TATIANA DA SILVA RAMOS BATISTA – A DIMENSÃO CRIATIVA DA DOCÊNCIA: CONCEITUAÇÕES A PARTIR DA PEDAGOGIA RETÓRICA E DA FILOSOFIA DE GILLES DELEUZE
RESUMO
Este trabalho vincula-se à Linha de Pesquisa Formação de Educadores e Diversidade do
Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul –
Câmpus do Pantanal (PPGE UFMS/CPAN), e ao Grupo de Pesquisa Retórica e
Argumentação na Pedagogia (USP/CNPq). Tendo em vista o interesse em investigar as
relações entre pensamento, criação e docência, o objetivo geral da pesquisa foi elaborar
conceitos sobre a dimensão criativa da docência. Para o alcance desta finalidade foram
elaboradas as seguintes metas específicas: (i) refletir a docência e a criação na interface com
os pressupostos da pedagogia retórica; (ii) discutir as relações entre pensamento e criação no
âmbito das conceituações de Gilles Deleuze e, também, identificar e discutir as contribuições
do pensamento deleuzeano para ampliar, ou reelaborar, as bases da pedagogia retórica; e (iii)
debater a criação na relação com o trabalho do professor. A metodologia da pesquisa, de
abordagem qualitativa, é de caráter bibliográfico. O caminho metodológico da pesquisa
envolveu a identificação dos principais conceitos mobilizados pela filosofia deleuzeana no
que tange ao tema do pensamento como um ato de criação, e, igualmente, a apresentação das
principais argumentações que sustentam o paradigma da pedagogia retórica. Defendemos a
riqueza do aporte teórico deleuzeano para fomentar debates sobre o pensamento e a criação,
contribuindo, por conseguinte, para reflexões sobre o trabalho docente, inclusive sobre a
docência no diálogo com o paradigma da pedagogia retórica. Os resultados da pesquisa
mostram que a docência é realizada, maximamente, mediante a criação: de encontros, de
possibilidades para a participação em situações retóricas, de experiências estéticas, de
sentidos e significados, de atos imaginativos e de ação poética. Concluímos que a dimensão
criativa da docência é fomentada considerando os conceitos de: (i) experiências estéticas e
ficções, remetendo à centralidade dos afectos, do alargamento da sensibilidade e da
investigação das intensidades na docência, para a criação de ficções, isto é, de novos mundos;
(ii) estética da multiplicidade, apresentando a necessidade de o professor desenvolver gosto
pela beleza que provém do que é diferente, do que tensiona e nos faz pensar; e (iii)
rompimento com o – e criação do – comum, indicando o delicado equilíbrio, vivido no ato de
exercer a dimensão criativa da docência, em que professores pensam nas possibilidades de
partilha do comum, mas também se tornam desejosos de mais experiências estéticas,
movendo-se pelo insólito, por entre aquilo que não foi percebido, subvertendo representações.
Palavras-chave: Educação escolar. Filosofia da educação. Experiência estética. Trabalho e
formação docente.
ABSTRACT
This work is linked to the Research Line Educator Formation and Diversity of the
Postgraduate Program in Education of the Federal University of Mato Grosso do Sul –
Pantanal Campus (PPGE UFMS/CPAN), and to the Research Group Rhetoric and
Argumentation in Pedagogy (USP/CNPq). In view of the interest in investigating the relations
between thinking, creating, and teaching, the general objective of the research was to
elaborate concepts about the creative dimension of teaching. To reach this goal, the following
specific goals were elaborated: (i) to reflect on teaching and creation in the interface with the
assumptions of rhetorical pedagogy; (ii) to discuss the relations between thought and creation
in the scope of Gilles Deleuze’s conceptualizations and, also, to identify and discuss the
contributions of Deleuze’s thought to broaden, or rework, the bases of rhetorical pedagogy;
and (iii) to discuss creation in the relation with the teacher’s work. The methodology of the
research, of qualitative approach, is bibliographical in nature. The methodological path of the
research involved the identification of the main concepts mobilized by Deleuzean philosophy
regarding the theme of thought as an act of creation, and, equally, the presentation of the main
arguments that sustain the paradigm of rhetorical pedagogy. We defend the richness of
Deleuzean theoretical contribution to foster debates about thought and creation, contributing,
therefore, to reflections about the teaching work, including teaching in the dialogue with the
paradigm of rhetorical pedagogy. The results of the research show that teaching is
accomplished, to the utmost, through creation: of encounters, of possibilities for participation
in rhetorical situations, of aesthetic experiences, of senses and meanings, of imaginative acts
and poetic action. We conclude that the creative dimension of teaching is fostered by
considering the concepts of: (i) aesthetic experiences and fictions, referring to the centrality of
affections, the broadening of sensitivity and the investigation of intensities in teaching, for the
creation of fictions, that is, of new worlds; (ii) aesthetics of multiplicity, presenting the need
for the teacher to develop taste for the beauty that comes from what is different, from what
tenses and makes us think; and (iii) breaking with – and creating – the common, indicating the
delicate balance, lived in the act of exercising the creative dimension of teaching, in which
teachers think about the possibilities of sharing the common, but also become eager for more
aesthetic experiences, moving through the unusual, through what was not perceived,
subverting representations.
Keywords: School education. Philosophy of education. Aesthetic experience. Work and
teacher education.