Referências Bibliográficas para a Prova de Conhecimentos Específicos do PPGE/CPAN 2024
O Programa de Pós-Graduação em Educação divulga a lista das referências para a prova de conhecimentos específicos do Processo Seletivo 2024:
ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
ARROYO, Miguel. Outros sujeitos, outras pedagogias. 2a ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2014.
ARROYO, M. G. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis: Vozes, 2000.
AZEVEDO, Janete Maria Lins. O Estado, a política e a regulação do setor educacional no Brasil: uma abordagem histórica. In: Naura Syria Carapeto Ferreira, Márcia Angela da S. Aguiar (orgs.). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. 2a Ed. São Paulo: Cortez, 2001. p.17-42.
CORSARO, W. Sociologia da Infância. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.
FRIGOTTO, G. Pandemia, mercantilização da educação e resistências populares. Germinal: Marxismo e educação em Debate, v. 13, n. 1, pp. 636–652. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/44442https://doi.org/10.9771/gmed.v13i1.44442
KASSAR, M. de C. M.; REBELO, A. S.; OLIVEIRA, R. T. C. de. Embates e disputas na política nacional de Educação Especial brasileira. Educação e Pesquisa, v. 45, e217170, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/SVmZZLzBnrZFnyqXR9TSpYc/?lang=pt
LOURO, G. L. (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; KISHIMOTO, T. M.; PINAZZA, M. A. Pedagogia(s)da infância: Dialogando com o passado, construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007.