SIMÉIA MARÇAL DE SOUZA FREITAS – A Construção da Identidade Profissional do Professor (Bacharel) do Ensino Superior do Câmpus do Pantanal da UFMS
RESUMO
Estando vinculada à Linha de Pesquisa: Práticas educativas, formação de professores(as)/educadores(as) em espaços escolares e não escolares, do Programa de Pósgraduação em Educação na modalidade acadêmica, com área de concentração em Educação Social, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Câmpus do Pantanal, o presente trabalho apresenta os resultados da pesquisa que teve como objeto de estudo a construção da identidade profissional do professor do Ensino Superior, especificamente àqueles com formação inicial em Bacharelado. Assim, delimitamos como objetivo geral compreender os processos de construção da identidade docente dos professores bacharéis que atuam nos cursos de graduação – Bacharelado – da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS – Câmpus do Pantanal; e, como objetivos específicos: verificar os perfis dos docentes; identificar as percepções destes sobre o processo de fazerem-se docentes; e, discutir possibilidades formativas mais assertivas para professores bacharéis, que não obtiveram nenhuma experiência e formação para atuarem no Ensino Superior. A investigação, de caráter qualitativo, é descritiva e explicativa segundo os objetivos, enquadrando-se também como um estudo de caso, que teve como participantes 29 professores universitários bacharéis e efetivos da instituição citada, atuantes nos cursos de bacharelado. Para a recolha dos dados foi utilizado o questionário misto, composto por 20 questões, sendo que, para o tratamento das informações obtidas foi empregada a técnica de “Análise de Conteúdo” da vertente francesa. Os resultados da pesquisa confirmaram as descobertas de outros estudos quanto ao processo constitutivo da identidade docente dos professores bacharéis que se constrói e reconstrói, a partir das suas experiências vivenciadas e vai se modificando ao longo do tempo, também, em decorrência delas. No início da profissão docente os professores sentiram e até hoje sentem dificuldades no desenvolvimento das aulas, dada a falta de formação pedagógica, evidenciando, assim, a importância da formação específica para a docência. Entendendo que a construção da identidade dos docentes vai além da formação acadêmica, pois toda a trajetória de vida pessoal interfere na profissional, acreditamos que é necessário que as universidades criem e desenvolvam políticas internas de formação inicial, de desenvolvimento e continuada dos saberes e conhecimentos específicos para a docência, que sejam direcionadas, especificamente, para os bacharéis.
Palavras-chave: Formação de professores para o Ensino Superior. Profissionalização docente. Percurso formativo do docente no Ensino Superior. Saberes para docência no Ensino Superior.
ABSTRACT
Being linked to the Research Line: Educational practices, training of teachers and educators in school and non-school spaces, of the Graduate Program in Education in the academic modality, with a concentration area in “Social Education”, from the Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – Campus do Pantanal, the present academic work presents the results of the investigation that had as its object of study “the construction of professional identity of the Higher Education teacher, specifically those with initial graduation in Bachelor’s degree”. Thus, we delimited as a general aim “to understand the process of constructing the teaching identity of the bachelor’s teachers who work in the undergraduate courses – Bachelor’s degrees – of the Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS – Campus do Pantanal”; and, as specific aims: to verify the profile of the teacher; identify their perceptions about the process of becoming teacher; and, discuss more assertive training possibilities for bachelor teachers who haven’t had any experience and training to work with Higher Education. The investigation, of a qualitative nature, is descriptive and explanatory according to the objectives, also fitting as a study case, which had 29 effectives university professors from the aforementioned institution, with bachelor’s degrees, working in the bachelor’s degree courses. For data collection, a mixed questionnaire was used, formed by 20 questions, and for the treatment of the information provided, the technique of “Content Analysis” of Lawrence Bardin’s french technique was used. The research’s results confirmed the findings of other studies regarding the constitutive process of the teaching identity of bachelor professors, which constructed and reconstructed itself, based on their experiences, and which changes over time, also as a result of them. At the beginning of the teaching profession, teachers felt and still feel difficulties in the development of classes due to the lack of pedagogical training, thus, highlighting the importance of specific training for teaching. Understanding that the construction of the identity of teachers goes beyond academic training, as the entire trajectory of personal life interferes with professional life, we believe that it is necessary for universities to create and develop internal policies for initial training, development and continuous and specific knowledge for teaching, which are specifically aimed at bachelors.
Keywords: Teacher training for Higher Education; Teacher professionalization; Teacher training path in Higher Education; Knowledge for teaching in Higher Education.