básica que apresentam precocidade e/ou indicadores de altas habilidades/superdotação. Sua execução envolve a identificação de estudantes que se destacam entre seus pares etários, o oferecimento de atividades de enriquecimento extracurricular e orientações a pais ou responsáveis. O PROCUCAS é coordenado pela professora Dra. Bárbara Amaral Martins que o desenvolve em conjunto com discentes e egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação do Câmpus do Pantanal (CPAN).
Docente: Andressa Santos Rebelo
Nome do Projeto: Educação Especial: política e indicadores sobre a escolarização no Brasil
Descrição do projeto: Esta pesquisa tem por objetivo geral analisar a política de Educação Especial e os indicadoreseducacionais sobre o seu público no Brasil, a partir da implantação do Centro Nacional deEducação Especial (CENESP) em 1973. Por objetivos específicos pretende-se: discutir asmodificações da política de Educação Especial, a partir dos documentos oficiais elaboradospelo governo federal e governos estaduais e municipais no período de 1973 a 2022; e avaliar omovimento das matrículas de alunos público da Educação Especial, dos serviços deatendimento especializado e o quantitativo e formação de gestores e docentes comuns eespecializados, nas diferentes unidades da federação no mesmo período. Os procedimentosmetodológicos consistem em análise documental e análise dos levantamentos estatísticos emEducação. As estatísticas públicas a ser analisadas serão obtidas por meio dos resumostécnicos, sinopses estatísticas e dos microdados do Censo Escolar da Educação Básica,disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira(INEP). Para a leitura e tratamento estatístico dos microdados será utilizado o software IBMSPSS Statistics (Statistical Package for the Social Sciences). Para complementar as análisespretendidas serão utilizadas outras bases de dados estatísticos do INEP, do Instituto Brasileirode Geografia e Estatística (IBGE) e informações pertinentes das unidades da federação. Protocolo DXLL2.110722.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Docente: Andressa Santos Rebelo
Nome do Projeto: Políticas de Educação Especial: discursos, transversalidades e atuações no contexto da prática
Descrição do projeto: Desde a sua institucionalização, na década de 1970, no campo das políticas educacionais brasileiras, a Educação Especial tem atuado por meio de setores privados e públicos, por distintos grupos de interesses que disputam e negociam proposições e por profissionais que atendem “em diferentes tempos e espaços” os alunos considerados público da Educação Especial. Nesse sentido, esta pesquisa objetiva analisar as políticas brasileiras de Educação Especial, com ênfase nas relações macro e microcontextuais, nas (des)continuidades e nas movimentações dos grupos de interesses. De modo específico, almeja: a) problematizar as (re)interpretações da Educação Especial a partir da emergência do discurso da Educação Inclusiva; b) perscrutar as configurações da Educação Especial em suas transversalidades com outras modalidades, etapas e níveis de ensino; c) conhecer e analisar as atuações das políticas de Educação Especial em microcontextos sul-mato-grossenses. Trata-se de uma investigação orientada pela Abordagem do Ciclo de Políticas, desenvolvida por Stephen J. Ball e colaboradores, com ênfase na análise dos contextos de influência, de produção do texto e da prática. Para tanto, fará uso de pesquisa documental, bibliográfica e de levantamento em redes e instituições de ensino sul-mato-grossenses, tendo como participantes profissionais da Educação e como instrumentos questionários e entrevistas. A análise dos dados dar-se-á por meio de análise do discurso, a partir da construção de um corpus, com a organização de unidades e subunidades temáticas que possibilitem a inteligibilidade e a problematização das práticas discursivas e não discursivas. Espera-se que a pesquisa contribua para a produção de conhecimentos relacionados aos desdobramentos políticos e práticos da Educação Especial, sobretudo na perspectiva da Educação Inclusiva e particularmente em microcontextos sul-mato-grossenses.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) .
Docente: Andreliza Cristina de Souza
Nome do Projeto: Dimensões e relações da avaliação de políticas educacionais em cursos de licenciatura
Descrição do projeto: Este projeto traz como temática a avaliação de políticas educacionais em cursos de licenciatura. A pesquisa irá analisar os programas/planos de ensino do componente curricular de Políticas Educacionais, e suas variações, em cursos de licenciatura a fim de compreender se há a previsão do tema avaliação de políticas educacionais e, em caso positivo, a concepção de avaliação de políticas presente. Serão analisados os documentos da referida disciplina (PPCS, planos, programas) em cursos de licenciatura das universidades federais da região centro-oeste do Brasil. Ao todo são oito instituições: UnB, UFCat, UFG, UFJ, UFMT, UFR, UFGD, UFMS, algumas com caráter multicampi. Nas universidades com mais de um campus serão analisados apenas os cursos lotados no campus central. Os fundamentos da pesquisa contemplam os pressupostos filosóficos e epistemológicos da Política Educacional, da avaliação enquanto campo de estudo, bem como definições e interfaces existentes entre Estado, avaliação e políticas educacionais. Os dados obtidos serão tabulados quantitativamente, categorizados e analisados qualitativamente. A coleta de dados será feita em contato com as universidades e docentes das disciplinas. Espera-se, com esta pesquisa, compreender se e como a avaliação de políticas educacionais está presente nos cursos de formação de professores e compreender como está sendo fortalecido o campo de estudos da avaliação educacional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Andreliza Cristina de Souza – Coordenador.
Docente: Cláudia Araújo de Lima
Nome do Projeto: OBSERVATÓRIO EÇAÍ: Educação, Saúde, Desenvolvimento e outros direitos humanos de crianças e adolescentes na fronteira Brasil e Bolívia
Descrição do projeto: ?Eçaí? em Tupi-Guarani significa: olhos pequenos, olhos que observam. O desenvolvimento de um observatório de direitos humanos de crianças e adolescentes em região da fronteira entre o Brasil e a Bolívia, reúne a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus do Pantanal/Programa de Pós-Graduação em Educação/Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares/Observatório Eçaí de Corumbá/MS, Brasil e a Universidade Autônoma Gabriel René Moreno/Instituto de Investigações da Faculdade de Humanidades/Observatório Infanto Juvenil de Santa Cruz de La Sierra, Bolívia, visando sistematizar, analisar e publicizar os processos de implementação de políticas públicas voltadas ao cotidiano de crianças e adolescentes que vivem na região entre as cidades de linha e faixa de fronteira (Corumbá, Ladário, Puerto Quijarro e Puerto Suárez), orientando-se pela aplicação dos Estatutos da Criança e do Adolescente de cada país. As pesquisas em desenvolvimento, tem um período previsto de 03 anos (2015-2018)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Claudia Araújo de Lima – Coordenador.
Docentes: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar
Nome do projeto: Circulação de ideias pedagógicas nas origens da escolarização de alunos com deficiência
Descrição do projeto: O presente projeto configura-se como uma investigação no campo da história da educação especial e toma como foco central a realização do I Congresso Internacional para a educação da criança excepcional, em 1939 na Suíça. Tem como objetivo geral: identificar a circulação das ideias pedagógicas presentes na constituição da educação especial, como campo de conhecimento específico, na disseminação da educação curativa ou educação terapêutica. Possui como objetivos específicos: reconhecer interlocuções acadêmicas comuns entre os participantes do congresso; e localizar as ideias pedagógicas disseminadas no evento, através de análise do material publicado em suas atas e de publicações desses pesquisadores. O recorte temporal vai, a princípio, de 1904, data da publicação de Esboço da educação curativa”, de Theodor Heller, em que estão descritas as bases da Pedagogia Terapêutica/Curativa, até a realização do Congresso de 1939. As fontes documentais constituem-se nas atas do Congresso de 1939 e em material produzido sobre o tema da educação da criança com deficiência no período delimitado, especialmente pelos participantes do congresso. Como suporte teórico adota-se o entendimento da pesquisa histórica como um processo constante de revisitação. A própria história é um processo contínuo e complexo e sua apreensão, a cada momento ulterior, ocorre no curso da própria história, que continua em movimento de forma complexa. Nesse movimento, as distâncias temporais possibilitam interpretações de efeitos de fenômenos já ocorridos, o que nos leva a um convite constante de revisitação (SCHAFF, 1987). Nessa dinâmica, os pensamentos e discursos são socialmente produzidos, em processos de apreensão, identificação, negação, embates. Nesta pesquisa, entendemos as ideias pedagógicas como discursos, como correntes de transmissão da história da sociedade à história da língua (BAKHTIN, 1992). Como resultado, busca-se a apreender o movimento de circulação de ideias pedagógicas nas origens da escolarização de alunos com deficiência e o fortalecimento de perspectivas educacionais que sustentam disputas ainda atuais no campo da Educação Especial..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) .
