SANDRO MOURA SANTOS – FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: A IDENTIDADE DOS PROFESSORES DO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL/CAMPUS CORUMBÁ
RESUMO
Este estudo insere-se na Linha de Pesquisa “Práticas educativas, formação de
professores(as)/educadores(as) em espaços escolares e não escolares” do curso de
Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade
Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Câmpus do Pantanal (CPAN). Vinculado ao
Grupo de Estudos e Pesquisa sobre formação e práticas docentes (Forprat),
apresenta como temática a formação docente para a educação profissional, científica
e tem como objeto de discussão a formação docente para a Educação Profissional,
Científica e Tecnológica (EPCT) no Campus Corumbá do Instituto Federal de Mato
Grosso do Sul (IFMS). O problema investigado foi o hibridismo constatado no perfil
do corpo docente do referido campus, cujo quadro de professores é composto por
profissionais licenciados, vinculados às áreas do conhecimento que constituem o
núcleo comum (núcleo propedêutico) dos cursos técnicos integrados, e por
profissionais não licenciados, vinculados às disciplinas do núcleo específico (núcleo
técnico) dos cursos. Tem-se como objetivo geral compreender os caminhos para
constituição da identidade docente dos professores da EPCT lotados no
IFMS/Campus Corumbá. Para tanto a abordagem será qualitativa, e o estudo se
caracteriza ainda como explicativo e descritivo, no que tange aos seus objetivos. Em
relação às fontes de informação, recorreu-se ao trabalho de campo e o procedimento
para a produção dos dados teve nuances do estudo de caso. Constatou-se que os
professores do Campus Corumbá apresentam bom nível de qualificação no que tange
a cursos de mestrado e de doutorado, suas trajetórias de formação desenvolveramse
majoritariamente em instituições públicas de ensino e que um parcela significativa
desses profissionais não possui formação específica para a docência. Também se
observou que o hibridismo é um fenômeno intrínseco à verticalidade, que, portanto, é
decorrente dos objetivos e finalidades dos institutos federais e perpassa a composição
do corpo docente, do corpo discente e da identidade institucional. Além disso,
verificou-se que, em face da verticalidade, os professores participantes da pesquisa
elaboram uma concepção ampliada da docência e se frustram por não conseguirem
atender de forma satisfatória todas as dimensões do trabalho docente a partir dessa
concepção ampliada.
Palavras-chave: Educação Profissional, Científica e Tecnológica; docência;
profissionalização; trajetória.
ABSTRACT
This study is part of the Research Line “Educational practices, education of
teachers/educators in school and non-school spaces” of the Master’s course of the
Postgraduate Program in Education (PPGE) of the Federal University of Mato Grosso
do Sul (UFMS), Pantanal Campus (CPAN). Linked to the Study and Research Group
on teaching education and practices (Forprat), it presents teacher education for
professional and scientific education as its theme and has as its object of discussion
teacher training for Professional, Scientific and Technological Education (EPCT) on
Campus Corumbá of the Federal Institute of Mato Grosso do Sul (IFMS). The problem
investigated was the hybridity found in the profile of the teaching staff of the
aforementioned campus, whose teaching staff is composed of licensed professionals,
linked to the areas of knowledge that constitute the common core (propaedeutic core)
of the integrated technical courses, and by non-licensed professionals, linked to the
disciplines of the specific core (technical core) of the courses. The general objective is
to understand the paths for the constitution of the teaching identity of the EPCT
teachers working at the IFMS/Campus Corumbá. Therefore, the approach will be
qualitative, and the study is also characterized as explanatory and descriptive, with
regard to its objectives. Regarding the sources of information, fieldwork was used and
the procedure for producing data had nuances of a case study. It was found that the
professors at Campus Corumbá have a good level of qualification with regard to
master’s and doctoral courses, their education trajectories were developed mostly in
public educational institutions and that a significant portion of these professionals do
not have specific education for teaching. It was also observed that hybridity is an
intrinsic phenomenon to verticality, which, therefore, is a result of the objectives and
purposes of federal institutes and permeates the composition of the faculty, the student
body and the institutional identity. In addition, it was found that, in the face of verticality,
the teachers participating in the research elaborate an expanded conception of
teaching and are frustrated by not being able to satisfactorily meet all dimensions of
teaching work based on this expanded conception.
Keywords: Professional, Scientific and Technological Education; teaching;
professionalization; trajectory.