YASMIN OLIVEIRA CABRAL – A criação cinematográfica na educação estético-humanista do(a) professor(a)

Postado por: Thayná Carvalho da Silva

RESUMO

CABRAL, Yasmin Oliveira. A criação cinematográfica na educação estético-humanista
do(a) professor(a). 2022. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Mato
Grosso do Sul, Campus do Pantanal. Corumbá, 2022
Esta pesquisa vincula-se à Linha de Pesquisa Práticas educativas, formação de
professores(as)/educadores(as) em espaços escolares e não escolares do Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus do Pantanal
(PPGE UFMS/CPAN) e ao grupo de pesquisa Discursos e Práticas Poéticas na Educação
(UFMS-CPAN/CNPq). O estudo tem como pressuposto teórico o ideário de Lev Vigotski
(1896-1934), em especial a centralidade da vivência (perejivânie), organizada de modo a
respeitar os seus princípios estéticos, para promover o engrandecimento expressivo e poético
dos indivíduos, tornando-os cada vez mais capazes de imaginar e criar mundos diferentes, com
relações e ações humanizadas. Também são considerados estudos teóricos sobre a arte
cinematográfica, que apresenta como área de conhecimento com potencial para impulsionar a
educação estética e humanista do (a) professor(a). Tendo em vista tal arcabouço teórico, o
objetivo geral desta pesquisa é analisar o potencial da arte cinematográfica para a educação
estética e porquanto humanista do professor(a); também foram vislumbradas as seguintes ações
de pesquisa: compreender, teoricamente, as relações entre vivência estética, criação
cinematográfica e formação de professores (as); vivenciar a criação de um curta-metragem com
professores(as); analisar o discurso dos(as) professores(as) sobre o potencial formativo da
vivência com arte, em específico com a criação cinematográfica, inclusive considerando o
cenário de pandemia. A metodologia da pesquisa abarcou duas etapas; a primeira consistiu em
um estudo bibliográfico, para desenvolver as discussões teóricas pretendidas na relação com as
proposições de Vigotski sobre estética, arte e formação humanista; a segunda diz respeito a um
estudo empírico, uma pesquisa participante, com processo que abarcou debates sobre a criação
cinematográfica e a produção de dois curtas-metragens com um grupo de sete professores(as);
foram realizados registros acerca das vivências com os(as) professores(as) e duas entrevistas
semiestruturadas com cada participante da práxis, no início e no término do processo de
trabalho empírico e coletivo. Os dados mostram que a arte cinematográfica tem potencial para
envolver os indivíduos em um processo coletivo que potencializa perejivânie, especialmente
mediante a possibilidade de deslocamentos dos sujeitos e de conhecimentos de
realidades/noções diferentes das vivências pessoais. A arte no desenvolvimento profissional
dos docentes também impulsiona a voluntariedade, inclusive a vontade de criar – uma criação
que pode ser de sentidos, de narrativas, de tempos e espaços, de currículo e de propostas
pedagógicas. A arte se torna poderosa, ainda, para mediar o desenvolvimento da sensibilidade
dos(as) professores(as), tensionando as suas formas de pensar e de agir, abrindo brechas para
mais conscientizações; em meio a programas de formação com as artes, os(as) professores(as)
também se sentem impelidos a expressar temas/assuntos necessários de serem tratados,
inclusive teoricamente e com mais profundidade, em formações posteriores. No que tange à
arte cinematográfica, em específico, o seu potencial para a formação de professores(as) remete
à possibilidade de representar e recriar a realidade por meio da própria realidade; o cinema
fortalece a possibilidade de leitura histórica e social dos fenômenos vividos e também de criação
poética dos mesmos, pois as suas composições envolverão pessoas, seres, cenários, temas,
movimentos, iluminações, sonoridades, que são próximos à vida, apresentando mais potencial
persuasivo, ou seja, convencendo de que é preciso analisar situações e criar arranjos de vida
poéticos, que fortaleçam o desenvolvimento omnilateral do ser humano.

Palavras-chave: Cinema. Educação estética. Teoria histórico-cultural. Profissão docente.

ABSTRACT

CABRAL, Yasmin Oliveira. The cinematographic creation in the aesthetic-humanist
education of the teacher. 2022. Dissertation (Master’s degree in Education). Universidade
Federal do Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal. Corumbá, 2022.
This research is linked to the Research Line Educational practices, training of
teachers/educators in school and non-school spaces of the Graduate Program in Education of
the Federal University of Mato Grosso do Sul – Campus do Pantanal ( PPGE UFMS/CPAN)
and the research group Discourses and Poetic Practices in Education (UFMS-CPAN/CNPq).
The study is theoretically based on the ideas of Lev Vygotsky (1896-1934), especially the
centrality of experience (perezhivanie), organized in order to respect its aesthetic principles, to
promote the expressive and poetic aggrandizement of individuals, making them increasingly
capable of imagining and creating different worlds, with humanized relationships and actions.
Theoretical studies on cinematographic art are also considered, which it presents as an area of
knowledge with the potential to increasing the teacher’s aesthetic and humanist education.
Considering the theoretical branch, this research’s main objective is to analyze the potential of
cinematographic art for the aesthetic education, and therefore humanist, of the teacher; the
following research actions were also envisioned: theoretically understanding the relationships
between aesthetic experience, cinematographic creation and teacher training; experience the
creation of a short film with teachers; to analyze the teachers’ discourse on the formative
potential of living with art, specifically with cinematographic creation considering the
pandemic scenario. The research methodology covered two stages; the first consisted of a
bibliographic study to develop the theoretical discussions intended in relation to Vygotsky’s
propositions on aesthetics, art and humanist training; the second is about an empirical study, a
participant observation., that included debates on cinematographic creation and the production
of two short films with a group of seven teachers; records were made about the experiences
with the teachers and two semi-structured interviews with each praxis participant, at the
beginning and end of the empirical process. The data show that cinematographic art has the
potential to involve individuals in a collective process that enhances perezhivanie, especially
through the possibility of move the subjects and your knowledge of realities/notions different
from personal experiences. Art in the teacher’s’ professional development can also encourages
voluntarism, which includes the will to create – a creation that can be meaningful within
narratives, and perception of time and space, curriculum, and pedagogical proposals. Art also
becomes powerful way to mediate the development of teachers’ sensitivity, straining their ways
of thinking and acting, opening gaps for more awareness; in the midst of training programs with
the arts, teachers also felt compelled to express themes/subjects that needed to be addressed,
theoretically and in more depth, in future training programs. About cinematographic art, in
particular, and its potential for teacher training refers to the possibility of representing and
recreating reality through reality itself; cinema strengthens the possibility of historical and
social reading of the world, besides the poetic creation of them, because its compositions will
involve people, beings, scenarios, themes, movements, lighting, sounds, which are close to life
itself, presenting more persuasive potential, that is, convincing that it is necessary to analyze
situations and create poetic ways of living that will strengthen the omnilateral development of
the human being.

Keywords: Cinema. Aesthetic education. Cultural-historical theory. Teaching profession.

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