Docentes: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar e Andressa Santos Rebelo
Nome do projeto: Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) e inovação nos processos de escolarização na educação inclusiva: diferentes contextos no Brasil e na Espanha
Descrição do projeto: Um dos grandes problemas da educação brasileira hoje consiste no insucesso do cumprimento da meta de se alfabetizar todos os alunos até os 8 anos de idade. Essa questão toma proporções maiores a partir do momento em que o Estado brasileiro opta por atender os alunos público-alvo da educação especial nas escolas comuns da educação básica, demandando a formulação de políticas públicas que garantam a aprendizagem destes alunos e novas formas de organização do trabalho pedagógico nas escolas. O projeto de investigação aqui proposto pretende impulsionar a modificação da organização escolar (criando tempos e oferendo recursos materiais e pessoais que ajudem ao desenvolvimento integral dos alunos), das crenças e práticas dos professores (oferecendo formação específica e assessoramento) e das aprendizagens dos alunos (priorizando a participação de todos os alunos em atividades diferenciadas). O domínio pleno do uso da língua materna, em suas diferentes formas, tem papel estruturante na organização do pensamento e na aquisição dos demais conhecimentos escolares, o que o torna imprescindível e prioritário no processo de escolarização. Atento às responsabilidades das redes públicas de ensino para a efetivação da política de inclusão escolar, o objetivo desta pesquisa é analisar possíveis impactos do uso cotidiano de tecnologias de informação e comunicação (TIC) para transformação das práticas pedagógicas na escola, frente ao desafio de organização de ações criativas e inovadoras, que atendam adequadamente a escolarização em escolas em situação de diversidade/adversidade. Em específico, objetiva-se: 1. Avaliar possíveis impactos do uso cotidiano de TIC em salas de aula no desenvolvimento escolar dos alunos, em especial nos processos de leitura e escrita; 2. Investigar o impacto de ações de formação continuada para uso das TIC para professores da educação básica, nos processos de criação de procedimentos para a escolarização de alunos com diferentes necessidades educacionais especiais na escola comum; 3. Analisar possíveis impactos do intercâmbio de práticas pedagógicas que envolvam o uso dessas tecnologias, de materiais educacionais e modificações no currículo, com foco na diversidade, em escolas no Brasil e na Espanha; 4. Investigar possíveis impactos da instrumentalização de técnicos das secretarias de educação brasileiras sobre acesso, uso e elaboração de bancos de dados oficiais no fortalecimento de suporte a ações inovadoras nas políticas educacionais locais. Para o desenvolvimento deste trabalho, pretende-se realizar uma pesquisa-ação, com a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em diferentes contextos educacionais. O campo empírico constitui-se em escolas públicas sediadas nas cidades de Belém (PA), Rio de Janeiro (RJ), Duque de Caxias (RJ), Campo Grande (MS) e Corumbá (MS) no Brasil e Guadalajara (C-LM, Espanha) e Alcalá de Henares (CM, Espanha) na Espanha. Esta proposta justifica-se por ser uma tentativa de promover uma articulação qualificada entre a universidade e as escolas da educação básica, como forma de contribuir para que ocorram mudanças nessa realidade. A proposta se articula de forma multidisciplinar, envolvendo conhecimentos produzidos por grupos de pesquisadores que investigam: políticas e práticas de educação especial, desenvolvimento humano e educação, acesso e tratamento de dados estatísticos a partir de fontes oficiais, avaliação de programas educacionais, processos de aquisição da leitura e escrita em escolas comuns, tecnologias de informação e comunicação em sala de aula, mídia, jogos em contextos educativos e alfabetização digital, sistemas de informação e banco de dados. Seus participantes apresentam produção científica nas áreas de Políticas Públicas, Educação, Educação Especial, Estatística, Indicadores Educacionais, Alfabetização, Ciência da Computação, Tecnologia Educacional, Estudos da Linguagem e Psicologia.
Para mais informações, clique aqui.
Docente: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar
Projeto de Pesquisa: Estudo das relações entre o atendimento à pessoa com deficiência no Brasil e a produção europeia e norte-america
Descrição do projeto: Na história da educação especial brasileira, há inúmeros exemplos de referências estrangeiras nas políticas e práticas adotadas em relação ao atendimento educacional das pessoas com deficiências. Partindo dessa constatação, o objetivo deste projeto consiste em conhecer a relação entre as concepções de deficiência e de seu atendimento na Europa e América do Norte a formação da perspectiva da política de atendimento educacional no Brasil para essa população. O corpus da pesquisa constitui-se de documentos da legislação brasileira, produção científica brasileira referente à deficiência e seu atendimento em diferentes épocas, produção científica europeia e norte-americana referente à deficiência e seu atendimento em diferentes épocas, e documentos internacionais de orientação a diferentes países. Trata-se de uma pesquisa documental e para fins de organização dos procedimentos de coleta e análise dos dados, dividimos o trabalho em três períodos: Colônia e Império; início da República até a Constituição de 1988; e da Constituição de 1988 até o início do século XXI.
Docente: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar
Projeto de Pesquisa: Fontes estrangeiras na legislação educacional para crianças “anormais”
Descrição do projeto: O contato com normas e leis que direcionam a educação especial brasileira indica a existência de indícios de referências científicas estrangeiras, delineando as políticas e práticas adotadas em relação ao atendimento educacional das pessoas com deficiências. Partindo dessa constatação, o objetivo deste projeto consiste em identificar possíveis fontes científicas para a elaboração de leis e decretos brasileiros. O corte temporal será o período constituído entre o II Império, período de implantação do Instituto Imperial dos Meninos Cegos (1854) e o término da II Guerra, com a formação na Organização das Nações Unidas em 1946. O corpus da pesquisa constitui-se de três conjuntos de materiais: documentos da legislação brasileira, que se referem ao atendimento escolar das pessoas com deficiências; revistas dirigidas aos professores da instrução pública, em que estão registradas orientações ao corpo docente e trazem artigos científicos da época; e a produção científica brasileira (suas fontes e proposições) e a estrangeira divulgada no país, traduzida ou não, e apresentada em congressos no período.
Docente: Vanessa Catherina Neumann Figueiredo
Projeto de Pesquisa: Análise da ocorrência de patologias sociais no contexto universitário
Descrição do projeto: Esta pesquisa objetiva analisar a organização do trabalho e sua relação com o surgimento de sofrimento patogênico no contexto universitário da cidade de Corumbá, MS e mais especificamente, analisar e comparar a ocorrência de patologias sociais em docentes e técnicos do serviço público e da iniciativa privada; analisar a relação entre organização do trabalho e as situações violência simbólica (assédio moral), de servidão voluntária (workaholism) e de stress e burnout; identificar as estratégias defensivas usadas frente ao sofrimento; analisar aspectos geradores de prazer e realização profissional diante do contexto laboral. Para alcançar estes objetivos, o estudo se fundamentará na abordagem da Psicodinâmica do Trabalho, que tem ganhado relevância a partir dos anos 80, e busca analisar a relação entre organização do trabalho e sofrimento no contexto laboral, entendendo que os efeitos do trabalho realizado em condições precárias e de sobrecarga podem fazer com que surjam patologias sociais, com a manifestação do sofrimento patogênico. Assim, na primeira etapa do projeto serão levantada a presença de workholic, de burnout e de assedio. Como a Psicodinâmica do Trabalho também compreende que este mesmo trabalho pode ser ressignificado quando oferece possibilidade dos trabalhadores colocarem sua inteligência e saber-fazer na execução de suas atividades profissionais, indo ao encontro dos projetos e desejos individuais, e não apenas às metas das instituições, a segunda etapa da pesquisa será constituída pela análise qualitativa feita a partir de encontros com docentes e técnicos das instituições pesquisadas. Baseada na Clínica Psicodinâmica do Trabalho, esta etapa do estudo poderá proporcionar a reflexão e ressignificação do sofrimento vivenciado durante os encontros coletivos, tendo em vista não apenas assegurar o cumprimento dos objetivos da pesquisa, mas também melhorar a saúde mental e a qualidade no trabalho, bem como a diminuir o número de afastamentos e solicitações de remoção do Campus do Pantanal da UFMS, fortalecendo para isso os laços sociais no trabalho. A relevância do delineamento quanti-quali se dá, portanto, pela necessidade de investigar como a subjetividade é mobilizada no enfrentamento de aspectos adversos da organização do trabalho, não bastando apenas o levantamento de situações conflituosas e geradoras de sofrimento por meio da realização de entrevistas coletivas, a serem realizadas em grupo e por categorias de carreira (técnicos, docentes e coordenadores), possibilitando a análise das estratégias defensivas usadas e que anulam temporariamente o adoecimento em cada grupo. Ao serem sensibilizados da utilização de defesas, espera-se que cada categoria consiga romper com situações geradoras de adoecimento, pois quando aceitam e/ou promovem comportamentos abusivos é a integridade física, psicológica e moral que é atingida, além do próprio objetivo da instituição e da qualidade do serviço prestado. No que tange à inovação deste projeto de pesquisa, poucos estudos têm se voltado à saúde mental de trabalhadores, principalmente na perspectiva da Psicodinâmica do Trabalho, principalmente no Mato Grosso do Sul. (SILVA, 2014; AZEVEDO; FIGUEIREDO, 2015; AFFELDT, 2016; BASSOLI, 2017; SANTOS, 2017; VASCONCELLOS, 2017). Esta metodologia visa tanto analisar as ocorrências de sofrimento como fomentar a criação de espaços que potencializem o incremento da saúde dos trabalhadores nas instituições de ensino superior. Assim, espera-se que os produtos finais gerados possam contribuir na elaboração e prática de tecnologias de cuidado e atenção que sirvam de modelo para o contexto da educação, reconhecendo à importância do trabalho na produção de saúde ou sofrimento e adoecimento.
Docente: Vanessa Catherina Neumann Figueiredo
Projeto de Pesquisa: Sofrimento psíquico e social em homens desempregados na cidade de Corumbá-MS
Descrição do projeto: Esta pesquisa tem como objetivo buscar a partir do olhar da ciência psicológica constituído na interface saúde mental e trabalho contribuir e acrescentar ao debate sobre a questão do desemprego, verificando aspectos relacionados ao sofrimento psíquico e sofrimento social de indivíduos que se encontram na condição de não trabalho, possibilitando através disso gerar conhecimentos acerca da compreensão da subjetividade do desempregado e do sofrimento humano, seus conteúdos, suas significações e suas formas, assim como, dos fatores histórico-sociais que se inter-relacionam a esse fenômeno. O estudo se desenvolverá através de abordagem quantitativa, de recorte transversal, no qual serão entrevistados 200 homens em situação de desemprego na cidade de Corumbá-MS, utilizando os seguintes instrumentos: questionário socioeconômico e Escala de Avaliação do sofrimento psíquico e social de desempregados. Os critérios de inclusão serão estar cadastrados ou em busca de empregos na Casa do Trabalhador de Corumbá e ser maior de idade, e o critério de exclusão será já possuir emprego com vínculo formal. Os resultados representam uma possibilidade de compreender como a falta de trabalho e as dificuldades objetivas e subjetivas advindas dessa condição interferem na sua vida, podendo ser um amplo campo de intervenção aos psicólogos do trabalho, ainda pouco explorado.
Docente: Fabiano Antonio dos Santos
Projeto de Pesquisa: Trajetórias desde o global ao local em políticas de avaliação educacional na América Latina: um estudo internacional em rede
Descrição do projeto: Esta pesquisa tem como temática investigativa a avaliação externa aplicada ao contexto escolar. Este tipo de avaliação ganha destaque nos anos 1990, quando grande parte dos estados latino-americanos passa por reformas importantes. Desde aquele período, vai se construindo uma agenda internacional para a educação cujo foco é a mensuração da educação. Neste contexto, percebe-se que a agenda internacional para a educação tem como seus principais mandatários os Organismos Multilaterais (OM). O principal objetivo da pesquisa é mapear os usos que Brasil, Chile, Colômbia e México fazem das avaliações externas, identificando aspectos comuns e distintos entre os referidos países. A pesquisa será realizada através da análise de documentos produzidos pelos OM mais influentes nas políticas de avaliação educativa em cada país, além da análise dos principais documentos nacionais, responsáveis por orientar o processo de avaliação externa nas escolas. Após as primeiras análises, será realizado cruzamento entre os usos comuns da avaliação propostos em cada país, a fim de traçar um panorama geral para a região. Com isso, espera-se produzir um estudo que aponte os usos que se tem feito das avaliações externas na América Latina.
Linha de Pesquisa 2: Práticas educativas, formação de professores(as)/educadores(as) em espaços escolares e não escolares.
Docente: Márcia Regina do Nascimento Sambugari
Nome do projeto: Formação e práticas educativas de leitura, escrita e alfabetização em diferentes contextos: interface com a educação social
Descrição do projeto: Este projeto de pesquisa busca subsidiar pesquisas de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso (TCC) do curso de Pedagogia do Câmpus do Pantanal (CPan), bem como pesquisas junto ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) que estejam vinculadas ao Laboratório de Estudos e Pesquisa em Pedagogia e Educação Social (LaPPES) e ao Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação e Práticas docentes (Forprat). Partimos da premissa de que o(a) professor(a) atua como educador social na medida em que reconhece a escuta, o diálogo, o compromisso social com as minorias como elementos inerentes da prática educativa. O objetivo consiste em compreender como ocorrem as práticas de leitura, escrita e de alfabetização em diferentes contextos, tomando como referência algumas facetas da Educação Social. Numa abordagem metodológica de natureza qualitativa, o estudo será realizado sob a perspectiva sociológica bourdieusiana. Os resultados serão divulgados por meio de publicação de artigos em periódicos da área; comunicações em eventos científicos locais, regionais, nacionais e/ou internacionais; organização de livro e relatórios. Este estudo também subsidiará proposições de ações de formação a partir de necessidades formativas dos(as) professores(as), e/ou educadores(as) sociais que serão identificadas ao longo da pesquisa.
Docente: Márcia Regina do Nascimento Sambugari
Nome do projeto: Iniciação e constituição da docência em contextos de alfabetização: formação e práticas
Descrição do projeto: Na atualidade, os processos escolares de iniciação a leitura e escrita evidenciam dilemas e desafios no campo da formação e prática de professores, apontando à necessidade de compreender a alfabetização de forma ampliada, para além do manejo de materiais didáticos pré-organizados. Parte-se da problemática de que a visão de alfabetização e de letramento de professores em exercício e futuros professores é construída a partir das situações vivenciadas em seu percurso familiar e de escolarização; bem como que na maioria das vezes, tanto na experiência do curso de formação inicial, quanto nas ações de formação continuada esses não conseguem alterar tais percepções que serão traduzidas em práticas. Dessa forma, questiona-se: quais elementos têm influenciado na constituição de saberes do docente alfabetizador que reverberam em suas práticas cotidianas? Busca-se, com esse estudo, compor um quadro teórico acerca da iniciação e constituição da docência para atuação em contextos de alfabetização, em sua interface com a formação e as práticas educativas na perspectiva do trabalho pedagógico que também envolva jogos, brincadeiras e a ludicidade de forma geral. A abordagem metodológica, do tipo qualitativa, configura-se como documental e bibliográfica, para a construção do estado da arte e do conhecimento acerca da constituição da docência para o campo da alfabetização, com fim de subsidiar futuras pesquisas empíricas. O foco de análise centra-se nos elementos que complementam o currículo obrigatório dos cursos de formação inicial de professores (programas, projetos e ações) que influenciam na constituição do ethos profissional do docente alfabetizador. Também compõe esse estudo a análise da área de Linguagens ? Língua Portuguesa para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Pretende-se, ainda, mapear e analisar iniciativas de formação continuada voltadas para professores alfabetizadores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Mestrado acadêmico: (7) .
Docentes: Márcia Regina do Nascimento Sambugari e Sílvia Adriana Rodrigues
Nome do projeto: Alfabetização e letramento em contextos escolares e não escolares
Descrição do projeto: O presente projeto de pesquisa busca compor um estado do conhecimento acerca da alfabetização e do letramento no Brasil, abarcando duas frentes de estudo a saber: os espaços escolares e os não escolares. Na primeira, o interesse está nas práticas pedagógicas, na formação (inicial e continuada) de professores alfabetizadores, nas políticas e programas nacionais de alfabetização, e nos indicadores de desempenho escolar aferidos pelas avaliações nacionais e internacionais em larga escala, relacionadas ao processo de alfabetização. Na segunda, o foco está na compreensão do processo de alfabetização e de letramento em contextos tais como a família, casas de acolhimento e demais instituições sociais não escolares. A abordagem metodológica do tipo qualitativa configura-se como documental e bibliográfica, tendo como fontes de consulta as seguintes bases de dados: Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) para o levantamento de dissertações e teses produzidas em Programas de pós-graduação do Brasil; Portal de Periódicos da CAPES e a Scientific Eletronic Library Online (Scielo) para o mapeamento de artigos; bem como a publicação de alguns eventos importantes da área como as reuniões da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (Anped), nacionais e regionais, o Congresso Brasileiro de Alfabetização (Conbalf), dentre outros. Os dados levantados serão organizados sob a forma de quadros e classificados por ano de publicação; tipo de produção; área; região e temáticas, a fim de se ter um panorama geral e evidenciar o que tem sido foco de preocupação nas pesquisas brasileiras acerca da alfabetização e do letramento em situações escolares e não escolares. Esse estudo faz-se necessário por subsidiar a fundamentação teórica de desdobramentos de futuras pesquisas no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação e Práticas Docentes (Forprat); do Grupo de Pesquisa em Pobreza, Educação e Desempenho Escolar (GPEDE) e do Grupo de Pesquisa sobre Pedagogia e Educação Social (GEPPES) do Câmpus do Pantanal (CPAN) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Docente: Sílvia Adriana Rodrigues e Marcia Regina do Nascimento Sambugari
Nome do Projeto: Intersecções entre histórias de vida, profissionalização e formação: com a palavra os professores da Educação Infantil (creches e pré-escolas)
Descrição do projeto: O presente projeto adota como objetivo geral compreender as características constituintes da identidade e profissionalidade docente ao longo da carreira, especificamente na Educação Infantil, envolvendo aspectos da formação e do desenvolvimento profissional em diferentes contextos. Tem-se ainda como objetivos específicos: identificar e discutir as especificidades da carreira docente na Educação Infantil (creche e pré-escola); captar e refletir sobre as experiências que provocaram as aprendizagens relacionadas à construção da identidade e da profissionalidade docente especificamente na Educação Infantil; buscar e discutir traços comuns e dissonantes dos aspectos constituintes da identidade e profissionalidade docente em diferentes contextos. No que diz respeito a metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa que trabalhará com a abordagem biográfica e histórias de vida. Buscando identificar não só o que pensam os profissionais, mas também possíveis fatores que interferem no seu modo de fazer profissional elegeu-se como sujeitos professores da Educação Infantil (creches e pré-escolas), atuantes nos municípios de Corumbá-MS, Três Lagoas-MS e Presidente Prudente-SP. Tais municípios foram selecionados tendo em vista os espaços de atuação profissional dos pesquisadores envolvidos, bem como apresentar realidades sociais distintas, o que hipoteticamente permitirá a ampliação do olhar para a temática a ser estudada. Sobre o tratamento e análise dos dados, tais procedimentos serão realizados a luz da proposta de análise do discurso na vertente bakhtiniana.
Docente: Sílvia Adriana Rodrigues
Nome do projeto: A educação infantil nas investigações brasileiras
Descrição do projeto: O atendimento educacional das crianças pequenas no contexto brasileiro tem uma história relativamente curta; se debruçarmos nosso olhar para políticas públicas e regulações que tenham essa preocupação, notaremos que esta é uma conquista legal de cerca de quatro décadas. Dessa forma, continuam intensos os estudos, debates e fóruns de discussão que envolvem as concepções sobre como deve ser a educação de crianças pequenas em espaços coletivos e a organização de práticas pedagógicas promotoras de aprendizagens e do desenvolvimento infantil. Nessa direção, questionamos o que tem sido produzido no Brasil sobre Educação Infantil? Quais as tendências epistemológicas e metodológicas dos estudos brasileiros? Quais aspectos/elementos da Infantil têm sido privilegiados nas investigações empreendidas nos programas de pós-graduação em Educação brasileiros? Que impactos/reflexos as diferentes políticas públicas para a Educação Infantil causaram na determinação dos estudos neste campo? Assim, o que se pretende nesse estudo é a realização de um mapeamento do que já foi produzido no Brasil, em termos de investigações científicas, que resultaram em teses e dissertações, especificamente da área a Educação. O intento é criar não só um banco de dados dos estudos sobre a Educação Infantil brasileira, mas traçar um cenário das tendências das investigações realizados ao longo do tempo a partir de diferentes marcos histórico-legais, buscando identificar as interferências positivas e negativas dos diferentes documentos oficiais que normatizam pedagogicamente o nível de ensino em questão nos discursos e reflexões acadêmicas. A investigação, de abordagem quanti-qualitativa, caráter bibliográfico, qualificada segundo os objetivos como exploratória e descritiva, configura-se ainda como estado do conhecimento. O levantamento dos dados – teses e dissertações produzidas em Programas de Pós-Graduação em Educação – será realizado na base da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). No que diz respeito ao tratamento das informações a serem obtidas, por se tratar de uma pesquisa sobre pesquisas, este será feito à luz da técnica de análise de conteúdo da vertente francesa.
Docente: Aline de Novaes Conceição
Nome do Projeto: Formação de professores da Educação Infantil para o desenvolvimento de um ambiente inclusivo: mudanças de percepções/concepções de deficiências e atitudes sociais em relação à inclusão
Descrição do projeto: É importante que haja formação inicial e contínua de professores para o desenvolvimento de um ambiente inclusivo na escola, a fim de que todas as crianças se desenvolvam, valorizando a diversidade, possibilitando a Ressignificação da Educação, a partir de reflexões coletivas. Com isso, a pesquisa tem como objetivo geral analisar se encontros formativos com professores e professores coordenadores da Educação Infantil sobre a Educação Especial e Inclusiva, possibilitam mudanças em suas percepções/concepções e favorecem o desenvolvimento de um ambiente inclusivo e têm como objetivos específicos: compreender e trabalhar com as necessidades formativas relacionadas com o desenvolvimento de um ambiente inclusivo de Escolas Municipais de Educação Infantil (Emei) e relacionar às mudanças de percepções/concepções de deficiências e atitudes sociais em relação à inclusão de professores, com as das crianças das turmas que são responsáveis. Para isso, a pesquisa terá como participantes, professores de Emeis, turmas finais da Educação Infantil e professores coordenadores das escolas selecionadas. Como procedimento metodológico, será utilizada a Escala Likert de Atitudes Sociais em relação à Inclusão, a Escala Infantil de Mensuração de Atitudes Sociais em relação à Inclusão e questionários com os adultos e com as crianças participantes. Todos os dados recuperados com a aplicação das escalas e dos questionários, serão analisados de maneira quantitativa e qualitativa, sendo que na qualitativa utilizar-se-á a análise de conteúdo e na quantitativa utilizar-se-á testes estatísticos específicos.A pesquisa foi submetida e aprovada pelo comitê de ética sob Certificado de Apresentação de Apreciação Ética (CAEE): 74655823.1.0000.5406. Número do Parecer: 6.483.941.A partir de julho de 2024, foi aprovado no âmbito do Instituto de Políticas Públicas de Marília/SP (IPPMar), vinculado à UNESP/Câmpus de Marília/SP..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Docente: Aline de Novaes Conceição
Nome do Projeto: Educação Infantil: aproximações e/ou distanciamento de uma Educação Integral
Descrição do projeto: A Educação Infantil anunciada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional como primeira etapa da Educação Básica que tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os 5 anos de idade, em seu aspecto físico, psicológico, intelectual e social, complementando a família e a comunidade, nem sempre teve esse papel na legislação. Inicialmente, essa educação foi marcada pela assistência, atualmente compreende-se a importância de na Educação Infantil, desde a mais tenra idade, haver o cuidado que educa e a educação que cuida. A partir disso, o objetivo geral da pesquisa consiste em compreender a produção de conhecimento sobre a primeira etapa da Educação Básica e relacionar com a Educação Integral e com práticas pedagógicas ocorridas em instituições municipais de Educação Infantil. Os objetivos específicos consistem em: elaborar um instrumento de pesquisa sobre a produção de conhecimento relacionado com a Educação Infantil de 2017 (ano de homologação da Base Nacional Comum para a Educação Infantil) a 2022; relacionar a produção de conhecimento na área de Educação Infantil com a Educação Integral e por fim, investigar e analisar as práticas pedagógicas realizadas em instituições de Educação Infantil de Corumbá/SP e de Marília/SP. Como procedimento metodológico, será realizada pesquisa bibliográfica, selecionando textos sobre a Educação Infantil a partir de 2017, posteriormente será elaborado um instrumento de pesquisa sobre a temática. Em seguida, será realizada uma relação das pesquisas analisadas com a Educação Integral, utilizando como base o conceito explicitado por Conceição (2022), buscando aproximações e distanciamentos. Concomitantemente ao processo, a partir de pesquisa documental, serão investigadas e analisadas práticas pedagógicas realizadas em instituições de Educação Infantil de Corumbá/SP e Marília/SP. Destacam-se que o projeto de pesquisa apresentado se justifica pela importância da produção e avanço do conhecimento da área da Educação Infantil, que tendo como caráter inicial a assistência, avançou, mas ainda precisa avançar mais, tanto culturalmente como academicamente, cientificamente e profissionalmente. Desse modo, contribuirá para a formação inicial e contínua de docentes e em consequência com as práticas pedagógicas realizadas nas escolas.Projeto de pesquisa submetido e aprovado pelo edital UFMS/PROPP n 6/2022 – Conforme resolução n 1091-CAS/CPAN/UFMS, de 20 de setembro de 2022, publicada no Boletim Oficial da UFMS n 7885..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Docente: Élvis Christian Madureira Ramos
Nome do Projeto: Estudo das emergentes mudanças na produção do espaço no Pantanal: paisagens antropizadas, fronteiras, urbanização, territorialidades e escolas.
Descrição do projeto: Edital UFMS/Propp/Aginova N 56/2024 Seleção de projetos de pesquisa e inovação desenvolvidos no âmbito da UFMS – 2024Este projeto de pesquisa tem como objetivo central investigar as emergentes mudanças na produção do espaço na região do Pantanal e suas fronteiras. O primeiro nível da pesquisa consiste em contextualizar o Pantanal e suas cidades fronteiriças em relação aos novos circuitos e fluxos territoriais na fronteira Brasil-Bolívia, enfatizando sua importância interoceânica no Cone-Sul. Com base nessa contextualização socioespacial, o foco será direcionado para a escala regional, buscando revelar os sentidos de mudança nos aspectos econômicos, sociais e ambientais do Pantanal. Neste projeto, o Pantanal é compreendido não apenas como um bioma ou planície alagada, mas como uma região complexa, situada entre dois países (Brasil e Bolívia), que engloba e problematiza diversas interfaces, como a urbana, migratória, ambiental, social, educacional e cultural. Desse modo, adquire especificidade socioespacial as relações de fronteira, as mudanças no uso e apropriação do bioma e da hidrografia, as territorialidades heterogêneas da região e os impactos das novas reestruturações econômicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Élvis Christian Madureira Ramos – Coordenador / Ana Carolina Torelli Marquezini Faccin – Integrante.
Docente: Erika Natacha Fernandes de Andrade
Nome do Projeto: DIÁLOGOS SOBRE A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO INFANTIL POÉTICA E RETÓRICA
Descrição do projeto: A sofística desenvolvida na Grécia Clássica deu início a uma tradição discursiva e formativa que inspira na atualidade a proposta de uma educação poética e retórica. Seus fundamentos estão em filosofias e propostas educacionais que defendem a arte de inserir os educandos em experiências expressivas, comunicativas, artísticas e linguísticas, propiciando-lhes condições ou poderes para participar na vida social de maneira criativa, inteligente e reflexiva. Estudos indicam que essa tradição alcança expressão máxima nas teses de John Dewey, ampliadas pelas discussões de outros pensadores contemporâneos. A transposição dos princípios da sofística para a prática educacional consolida uma pedagogia que valoriza a participação democrática em experiências estéticas, alimentando debates autorais sobre o estado de coisas atual, passado e futuro. O presente projeto integra investigações realizadas pelo Grupo de Pesquisa Retórica e Argumentação na Pedagogia (CNPq), considerando a necessidade de ampliar os referenciais da pedagogia poética e retórica, examinando os seus pilares fundamentais as experiências estéticas. O primeiro passo consistirá em produzir desenvolvimentos teóricos que permitam a interlocução com outros ideários filosóficos, e artísticos, concernentes à experiência estética. A partir dos dados obtidos, objetiva-se rediscutir a pedagogia poética e retórica e suas possíveis contribuições para o trabalho educativo na contemporaneidade, especificamente para a organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (4) .
Docente: Erika Natacha Fernandes de Andrade
Nome do Projeto: DISCURSOS DE ARTISTAS: contribuições para a fundamentação de pedagogias comprometidas com a criação.
Descrição do projeto: A pesquisa proposta está vinculada ao Grupo de Pesquisa Discursos e Práticas Poéticas na Educação (CNPq) e tem como objetivo geral teorizar as condições pedagógicas que favorecem o desenvolvimento estético, político e criativo dos sujeitos, considerando os discursos, as produções e os processos criativos de artistas. Considera-se que investigações que intercambiam os campos da arte e da educação podem contribuir para os debates sobre a criação no trabalho pedagógico realizado em instituições escolares e em espaços de formação extra escolares, bem como para o avanço nas discussões sobre formação de professores e de educadores sociais. Os processos operacionais da pesquisa compreendem: (i) estudos teóricos com vistas à refexão sobre as relações entre arte, estética, política e educação; (ii) estudos teóricos de discursos de artistas brasileiras tendo como fonte as suas produções artísticas, obras que abordam suas histórias de vida e, quando for o caso, obras em que expõem seus pensamentos sobre arte; em específco, serão investigadas as produções de Dona Ivone Lara, musicista brasileira, de Lina Bo Bardi, arquiteta e urbanista naturalizada no Brasil, e de Erika Verzutti, artista contemporânea brasileira; vislumbra-se na pesquisa ainda, a (iii) produção de um inventário de artistas e de grupos artístico-culturais atuantes no município de Naviraí/MS, almejando conhecimentos sobre a multiplicidade artística da referida localidade; os dados deste inventário poderão ser utilizados em projetos de pesquisa futuros, visando entrevistas e análises dos discursos de artistas locais. A Análise Retórica será o método utilizado para a consecução das metas (i) e (ii); os dados também serão tratados na relação com os pressupostos flosófcos de John Dewey e de Gilles Deleuze. A meta (iii) da pesquisa, por sua vez, abarcará um questionário de opinião pública, sem identifcação dos respondentes, que indicarão se conhecem (e quais são, e/ou onde se faz) as artes, os artesanatos, produzidos na cidade, seja em espaços institucionais, em espaços urbanos, em espaços periféricos etc.; os dados serão sistematizados e teremos, por meio deste projeto de pesquisa, um delineamento de formas de arte/de artesanato produzidos e conhecidos no município de Naviraí; teremos, também, um panorama da opinião pública acerca de locais em que possamos contatar artistas/artesãos em pesquisas futuras. Espera-se que os resultados da presente pesquisa contribuam para reflexões sobre a qualidade das práticas pedagógicas, sobre pedagogias compromissadas com a criação e sobre a formação de professores e de educadores sociais na atualidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) .
Docente: Alexandre Cougo de Cougo
Nome do Projeto: De 2003 à 2023: Um estudo sobre as pesquisas acerca dos perfis de meninos-homens negros na educação. Trajetórias interceptadas pelo machismo e o racismo estrutural Brasileiro
Descrição do projeto: A construção histórica do povo negro no Brasil e em diferentes países no mundo, se configura pelo rapto, encarceramento e submissão a condições desumanas desta população; oriundas de diferentes regiões e países do continente Africano. O que ocorrera também, durante o movimento de colonização, que se iniciou nas Américas no século XVI. Esse estudo visa debruçar-se no entendimento de como a população masculina negra é afetada cotidianamente pelos reflexos do racismo e do machismo, sendo estes alijados dos processos formativos, pelos rótulos e marginalizações evidenciadas pelas trajetórias de meninos, jovens e homens negros, bem como a necessária ruptura com os estudos por condições de subsistências diversas. Dentro essa perspectiva busca-se como resultado o encontro de estudos que se relacionam com as marcas que o racismo promove nos processos de exclusão/inclusão destepúblico-alvo, ou seja, homens pretos, no contexto educacional brasileiro. Para tanto a metodologia utilizada foi o levantamento bibliográfico da produção realizada entre 2003 e 2023, em periódicos e no Banco de Teses e Dissertações publicadas no período..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Alexandre Cougo de Cougo – Integrante / Leandro Costa Vieira – Coordenador.
Docente: Alexandre Cougo de Cougo
Nome do Projeto: Pesquisas Narrativas e Autobiográficas e o Campo da Educação Ambiental: Estudo sobre as produções publicadas no Brasil nas duas primeiras décadas do século XXI
Descrição do projeto: O estudo se constitui enquanto movimento de investigação envolvendo as abordagens narrativas de pesquisa construídas no diálogo com o campo da Educação Ambiental. Constitui-se como objetivo geral compreender o conjunto das produções publicadas com os aportes das abordagens narrativas desenvolvido na relação com a/no campo da Educação Ambiental no período de 2001 a 2020 no Brasil. Como objetivos específicos espera-se construir um levantamento das produções científicas desenvolvidas a partir de pesquisas narrativas, histórias de vida, autobiografias, biografias, narrativas ficcionais e outros movimentos metodológicos que assumam a abordagem narrativa como práxis de investigação e que se fizeram desde o/em diálogo com o campo da Educação Ambiental; entender as diferentes mobilizações metodológicas narrativas que se constituíram nas pesquisas em Educação Ambiental nas duas primeiras décadas do século XXI; e perceber as possibilidades, potencialidades e limites na relação dialógica e formativa entre a Pesquisa Narrativa e o campo da Educação Ambiental. Para responder a interrogação deste estudo, o caminho metodológico se pautará em uma perspectiva hermenêutica de educação e produção do conhecimento, constituindo um levantamento bibliográfico desde as publicações que versam sobre pesquisas narrativas em suas diferentes nuances desenvolvidas no campo da Educação Ambiental, tendo como bases de produção dos dados o Portal de Periódicos da CAPES e o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES a partir do descritor ?educação ambiental?, no período compreendido entre 2001 e 2020, e com a seleção de dados embasada por palavras/expressões que possam indicar a abordagem narrativa da pesquisa presentes nos títulos, palavras chave ou resumos. Sendo assim, espera-se que o desenvolvimento desta pesquisa permita a produção de uma compreensão sobre as pesquisas desenvolvidas a partir de abordagens narrativas no campo da Educação Ambiental e a contribuição no diálogo de ambos os universos epistêmicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Alexandre Cougo de Cougo – Coordenador / Leandro Costa Vieira – Integrante.
Docente: Patricia Teixeira Tavano
Nome do Projeto: Observatório da Emigração Brasileira
Descrição do projeto: O Observatório da Emigração Brasileira é um projeto multidisciplinar que visa aprofundar a compreensão dos processos migratórios do Brasil, contemplando uma análise ampla da emigração brasileira. A problemática do Observatório da Emigração Brasileira emerge a partir da necessidade de aprofundar o conhecimento teórico, metodológico e empírico acerca das configurações e das especificidades que os processos migratórios internacionais assumem na era da mobilidade. O objetivo principal deste projeto é conhecer e analisar as transformações nos processos migratórios internacionais para, no e do Brasil, com ênfase na emigração, contextualizando o país na rota das migrações internacionais – tanto como país de imigração e de emigração, quanto de trânsito migratório – o que contempla considerar o contexto mais amplo referente à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), das migrações fronteiriças, das migrações no Mercosul, das migrações Sul-Norte e das migrações Sul-Sul. Em uma perspectiva interinstitucional, interdisciplinar e internacional incorporará pesquisadores de diversas formações acadêmicas que dialogam com o fenômeno migratório. Do ponto de vista das competências institucionais- acadêmicas, este projeto pretende aglutinar pesquisadores de distintas instituições de ensino superior nacionais (UNICAMP, PUCMINAS, UFRGS, FJN, URCA/CE, UFRR, UNIR, UFMS), que inclui pesquisadores da região Norte e da Região Nordeste do Brasil, da América Latina (PUC Chile) em parceria com instituições de Portugal (Universidade de Lisboa e Universidade do Minho), com pesquisadores especialistas em processos emigratórios. A proposta consiste em congregar uma rede de pesquisadores interdisciplinares, tanto brasileiros como também internacionais, especializados em estudos sobre migração, como forma de se tornar um centro de excelência na pesquisa sobre mobilidades populacionais relacionadas ao Brasil, bem como um canal de comunicação qualificado sobre o tema para auxiliar na promoção e disseminação de informação relacionada sobre o tema da emigração. Para tanto, o observatório irá contemplar estudos temáticos interdisciplinares e que circundam o tema da emigração sob diversos aspectos, atuando como um caleidoscópio; três são os estudos temáticos na Linha Temática Panorama Geral das Migrações Internacionais e outros três estudos temáticos estruturam a Linha Temática Processos Emigratórios. Tais estudos temáticos pretendem, em linhas gerais, contribuir para mapear, analisar, agrupar e propor reflexões atuais e futuras acerca da emigração brasileira nos diferentes fluxos migratórios e distintas mobilidades e modalidades de deslocamentos populacionais que marcam as migrações internacionais contemporâneas, como um sistema global translocal e transnacional de reprodução social. Vale ressaltar que o Observatório buscará uma abordagem aberta e acessível para garantir que os resultados da pesquisa alcancem tanto a comunidade acadêmica quanto o público em geral, contribuindo assim para uma compreensão mais ampla e informada dos processos migratórios envolvendo o Brasil. Toda essa mobilização científica e social que o observatório irá realizar durante os 03 anos de projeto irá contribuir para a criação e programação do Observatório das Migrações da CPLP, ampliando o escopo das pesquisas e análises para incluir não apenas o Brasil, mas também outros países de língua portuguesa. Isso permitiria uma compreensão mais holística dos processos migratórios envolvendo esses países. Para isso, eventos conjuntos e reuniões regulares serão realizados durante os eventos anuais para coordenar esforços e definir prioridades de pesquisa.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Patricia Teixeira Tavano – Coordenador / Marco Aurelio Machado de Oliveira – Integrante / Ronasa Baeninger – Integrante / Duval Magalhães – Integrante
Docente: Patricia Teixeira Tavano
Nome do Projeto: Pesquisas Narrativas e Autobiográficas e o Campo da Educação Ambiental: Estudo sobre as produções publicadas no Brasil nas duas primeiras décadas do século XXI
Descrição do projeto: A pesquisa busca analisar a maneira como o poder municipal em Corumbá/MS e Foz do Iguaçu/PR tem se tornado um ator político relevante na proposição de protocolos e outras ações de acolhimento aos migrantes internacionais que vivem ou transitam por estes territórios. Em um sentido propositivo, procura colaborar com a produção e sistematização de dados sobre os migrantes (imigrantes, refugiados, solicitantes de refúgio, apátridas, estudantes vindos de outros países, fronteiriços) nestes municípios, visando propor e aprimorar políticas públicas locais voltadas a esta população. O município de Foz do Iguaçu/PR elaborou documentos que criam protocolos de atendimento aos migrantes na assistência social e na educação em 2019 e Corumbá/MS iniciou o mesmo processo em 2022. Entendemos que acompanhar e colaborar na implantação destes protocolos constituem um passo inicial importante no sentido de efetivação de políticas públicas municipais voltadas a estas pessoas vindas de outros países. A pesquisa busca sistematizar e produzir dados sobre números de migrantes existentes e atendidos pelas Secretarias de Assistência Social e de Educação nestes dois municípios com base nos dados secundários de órgãos públicos municipais e federais e nos dados primários produzidos a partir da aplicação de questionários a migrantes e agentes públicos de Foz do Iguaçu e de Corumbá. A pesquisa realizará ainda alguns grupos focais com migrantes e com agentes públicos dessas duas secretarias municipais com base na escuta atenta sobre as principais demandas. A principal inovação da pesquisa é a proposta de criação de uma Central de Análise de Demandas (CAD), composta por agentes públicos e assessorada pelos pesquisadores deste projeto que terá como principal função organizar os dados, realizar planejamentos, coordenar ações e avaliar resultados voltados ao atendimento e acolhida dos migrantes no âmbito municipal..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado profissional: (6) .
Integrantes: Patricia Teixeira Tavano – Integrante / Marco Aurelio Machado de Oliveira – Coordenador / Jorgelina Ivana Tallei – Integrante / Eric Gustavo Cardin – Integrante / José Lindomar Coelho Albuquerque – Integrante / Suzana Vinicia Mancilla – Integrante.
Docente: Rodrigo Lima Nunes
Nome do Projeto: Educação Escolar e Formação de Concepção de Mundo: contribuições da Pedagogia Histórico#8209;Crítica
Descrição do projeto: A educação escolar, enquanto prática social intencional, possui papel fundamental na formação da concepção de mundo dos indivíduos. Em um contexto marcado pela alienação inerente às relações capitalistas, a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) configura-se como uma teoria pedagógica apta a contribuir na superação da fragmentação do conhecimento e a reprodução de visões acríticas no interior da escola. Este projeto busca investigar como a PHC, articulada aos pressupostos epistemológicos do Materialismo Histórico-Dialético (MHD) e às premissas da Teoria Histórico Cultural (THC) sobre o desenvolvimento humano, pode favorecer a formação omnilateral da consciência dos indivíduos escolares. A partir de um percurso teórico-metodológico de abordagem qualitativa e natureza interventivo-formativa, combinando a implementação de práticas de ensino ancoradas na PHC com a formação continuada em serviço dos docentes, pretende#8209;se analisar o planejamento, implementação e avaliação de processos de ensino-aprendizagem que contribuam na construção e ampliação da consciência crítica dos participantes no cotidiano escolar. Espera se, assim, fornecer subsídios teórico práticos capazes de auxiliar a escola na superação de perspectivas espontaneístas e na construção de uma visão de mundo humanizadora, comprometida com a transformação das condições sociais vigentes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Rodrigo Lima Nunes – Coordenador / Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho – Integrante / Lucas Rinaldini – Integrante / Fabiane Rizo Salomão – Integrante / Cíntia Regina de Fátima – Integrante.
Docente: Rodrigo Lima Nunes
Nome do Projeto: EDUCAÇÃO FÍSICA E CULTURA CORPORAL NO/DO PANTANAL: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS CRÍTICO-SUPERADORAS EM ESCOLAS DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE CORUMBÁ-MS
Descrição do projeto: Este projeto de pesquisa investiga possibilidades pedagógicas crítico-superadoras em aulas de Educação Física em escolas do campo do Pantanal, no município de Corumbá-MS, com foco na valorização da cultura corporal local e na formação crítica de estudantes e professores. Fundamenta-se nos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica, da Psicologia Histórico-Cultural e da Metodologia de Ensino Crítico-Superadora, articulando saberes regionais e universais. O método adotado é o materialista histórico-dialético, o que implica não apenas a análise das contradições presentes na realidade escolar, mas também a intervenção-formação orientada à transformação social. O diagnóstico inicial será conduzido por meio de observação participante e entrevistas semiestruturadas com professores, gestores, estudantes e membros das comunidades, visando identificar as práticas corporais do Pantanal e suas relações com o currículo escolar. Em seguida, oficinas pedagógicas e experimentações práticas serão organizadas para subsidiar a elaboração coletiva de propostas de ensino que reconheçam, problematizem e resignifiquem as manifestações culturais locais. A análise dos dados ocorrerá mediante organização e interpretação dialética das informações coletadas, possibilitando revelar avanços e limites na apropriação crítica dos conhecimentos corporais e na superação de abordagens tecnicistas em Educação Física Escolar. Espera-se, como resultados, a elaboração de práticas pedagógicas inovadoras, capazes de fortalecer a identidade cultural pantaneira e promover a emancipação dos sujeitos envolvidos. Além disso, o projeto propõe contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas educacionais que valorizem a cultura corporal nas escolas do campo, reforçando o compromisso com uma educação integral, crítica e transformadora..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Rodrigo Lima Nunes – Coordenador.
Docente: Rodrigo Lima Nunes
Nome do Projeto: PRÁXIS CIENTÍFICA-EDUCATIVA E TRANSFORMAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA DO CAMPO
Descrição do projeto: A pesquisa tem como objetivo compreender a educação e a escola do campo por meio de suas características e função social, mobilizando gestores, professores e pesquisadores para a construção de uma práxis-pedagógica inovadora e permeada por perspectivas críticas em educação. Para tanto, realizaremos estudos e intervenções coletivas pautadas na Pedagogia do Movimento Sem Terra ao lado da Pedagogia Freireana considerando a sua relação seminal com a educação do campo e o estabelecimento de interlocução com a Pedagogia histórico-crítica e a Psicologia histórico-cultural, com vistas à engendrar um processo de transformação qualitativa da escola pública do campo e torná-la mais ativa, inovadora e crítica por meio de trabalho coletivo crítico com os professores e discussão de suas práticas pedagógicas em sala de aula. O processo de pesquisa será respaldado por metodologia desenvolvida ao longo de mais de 13 anos de trabalho do Grupo de Estudos, Intervenção e Pesquisa em Educação Escolar (GEIPEE) e objetivada por meio de intervenções-formativas que se caracterizam por ações coletivas “in loco” na escola e efetivadas entre pesquisadores (da universidade) e os sujeitos (da escola), com objetivo de enfrentamento consciente dos problemas presentes na realidade escolar e, simultaneamente, desenvolvimento da consciência crítica dos sujeitos e das suas práticas pedagógicas na escola. Ao final do processo de pesquisa, além do enfrentamento coletivo (pesquisadores e sujeitos) dos problemas da realidade escolar, esperamos contribuir com a práxis pedagógica dos professores, considerando as apropriações teorico-práticas de natureza crítica e as implicações na construção da sua consciência e atuação inovadora no interior da escola..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (4) .
Integrantes: Rodrigo Lima Nunes – Integrante / marcos vinicius francisco – Integrante / Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho – Coordenador / VANDA MOREIRA MACHADO LIMA – Integrante / RAFAEL ROSSI – Integrante / Carlos Alberto Feliciano – Integrante / Fernanda Cristina de Souza – Integrante / Raul Borges Guimarães – Integrante / Antonio Thomaz Júnior – Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Auxílio financeiro.
Linha de Pesquisa 3: GÊNERO E SEXUALIDADES, CULTURA, EDUCAÇÃO E SAÚDE
Docente: Cláudia Araújo de Lima
Nome do Projeto: Observatório Eçaí: Educação, Saúde, Desenvolvimento e outros direitos humanos de crianças e adolescentes na fronteira Brasil e Bolívia
Descrição do projeto: Este projeto tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre as expressões da violação de direitos de crianças e adolescentes na região da fronteira, bem como sobre as ações em desenvolvimento que as protegem e promovem cidadania de acordo com o preconizado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente no lado brasileiro e pelos Estatutos e legislações departamentais ou provinciais da Bolívia. Pretende ainda analisar como esse processo se desenvolve no cotidiano das políticas públicas na a região.A proposição é de que os estudos e pesquisas deverão ser realizados em cidades na linha ou faixa de fronteira entre o Brasil e a Bolívia, sendo na primeira etapa alinhados os projetos entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus do Pantanal/Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE e a Universidade Autônoma Gabriel René Moreno (UAGRM)/Instituto de Investigación de la Facultad de Humanidades (INIFH) com institucionalização da parceria por intermédio de protocolo conjunto. Na segunda etapa deverão ser estabelecidos acordos de cooperação técnica entre as universidades e municípios brasileiros de Corumbá e Ladário/Mato Grosso do Sul/Brasil com as províncias de Puerto Quijarro e Puerto Suárez/Departamento de Santa Cruz/Bolívia.
Para mais informações, clique aqui.
Docente: Fabiano Quadros Rückert
Nome do Projeto: Relações entre Escolarização e Pobreza no Brasil da Nova República
Descrição do projeto: O foco do Projeto incide no estudo das Relações entre Educação e Pobreza (REP) no Brasil da Nova República. O objetivo principal da proposta consiste e analisar, a partir da bibliografia especializada e documentos gerados pelo poder público, o fenômeno da construção de discursos e representações a respeito da escolarização dos pobres. Partimos da premissa de que os discursos e as representações influenciam nas decisões políticas e nas interações sociais, o Projeto pretende explorar as discussões produzidas a respeito das potencialidades e limitações da educação no enfrentamento da pobreza. Dentro deste amplo escopo temático, e considerando o ordenamento jurídico implantado na Constituição Federal de 1988, o Projeto será articulado a partir de quatro eixos interligados. São eles: (1) o impacto do Programa Bolsa Família na escolarização de estudantes em situação vulnerabilidade social; (2) a participação das Organizações Não Governamentais na educação dos pobres; (3) a oferta da Educação Prisional e (4) a inserção dos pobres no Ensino Superior..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (6) / Mestrado profissional: (1) .
Docente: Fabiano Quadros Rückert
Nome do Projeto: Escolarização e Cidadania no Brasil Republicano: uma análise em perspectiva histórica
Descrição do projeto: Inserido no campo de estudos da Educação Social, área de concentração do PPGE-CPAN, o Projeto adota uma perspectiva histórica para analisar as relações entre a escolarização e a cidadania no Brasil Republicano. Partindo da premissa de que a escolarização é um constructo histórico que envolve, de um lado, ações políticas voltadas para a sistematização e normatização do ensino escolar, e, do outro, a produção de discursos e representações sobre a função social do ensino escolar, o Projeto pretende explorar as diferentes concepções de cidadania pensadas e projetadas no decorrer da história da escolarização no Brasil Republicano. Dentro do escopo fixado, Projeto será desenvolvido a partir de uma metodologia de cunho qualitativo que será baseada na articulação entre a pesquisa bibliográfica e a análise de fontes documentais referentes às políticas de educação discutidas e/ou implantadas na República..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Docente: Fabiano Quadros Rückert
Nome do Projeto: Relações entre Escolarização e Pobreza no Brasil da Nova República
Descrição do projeto: O foco do Projeto incide no estudo das Relações entre Educação e Pobreza (REP) no Brasil da República Nova. O objetivo principal da proposta consiste e analisar, a partir da bibliografia especializada e documentos gerados pelo poder público, o fenômeno da construção de discursos e representações a respeito da escolarização dos pobres. Partimos da premissa de que os discursos e as representações influenciam nas decisões políticas e nas interações sociais, o Projeto pretende explorar as discussões produzidas a respeito das potencialidades e limitações da educação no enfrentamento da pobreza. Dentro deste amplo escopo temático, e considerando o ordenamento jurídico implantado na Constituição Federal de 1988, o Projeto será articulado a partir de quatro eixos interligados. São eles: (1) o impacto do Programa Bolsa Família na escolarização de estudantes em situação vulnerabilidade social; (2) a participação das Organizações Não Governamentais na educação dos pobres; (3) a oferta da Educação Prisional e (4) a inserção dos pobres no Ensino Superior.
Docente: Isabella Fernanda Ferreira
Projeto de Pesquisa: Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade nas escolas municipais de Ládario-MS
Descrição do projeto: O projeto de Pesquisa “Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade nas escolas municipais de Ladario-MS” faz parte de uma pesquisa Nacional envolvendo 16 universidades das cinco regiões do nosso país e 4 países (Brasil, México, Portugal e Argentina) com financiamento do CNPq que possui como objetivo realizar um mapeamento de violências ocorridas nas escolas com a finalidade de criar observatórios de prevenção à violência, materiais didáticos e banco de dados das produções científicas realizadas. A coordenação geral está vinculada a USP e as locais em demais instituições do país e fora do país, sendo essa pesquisa, uma coordenação local no Estado do Mato Grosso do Sul.
Docente: Isabella Fernanda Ferreira
Projeto de Pesquisa: Pedagogia das Competências no Brasil: uma leitura teórico-crítica sobre aspectos históricos e políticos
Descrição do projeto: O projeto de Pesquisa intitulado de “Pedagogia das Competências no Brasil: uma leitura teórico-critica sobre aspectos históricos e políticos” tem como objetivo central investigar sobre a história da Pedagogia das Competência na educação brasileira por meio de um levantamento bibliográfico das pesquisas desenvolvidas no país sobre essa temática. Aliada a isso, a pesquisa abordará a política de governo que fundamentou a inserção do ideário pedagógico da pedagogia das competências presentes de modo direto e indireto em documentos ofciais responsáveis por fornecerem diretrizes para a educação no país. As análises bibliográfcas e documentais será realizada por meio da Teoria Crítica da Sociedade também conhecida por Escola de Frankfurt, no qual, as teorias e conceitos dos autores considerados da sua primeira geração (Adorno, Marcuse, Horkheimer e Benjamin) serão utilizados para a efetivação de uma crítica teórica de tipo exógena..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Isabella Fernanda Ferreira – Coordenador / Rômulo Balleste Marques dos Santos – Integrante.
Docente: Josiane Peres Gonçalves
Nome do projeto: Processos de Desenvolvimento Humano, Relações de Gênero, Sexualidade, Diferenças e Representações Sociais: Interfaces com o Campo da Educação
Descrição do projeto: A presente proposta de investigação, do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE), tem como objetivo vincular as pesquisas realizadas pelos discentes orientandos de iniciação científica, trabalho de conclusão de curso (TCC), mestrado e doutorado a uma pesquisa considerada “guarda-chuva”, sobre temáticas inerentes aos processos de desenvolvimento humano, relações de gênero, sexualidade, diferenças, representações sociais a interfaces dessas temáticas com o campo da educação. A pretensão é priorizar as pesquisas de natureza qualitativa, realizadas por meio de entrevistas, questionários e grupos focais, com representantes da comunidade escolar da educação básica e superior de Mato Grosso do Sul e/ou outros Estados, dependendo da origem dos pós-graduandos. Os dados da pesquisa empírica deverão ser analisados por meio da Análise de Conteúdo e os produtos obtidos mediante a elaboração de artigos científicos, dissertações e teses serão publicados em anais de eventos e revistas científicas qualificadas, como forma de socialização dos conhecimentos construídos. Espera-se contribuir para melhor entender as questões inerentes às diferentes fases da vida, bem como as relações de gênero, sexualidade e diferenças em contextos educacionais.
Docente: Josiane Peres Gonçalves
Nome do projeto: RELAÇÕES DE GÊNERO E ATUAÇÃO DE DOCENTES DO GÊNERO MASCULINO COM CRIANÇAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DO PARAGUAI E DO BRASIL
Descrição do projeto: Essa proposta de Bolsa de Produtividade em Pesquisa (nível 2) tem como objetivo averiguar e analisar as relações de gênero predominantes na educação escolar paraguaia e brasileira, com ênfase para o trabalho desenvolvido por docentes do gênero masculino com crianças em ambos os países. Trata-se de uma investigação fundamentada nos estudos de gênero, em articulação com a Teoria das Representações Sociais. A pesquisa, de natureza qualitativa, será realizada, por meio da gravação de entrevistas semiestruturadas, com gestores escolares, professoras, professores, familiares de alunos e funcionários de instituições públicas de educação inicial e de educação básica do Paraguai, bem como de educação infantil e de anos iniciais do ensino fundamental do Brasil. No processo de organização dos dados, será utilizada a técnica de análise de conteúdo, para identificar os elementos significativos das representações sociais presentes nas entrevistas realizadas com pessoas que participarão do estudo nos dois países. Espera-se que a pesquisa contribua para a construção de conhecimentos e a compressão de como se dão as relações de gênero em instituições escolares paraguaias e brasileiras, quando se trata da atuação de docentes do gênero masculino com crianças, evidenciando se no Paraguai tem predominando o conservadorismo, assim como no Brasil, ou se há avanços que sirvam como referência para a educação brasileira, em relação à temática pesquisada. Também será possível perceber em qual dos dois países a desconstrução dos estereótipos de gênero tem ocorrido com maior intensidade, se é que de fato ocorre, especialmente no que se refere a educação e cuidados infantis, funções que culturalmente foram atribuídas ao gênero feminino..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Josiane Peres Gonçalves – Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS – Bolsa.
Docente: Josiane Peres Gonçalves
Nome do projeto: ATUAÇÃO DE PROFESSORES HOMENS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL SUL-MATO-GROSSENSE E ESCOLAS PÚBLICAS PARAGUAIAS: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA COMUNIDADE ESCOLAR
Descrição do projeto: A presente proposta de investigação, que encontra-se vinculada ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE), versa sobre questões inerentes as relações de gênero na área da educação, mais especificamente sobre a atuação de professores homens em escolas públicas do Paraguai e instituições de educação especial em Mato Grosso do Sul. Tem como objetivo identificar as representações sociais de docentes, familiares e gestores da área de educação especial sul-mato-grossense, bem como de escolas públicas do primeiro nível da educação formal paraguaia, em relação ao trabalho educativo desenvolvido por docentes do gênero masculino. A pesquisa de natureza qualitativa será realizada por meio de gravação de entrevistas com representantes da comunidade escolar de ambos os países, cujos resultados serão utilizados para a elaboração de artigos científicos que serão publicados em revistas qualificadas, além de anais de eventos nacionais e internacionais. Grupo de pesquisa certificado: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0347495018286627.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (16) / Doutorado: (9) .
Docente: Josiane Peres Gonçalves
Nome do projeto: GÊNERO, SEXUALIDADE E DIVERSIDADE: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA COMUNIDADE ESCOLAR DE MATO GROSSO DO SUL
Descrição do projeto: Este projeto de pesquisa abrange discussões relativas ao processo de desenvolvimento humano, incluindo as fases da infância, adolescência, idade adulta e velhice, com ênfase para as relações de gênero, sexualidade e diversidade em âmbito educacional, no Estado de Mato Grosso do Sul. A pesquisa caracteriza-se como uma investigação de natureza qualitativa e tem por finalidade: a) desenvolver estudos teóricos para melhor compreender algumas temáticas inerentes a: gênero, sexualidade, diversidade, desenvolvimento humano, relações familiares, representações sociais, entre outros; b) realizar pesquisa de campo em municípios sul-mato-grossenses com representantes da comunidade escolar da educação básica e ensino superior, a fim de aprofundar a compreensão sobre as temáticas mencionadas; c) sistematizar e organizar os resultados da pesquisa em forma de artigos científicos para serem publicados em revistas qualificadas e anais de eventos nacionais e internacionais. Espera-se contribuir para melhor entender as questões inerentes às diferentes fases da vida, bem como as relações familiares, de gênero, sexualidade e diversidade em espaços educacionais no Estado de Mato Grosso do Sul. Grupo de pesquisa certificado: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0347495018286627.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (17) / Doutorado: (5) .
Docente: Tiago Duque
Nome do projeto: Currículos, artefatos e diferenças: gênero e sexualidade via as pedagogias culturais em contextos sul-mato-grossenses.
Descrição do Projeto: O objetivo deste projeto é analisar a pedagogia cultural de gênero e sexualidade nos currículos de diferentes artefatos em contextos sul-mato-grossenses. A perspectiva teórico-metodológica é a pós-crítica em Educação, considerando a etnografia (online e offiline) e outras experiências metodológicas como entrevistas semi-estruturadas, análise de documentos, imagens, etc. O enfoque em contextos sul-mato-grossenses favorecerá a produção de conhecimento, tecnologia e inovação que não contribuirá apenas para a realidade regional, antes, para a produção do conhecimento em educação e, considerando a temática em questões de gênero e sexualidade, novas tecnologias que poderão auxiliar na atuação de diferentes grupos sociais. O esforço esperado para o seu desenvolvimento passa pelo interesse em reunir orientandos de diferentes níveis de formação, manter o diálogo com pesquisadores de diferentes grupos de pesquisa e publicar os resultados das análises. Espera-se com isso, além da formação de novos pesquisadores, o fortalecimento institucional da linha de pesquisa e do programa que o seu coordenador está vinculado.
Docente: Vanessa Catherina Neumann Figueiredo
Nome do projeto: Análise da ocorrência de patologias sociais no contexto universitário
Descrição do Projeto: Esta pesquisa objetiva analisar a organização do trabalho e sua relação com o surgimento de sofrimento patogênico no contexto universitário da cidade de Corumbá, MS e mais especificamente, analisar e comparar a ocorrência de patologias sociais em docentes e técnicos do serviço público e da iniciativa privada; analisar a relação entre organização do trabalho e as situações violência simbólica (assédio moral), de servidão voluntária (workaholism) e de stress e burnout; identificar as estratégias defensivas usadas frente ao sofrimento; analisar aspectos geradores de prazer e realização profissional diante do contexto laboral. Para alcançar estes objetivos, o estudo se fundamentará na abordagem da Psicodinâmica do Trabalho, que tem ganhado relevância a partir dos anos 80, e busca analisar a relação entre organização do trabalho e sofrimento no contexto laboral, entendendo que os efeitos do trabalho realizado em condições precárias e de sobrecarga podem fazer com que surjam patologias sociais, com a manifestação do sofrimento patogênico. Assim, na primeira etapa do projeto serão levantada a presença de workholic, de burnout e de assedio. Como a Psicodinâmica do Trabalho também compreende que este mesmo trabalho pode ser ressignificado quando oferece possibilidade dos trabalhadores colocarem sua inteligência e saber-fazer na execução de suas atividades profissionais, indo ao encontro dos projetos e desejos individuais, e não apenas às metas das instituições, a segunda etapa da pesquisa será constituída pela análise qualitativa feita a partir de encontros com docentes e técnicos das instituições pesquisadas. Baseada na Clínica Psicodinâmica do Trabalho, esta etapa do estudo poderá proporcionar a reflexão e ressignificação do sofrimento vivenciado durante os encontros coletivos, tendo em vista não apenas assegurar o cumprimento dos objetivos da pesquisa, mas também melhorar a saúde mental e a qualidade no trabalho, bem como a diminuir o número de afastamentos e solicitações de remoção do Campus do Pantanal da UFMS, fortalecendo para isso os laços sociais no trabalho. A relevância do delineamento quanti-quali se dá, portanto, pela necessidade de investigar como a subjetividade é mobilizada no enfrentamento de aspectos adversos da organização do trabalho, não bastando apenas o levantamento de situações conflituosas e geradoras de sofrimento por meio da realização de entrevistas coletivas, a serem realizadas em grupo e por categorias de carreira (técnicos, docentes e coordenadores), possibilitando a análise das estratégias defensivas usadas e que anulam temporariamente o adoecimento em cada grupo. Ao serem sensibilizados da utilização de defesas, espera-se que cada categoria consiga romper com situações geradoras de adoecimento, pois quando aceitam e/ou promovem comportamentos abusivos é a integridade física, psicológica e moral que é atingida, além do próprio objetivo da instituição e da qualidade do serviço prestado. No que tange à inovação deste projeto de pesquisa, poucos estudos têm se voltado à saúde mental de trabalhadores, principalmente na perspectiva da Psicodinâmica do Trabalho, principalmente no Mato Grosso do Sul. (SILVA, 2014; AZEVEDO; FIGUEIREDO, 2015; AFFELDT, 2016; BASSOLI, 2017; SANTOS, 2017; VASCONCELLOS, 2017). Esta metodologia visa tanto analisar as ocorrências de sofrimento como fomentar a criação de espaços que potencializem o incremento da saúde dos trabalhadores nas instituições de ensino superior. Assim, espera-se que os produtos finais gerados possam contribuir na elaboração e prática de tecnologias de cuidado e atenção que sirvam de modelo para o contexto da educação, reconhecendo à importância do trabalho na produção de saúde ou sofrimento e adoecimento..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Docente: Vanessa Catherina Neumann Figueiredo
Nome do projeto: Sofrimento psíquico e desemprego na pós-pandemia
Descrição do Projeto: Considerando a relação entre crise econômica, sofrimento psicológico e social e suicídio, este projeto tem por objetivo geral compreender o sofrimento de desempregados na pós-pandemia, no município de Corumbá-MS, no Rio de Janeiro-RJ, em Londrina-PR, em Brasília-DF e em Porto Velho-RO. Para isso serão identificados os sentimentos gerados pela situação de desemprego; analisadas as estratégias e mecanismos defensivos frente ao lugar sofrimento no desemprego; traçadas as trajetórias ocupacionais, as vivências de acomodação aos valores societais e os desafios impostos com a ruptura biográfica; identificadas as patologias sociais relativas ao desemprego e suas expressões (depressão, ideação suicida, servidão e gratidão). Baseada na teoria metodológica da Psicodinâmica do trabalho, serão convidados a participar da pesquisa homens e mulheres sem emprego (desemprego aberto) ou em situação de desemprego oculto por trabalho precário, com cadastro no CRAS e/ou no Balcão de Empregos de cada uma dessas cidades. Sob a forma de uma pesquisa-ação a clínica do trabalho será composta por 10 encontros coletivos. Na fase da demanda as pessoas serão submetidas a uma entrevista individual com questões socioeconômicas, demográficas e ocupacionais e responderão à Escala de Sofrimento Psíquico e Social de Trabalhadores Desempregados. Os encontros ocorrerão nos Balcões de Emprego, Centros Comunitários ou CRAS, e buscarão dar voz e proporcionar a ressignificação do sofrimento dos que se encontram à margem do mercado de trabalho formal. Os encontros serão gravados, transcritos na íntegra e analisados pela Análise de Conteúdo, com a proposta de ampliar a categorização da identidade, reconhecimento (Honneth) e saúde mental. frente aos valores societais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .

