Projetos de Pesquisa
Linha de Pesquisa 1: POLÍTICAS, PRÁTICAS INSTITUCIONAIS E EXCLUSÃO/INCLUSÃO SOCIAL
Docente: Bárbara Amaral Martins
Nome do projeto: ALTAS CAPACIDADES EM RELAÇÃO A FATORES SOCIOECONÔMICOS E DE PERSONALIDADE
Descrição do projeto: A invisibilidade das pessoas com altas capacidades é um problema global e conhecer suas características psicossociais contribui para o reconhecimento desses indivíduos e para a oferta de respostas educativas adequadas às suas necessidades. Nesse sentido, a pesquisa visa analisar os traços de personalidade, fatores socioeconômicos, níveis de resiliência e grit de pessoas com altas capacidades.
Docente: Bárbara Amaral Martins
Nome do Projeto: CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA IDENTIFICAÇÃO DE ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
Descrição do projeto: Estudantes com altas habilidades/superdotação precisam ser devidamente identificados para que as medidas educacionais necessárias ao máximo desenvolvimento de suas potencialidades possam ser tomadas. Assim, o objetivo desta pesquisa é construir e validar um instrumento para identificação de alunos com indicadores de altas habilidades/superdotação no Ensino Fundamental I, destinado ao uso de professores.
Docente: Bárbara Amaral Martins
Nome do projeto: EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA FRENTE ÀS TRANSFORMAÇÕES DO ENSINO EM UMA SOCIEDADE PANDÊMICA E PÓS-PANDÊMICA
Descrição do projeto:A Educação Inclusiva busca atender toda a diversidade existente no ambiente escolar, acolhendo os grupos historicamente excluídos, proporcionando a participação e aprendizagem de todos e de cada um. Desde o início de 2020, em decorrência da Pandemia de COVID-19 em todo o mundo, muitas escolas tiveram que implementar alternativas de atuação de forma a garantir a continuidade da escolarização dos estudantes nas mais diversas realidades educacionais e sociais, buscando atender uma perspectiva inclusiva de ensino. Este projeto de pesquisa, com desenho metodológico qualitativo descritivo, tem como objetivo geral sistematizar os desafios enfrentados e as estratégias de superação adotadas diante de eventuais prejuízos no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes público-alvo da Educação Especial (PAEE), decorrentes do distanciamento social e do ensino remoto, pelas escolas públicas brasileiras junto às equipes escolares, estudantes e suas famílias. E como objetivos específicos: a) Conhecer como se desenvolveram as práticas pedagógicas dos professores do Ensino Fundamental (anos iniciais) participantes da pesquisa, no período de suspensão das aulas presenciais durante a pandemia; b) Conhecer os procedimentos adotados ou planejados para a volta às aulas nas escolas participantes. c) Analisar as dificuldades e as possibilidades encontradas para o desenvolvimento das práticas pedagógicas junto aos estudantes com deficiência durante o ensino remoto e frente ao retorno das aulas presenciais. d) Compartilhar práticas exitosas desenvolvidas pelas escolas que permitam a participação e a aprendizagem de todos os estudantes no retorno às aulas no período pós-pandêmico. Para realização do estudo serão utilizados questionários, entrevistas e grupos focais com professores, equipe gestora, estudantes PAEE e seus pais e análise de documentos. Diante dos resultados da análise de conteúdo, pretende-se publicar um e-book com práticas educacionais inclusivas exitosas e divulgar o estudo por meio de publicações científicas. Além de valorizar a educação como um dos principais caminhos para combater as desigualdades sociais, realçada pela necessidade de recuperação e renovação institucionais frente às transformações do ensino em uma sociedade pandêmica e pós-pandêmica. Projeto aprovado pela Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 UNIVERSAL.
Docente: Bárbara Amaral Martins
Nome do Projeto: Programa para Cultivo de Capacidades Superiores (PROCUCAS)
Descrição do projeto: O Programa para Cultivo de Capacidades Superiores (PROCUCAS) é um projeto de extensão que tem o objetivo de estimular o desenvolvimento das potencialidades de estudantes da educação básica que apresentam precocidade e/ou indicadores de altas habilidades/superdotação. Sua execução envolve a identificação de estudantes que se destacam entre seus pares etários, o oferecimento de atividades de enriquecimento extracurricular e orientações a pais ou responsáveis. O PROCUCAS é coordenado pela professora Dra. Bárbara Amaral Martins que o desenvolve em conjunto com discentes e egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação do Câmpus do Pantanal (CPAN).
Docentes: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar e Andressa Santos Rebelo
Nome do projeto: Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) e inovação nos processos de escolarização na educação inclusiva: diferentes contextos no Brasil e na Espanha
Descrição do projeto: Um dos grandes problemas da educação brasileira hoje consiste no insucesso do cumprimento da meta de se alfabetizar todos os alunos até os 8 anos de idade. Essa questão toma proporções maiores a partir do momento em que o Estado brasileiro opta por atender os alunos público-alvo da educação especial nas escolas comuns da educação básica, demandando a formulação de políticas públicas que garantam a aprendizagem destes alunos e novas formas de organização do trabalho pedagógico nas escolas. O projeto de investigação aqui proposto pretende impulsionar a modificação da organização escolar (criando tempos e oferendo recursos materiais e pessoais que ajudem ao desenvolvimento integral dos alunos), das crenças e práticas dos professores (oferecendo formação específica e assessoramento) e das aprendizagens dos alunos (priorizando a participação de todos os alunos em atividades diferenciadas). O domínio pleno do uso da língua materna, em suas diferentes formas, tem papel estruturante na organização do pensamento e na aquisição dos demais conhecimentos escolares, o que o torna imprescindível e prioritário no processo de escolarização. Atento às responsabilidades das redes públicas de ensino para a efetivação da política de inclusão escolar, o objetivo desta pesquisa é analisar possíveis impactos do uso cotidiano de tecnologias de informação e comunicação (TIC) para transformação das práticas pedagógicas na escola, frente ao desafio de organização de ações criativas e inovadoras, que atendam adequadamente a escolarização em escolas em situação de diversidade/adversidade. Em específico, objetiva-se: 1. Avaliar possíveis impactos do uso cotidiano de TIC em salas de aula no desenvolvimento escolar dos alunos, em especial nos processos de leitura e escrita; 2. Investigar o impacto de ações de formação continuada para uso das TIC para professores da educação básica, nos processos de criação de procedimentos para a escolarização de alunos com diferentes necessidades educacionais especiais na escola comum; 3. Analisar possíveis impactos do intercâmbio de práticas pedagógicas que envolvam o uso dessas tecnologias, de materiais educacionais e modificações no currículo, com foco na diversidade, em escolas no Brasil e na Espanha; 4. Investigar possíveis impactos da instrumentalização de técnicos das secretarias de educação brasileiras sobre acesso, uso e elaboração de bancos de dados oficiais no fortalecimento de suporte a ações inovadoras nas políticas educacionais locais. Para o desenvolvimento deste trabalho, pretende-se realizar uma pesquisa-ação, com a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em diferentes contextos educacionais. O campo empírico constitui-se em escolas públicas sediadas nas cidades de Belém (PA), Rio de Janeiro (RJ), Duque de Caxias (RJ), Campo Grande (MS) e Corumbá (MS) no Brasil e Guadalajara (C-LM, Espanha) e Alcalá de Henares (CM, Espanha) na Espanha. Esta proposta justifica-se por ser uma tentativa de promover uma articulação qualificada entre a universidade e as escolas da educação básica, como forma de contribuir para que ocorram mudanças nessa realidade. A proposta se articula de forma multidisciplinar, envolvendo conhecimentos produzidos por grupos de pesquisadores que investigam: políticas e práticas de educação especial, desenvolvimento humano e educação, acesso e tratamento de dados estatísticos a partir de fontes oficiais, avaliação de programas educacionais, processos de aquisição da leitura e escrita em escolas comuns, tecnologias de informação e comunicação em sala de aula, mídia, jogos em contextos educativos e alfabetização digital, sistemas de informação e banco de dados. Seus participantes apresentam produção científica nas áreas de Políticas Públicas, Educação, Educação Especial, Estatística, Indicadores Educacionais, Alfabetização, Ciência da Computação, Tecnologia Educacional, Estudos da Linguagem e Psicologia.
Para mais informações, clique aqui.
Docente: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar
Projeto de Pesquisa: Estudo das relações entre o atendimento à pessoa com deficiência no Brasil e a produção europeia e norte-america
Descrição do projeto: Na história da educação especial brasileira, há inúmeros exemplos de referências estrangeiras nas políticas e práticas adotadas em relação ao atendimento educacional das pessoas com deficiências. Partindo dessa constatação, o objetivo deste projeto consiste em conhecer a relação entre as concepções de deficiência e de seu atendimento na Europa e América do Norte a formação da perspectiva da política de atendimento educacional no Brasil para essa população. O corpus da pesquisa constitui-se de documentos da legislação brasileira, produção científica brasileira referente à deficiência e seu atendimento em diferentes épocas, produção científica europeia e norte-americana referente à deficiência e seu atendimento em diferentes épocas, e documentos internacionais de orientação a diferentes países. Trata-se de uma pesquisa documental e para fins de organização dos procedimentos de coleta e análise dos dados, dividimos o trabalho em três períodos: Colônia e Império; início da República até a Constituição de 1988; e da Constituição de 1988 até o início do século XXI.
Docente: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar
Projeto de Pesquisa: Fontes estrangeiras na legislação educacional para crianças “anormais”
Descrição do projeto: O contato com normas e leis que direcionam a educação especial brasileira indica a existência de indícios de referências científicas estrangeiras, delineando as políticas e práticas adotadas em relação ao atendimento educacional das pessoas com deficiências. Partindo dessa constatação, o objetivo deste projeto consiste em identificar possíveis fontes científicas para a elaboração de leis e decretos brasileiros. O corte temporal será o período constituído entre o II Império, período de implantação do Instituto Imperial dos Meninos Cegos (1854) e o término da II Guerra, com a formação na Organização das Nações Unidas em 1946. O corpus da pesquisa constitui-se de três conjuntos de materiais: documentos da legislação brasileira, que se referem ao atendimento escolar das pessoas com deficiências; revistas dirigidas aos professores da instrução pública, em que estão registradas orientações ao corpo docente e trazem artigos científicos da época; e a produção científica brasileira (suas fontes e proposições) e a estrangeira divulgada no país, traduzida ou não, e apresentada em congressos no período.
Docente: Vanessa Catherina Neumann Figueiredo
Projeto de Pesquisa: Análise da ocorrência de patologias sociais no contexto universitário
Descrição do projeto: Esta pesquisa objetiva analisar a organização do trabalho e sua relação com o surgimento de sofrimento patogênico no contexto universitário da cidade de Corumbá, MS e mais especificamente, analisar e comparar a ocorrência de patologias sociais em docentes e técnicos do serviço público e da iniciativa privada; analisar a relação entre organização do trabalho e as situações violência simbólica (assédio moral), de servidão voluntária (workaholism) e de stress e burnout; identificar as estratégias defensivas usadas frente ao sofrimento; analisar aspectos geradores de prazer e realização profissional diante do contexto laboral. Para alcançar estes objetivos, o estudo se fundamentará na abordagem da Psicodinâmica do Trabalho, que tem ganhado relevância a partir dos anos 80, e busca analisar a relação entre organização do trabalho e sofrimento no contexto laboral, entendendo que os efeitos do trabalho realizado em condições precárias e de sobrecarga podem fazer com que surjam patologias sociais, com a manifestação do sofrimento patogênico. Assim, na primeira etapa do projeto serão levantada a presença de workholic, de burnout e de assedio. Como a Psicodinâmica do Trabalho também compreende que este mesmo trabalho pode ser ressignificado quando oferece possibilidade dos trabalhadores colocarem sua inteligência e saber-fazer na execução de suas atividades profissionais, indo ao encontro dos projetos e desejos individuais, e não apenas às metas das instituições, a segunda etapa da pesquisa será constituída pela análise qualitativa feita a partir de encontros com docentes e técnicos das instituições pesquisadas. Baseada na Clínica Psicodinâmica do Trabalho, esta etapa do estudo poderá proporcionar a reflexão e ressignificação do sofrimento vivenciado durante os encontros coletivos, tendo em vista não apenas assegurar o cumprimento dos objetivos da pesquisa, mas também melhorar a saúde mental e a qualidade no trabalho, bem como a diminuir o número de afastamentos e solicitações de remoção do Campus do Pantanal da UFMS, fortalecendo para isso os laços sociais no trabalho. A relevância do delineamento quanti-quali se dá, portanto, pela necessidade de investigar como a subjetividade é mobilizada no enfrentamento de aspectos adversos da organização do trabalho, não bastando apenas o levantamento de situações conflituosas e geradoras de sofrimento por meio da realização de entrevistas coletivas, a serem realizadas em grupo e por categorias de carreira (técnicos, docentes e coordenadores), possibilitando a análise das estratégias defensivas usadas e que anulam temporariamente o adoecimento em cada grupo. Ao serem sensibilizados da utilização de defesas, espera-se que cada categoria consiga romper com situações geradoras de adoecimento, pois quando aceitam e/ou promovem comportamentos abusivos é a integridade física, psicológica e moral que é atingida, além do próprio objetivo da instituição e da qualidade do serviço prestado. No que tange à inovação deste projeto de pesquisa, poucos estudos têm se voltado à saúde mental de trabalhadores, principalmente na perspectiva da Psicodinâmica do Trabalho, principalmente no Mato Grosso do Sul. (SILVA, 2014; AZEVEDO; FIGUEIREDO, 2015; AFFELDT, 2016; BASSOLI, 2017; SANTOS, 2017; VASCONCELLOS, 2017). Esta metodologia visa tanto analisar as ocorrências de sofrimento como fomentar a criação de espaços que potencializem o incremento da saúde dos trabalhadores nas instituições de ensino superior. Assim, espera-se que os produtos finais gerados possam contribuir na elaboração e prática de tecnologias de cuidado e atenção que sirvam de modelo para o contexto da educação, reconhecendo à importância do trabalho na produção de saúde ou sofrimento e adoecimento.
Docente: Vanessa Catherina Neumann Figueiredo
Projeto de Pesquisa: Sofrimento psíquico e social em homens desempregados na cidade de Corumbá-MS
Descrição do projeto: Esta pesquisa tem como objetivo buscar a partir do olhar da ciência psicológica constituído na interface saúde mental e trabalho contribuir e acrescentar ao debate sobre a questão do desemprego, verificando aspectos relacionados ao sofrimento psíquico e sofrimento social de indivíduos que se encontram na condição de não trabalho, possibilitando através disso gerar conhecimentos acerca da compreensão da subjetividade do desempregado e do sofrimento humano, seus conteúdos, suas significações e suas formas, assim como, dos fatores histórico-sociais que se inter-relacionam a esse fenômeno. O estudo se desenvolverá através de abordagem quantitativa, de recorte transversal, no qual serão entrevistados 200 homens em situação de desemprego na cidade de Corumbá-MS, utilizando os seguintes instrumentos: questionário socioeconômico e Escala de Avaliação do sofrimento psíquico e social de desempregados. Os critérios de inclusão serão estar cadastrados ou em busca de empregos na Casa do Trabalhador de Corumbá e ser maior de idade, e o critério de exclusão será já possuir emprego com vínculo formal. Os resultados representam uma possibilidade de compreender como a falta de trabalho e as dificuldades objetivas e subjetivas advindas dessa condição interferem na sua vida, podendo ser um amplo campo de intervenção aos psicólogos do trabalho, ainda pouco explorado.
Docente: Fabiano Antonio dos Santos
Projeto de Pesquisa: Trajetórias desde o global ao local em políticas de avaliação educacional na América Latina: um estudo internacional em rede
Descrição do projeto: Esta pesquisa tem como temática investigativa a avaliação externa aplicada ao contexto escolar. Este tipo de avaliação ganha destaque nos anos 1990, quando grande parte dos estados latino-americanos passa por reformas importantes. Desde aquele período, vai se construindo uma agenda internacional para a educação cujo foco é a mensuração da educação. Neste contexto, percebe-se que a agenda internacional para a educação tem como seus principais mandatários os Organismos Multilaterais (OM). O principal objetivo da pesquisa é mapear os usos que Brasil, Chile, Colômbia e México fazem das avaliações externas, identificando aspectos comuns e distintos entre os referidos países. A pesquisa será realizada através da análise de documentos produzidos pelos OM mais influentes nas políticas de avaliação educativa em cada país, além da análise dos principais documentos nacionais, responsáveis por orientar o processo de avaliação externa nas escolas. Após as primeiras análises, será realizado cruzamento entre os usos comuns da avaliação propostos em cada país, a fim de traçar um panorama geral para a região. Com isso, espera-se produzir um estudo que aponte os usos que se tem feito das avaliações externas na América Latina.
Docente: Beatriz Rosalia Gomes Xavier Flandoli
Nome do projeto: AÇÕES EDUCATIVAS NO SISTEMA PRISIONAL
Descrição do projeto: A pesquisa busca avaliar o impacto de ações educativas em estabelecimentos penais e mais especificamente, o impacto da leitura e da escrita em custodiados que participam de programas de remição pela leitura. O delineamento metodológico do estudo segue as prerrogativas da epistemologia qualitativa da abordagem sócio-histórica, que se ancora no Materialismo Histórico e Dialético e o recurso dos núcleos de significação. De modo convergente com a proposta da epistemologia qualitativa, adota-se a conversação como técnica de produção dos dados, sendo produzidos nas rodas de conversa analisados por meio dos núcleos de significação que integram os significados e os sentidos.
Docente: Beatriz Rosalia Gomes Xavier Flandoli
Nome do projeto: O impacto da leitura em custodiados do Estabelecimento Penal Masculino de Corumbá
Descrição do projeto: A pesquisa procura compreender os impactos da leitura em custodiados do Estabelecimento Penal Masculino de Corumbá que participam do projeto de remição pela leitura. O delineamento metodológico do estudo segue as prerrogativas da epistemologia qualitativa da abordagem sócio-histórica que se ancora no Materialismo Histórico e Dialético e o recurso dos núcleos de significação. De modo convergente com a proposta da epistemologia qualitativa, adotamos a conversação como técnica para produção dos dados, sendo os dados produzidos nas rodas de conversa analisados por meio dos núcleos de significação que integram os significados e os sentidos.
Docente: Beatriz Rosalia Gomes Xavier Flandoli
Nome do projeto: Remição de pena pela leitura a indivíduos privados de liberdade em Corumbá e Campo Grande
Descrição do projeto: Trata-se de uma parceria com a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (AGEPEN), que permite a realização de atividades educacionais e oferece os espaços dentro das unidades prisionais masculino e feminino de Corumbá e no Instituto Penal de Campo Grande (IPCG). A AGEPEN também oferece refeições aos discentes nos períodos em que estão nos estabelecimentos penais. As atividades de remição pela leitura compreendem oficinas de leitura, seleção de obras, e aplicação de resenhas aos custodiados. As resenhas produzidas são corrigidas e as aprovadas são enviadas ao Juizado de Execução penal para remição de pena. Cada lido livro que tenha resenha aprovada dá direito a 4 dias de remição, podendo o custodiado fazer até 12 resenhas por ano, o que soma 48 dias de remição de pena. O projeto teve trabalhos apresentados em dois congressos e um artigo publicado na revista do DEPEN.
Linha de Pesquisa 2: Práticas educativas, formação de professores(as)/educadores(as) em espaços escolares e não escolares.
Docente: Márcia Regina do Nascimento Sambugari
Nome do projeto: Formação e práticas educativas de leitura, escrita e alfabetização em diferentes contextos: interface com a educação social
Descrição do projeto: Este projeto de pesquisa busca subsidiar pesquisas de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso (TCC) do curso de Pedagogia do Câmpus do Pantanal (CPan), bem como pesquisas junto ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) que estejam vinculadas ao Laboratório de Estudos e Pesquisa em Pedagogia e Educação Social (LaPPES) e ao Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação e Práticas docentes (Forprat). Partimos da premissa de que o(a) professor(a) atua como educador social na medida em que reconhece a escuta, o diálogo, o compromisso social com as minorias como elementos inerentes da prática educativa. O objetivo consiste em compreender como ocorrem as práticas de leitura, escrita e de alfabetização em diferentes contextos, tomando como referência algumas facetas da Educação Social. Numa abordagem metodológica de natureza qualitativa, o estudo será realizado sob a perspectiva sociológica bourdieusiana. Os resultados serão divulgados por meio de publicação de artigos em periódicos da área; comunicações em eventos científicos locais, regionais, nacionais e/ou internacionais; organização de livro e relatórios. Este estudo também subsidiará proposições de ações de formação a partir de necessidades formativas dos(as) professores(as), e/ou educadores(as) sociais que serão identificadas ao longo da pesquisa.
Docentes: Márcia Regina do Nascimento Sambugari e Sílvia Adriana Rodrigues
Nome do projeto: Alfabetização e letramento em contextos escolares e não escolares
Descrição do projeto: O presente projeto de pesquisa busca compor um estado do conhecimento acerca da alfabetização e do letramento no Brasil, abarcando duas frentes de estudo a saber: os espaços escolares e os não escolares. Na primeira, o interesse está nas práticas pedagógicas, na formação (inicial e continuada) de professores alfabetizadores, nas políticas e programas nacionais de alfabetização, e nos indicadores de desempenho escolar aferidos pelas avaliações nacionais e internacionais em larga escala, relacionadas ao processo de alfabetização. Na segunda, o foco está na compreensão do processo de alfabetização e de letramento em contextos tais como a família, casas de acolhimento e demais instituições sociais não escolares. A abordagem metodológica do tipo qualitativa configura-se como documental e bibliográfica, tendo como fontes de consulta as seguintes bases de dados: Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) para o levantamento de dissertações e teses produzidas em Programas de pós-graduação do Brasil; Portal de Periódicos da CAPES e a Scientific Eletronic Library Online (Scielo) para o mapeamento de artigos; bem como a publicação de alguns eventos importantes da área como as reuniões da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (Anped), nacionais e regionais, o Congresso Brasileiro de Alfabetização (Conbalf), dentre outros. Os dados levantados serão organizados sob a forma de quadros e classificados por ano de publicação; tipo de produção; área; região e temáticas, a fim de se ter um panorama geral e evidenciar o que tem sido foco de preocupação nas pesquisas brasileiras acerca da alfabetização e do letramento em situações escolares e não escolares. Esse estudo faz-se necessário por subsidiar a fundamentação teórica de desdobramentos de futuras pesquisas no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação e Práticas Docentes (Forprat); do Grupo de Pesquisa em Pobreza, Educação e Desempenho Escolar (GPEDE) e do Grupo de Pesquisa sobre Pedagogia e Educação Social (GEPPES) do Câmpus do Pantanal (CPAN) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Docente: Sílvia Adriana Rodrigues e Marcia Regina do Nascimento Sambugari
Nome do Projeto: Intersecções entre histórias de vida, profissionalização e formação: com a palavra os professores da Educação Infantil (creches e pré-escolas)
Descrição do projeto: O presente projeto adota como objetivo geral compreender as características constituintes da identidade e profissionalidade docente ao longo da carreira, especificamente na Educação Infantil, envolvendo aspectos da formação e do desenvolvimento profissional em diferentes contextos. Tem-se ainda como objetivos específicos: identificar e discutir as especificidades da carreira docente na Educação Infantil (creche e pré-escola); captar e refletir sobre as experiências que provocaram as aprendizagens relacionadas à construção da identidade e da profissionalidade docente especificamente na Educação Infantil; buscar e discutir traços comuns e dissonantes dos aspectos constituintes da identidade e profissionalidade docente em diferentes contextos. No que diz respeito a metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa que trabalhará com a abordagem biográfica e histórias de vida. Buscando identificar não só o que pensam os profissionais, mas também possíveis fatores que interferem no seu modo de fazer profissional elegeu-se como sujeitos professores da Educação Infantil (creches e pré-escolas), atuantes nos municípios de Corumbá-MS, Três Lagoas-MS e Presidente Prudente-SP. Tais municípios foram selecionados tendo em vista os espaços de atuação profissional dos pesquisadores envolvidos, bem como apresentar realidades sociais distintas, o que hipoteticamente permitirá a ampliação do olhar para a temática a ser estudada. Sobre o tratamento e análise dos dados, tais procedimentos serão realizados a luz da proposta de análise do discurso na vertente bakhtiniana.
Docente: Sílvia Adriana Rodrigues
Nome do projeto: A educação infantil nas investigações brasileiras
Descrição do projeto: O atendimento educacional das crianças pequenas no contexto brasileiro tem uma história relativamente curta; se debruçarmos nosso olhar para políticas públicas e regulações que tenham essa preocupação, notaremos que esta é uma conquista legal de cerca de quatro décadas. Dessa forma, continuam intensos os estudos, debates e fóruns de discussão que envolvem as concepções sobre como deve ser a educação de crianças pequenas em espaços coletivos e a organização de práticas pedagógicas promotoras de aprendizagens e do desenvolvimento infantil. Nessa direção, questionamos o que tem sido produzido no Brasil sobre Educação Infantil? Quais as tendências epistemológicas e metodológicas dos estudos brasileiros? Quais aspectos/elementos da Infantil têm sido privilegiados nas investigações empreendidas nos programas de pós-graduação em Educação brasileiros? Que impactos/reflexos as diferentes políticas públicas para a Educação Infantil causaram na determinação dos estudos neste campo? Assim, o que se pretende nesse estudo é a realização de um mapeamento do que já foi produzido no Brasil, em termos de investigações científicas, que resultaram em teses e dissertações, especificamente da área a Educação. O intento é criar não só um banco de dados dos estudos sobre a Educação Infantil brasileira, mas traçar um cenário das tendências das investigações realizados ao longo do tempo a partir de diferentes marcos histórico-legais, buscando identificar as interferências positivas e negativas dos diferentes documentos oficiais que normatizam pedagogicamente o nível de ensino em questão nos discursos e reflexões acadêmicas. A investigação, de abordagem quanti-qualitativa, caráter bibliográfico, qualificada segundo os objetivos como exploratória e descritiva, configura-se ainda como estado do conhecimento. O levantamento dos dados – teses e dissertações produzidas em Programas de Pós-Graduação em Educação – será realizado na base da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). No que diz respeito ao tratamento das informações a serem obtidas, por se tratar de uma pesquisa sobre pesquisas, este será feito à luz da técnica de análise de conteúdo da vertente francesa.
Docente: Amanda de Mattos Pereira Mano
Nome do Projeto: IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE: ASPECTOS DA FORMAÇÃO INICIAL E DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL
Descrição do projeto: A identidade profissional docente é uma construção contínua, constituída por elementos pessoais e coletivos. Compreender a dinâmica constitutiva dessa identidade é essencial para refletir a formação e o trabalho docente, visando a qualificação desses momentos na vida de professores e futuros professores. Nesse particular, tem-se por objetivo analisar aspectos presentes na constituição da identidade profissional docente de acadêmicos de licenciaturas, bem como de professores em exercício. Para tanto, serão empreendidas investigações distintas nesses momentos formativos: formação inicial e exercício docente. Vale ressaltar que este se trata de um Macroprojeto, no qual serão inseridas pesquisas de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Portanto, espera-se ao longo desta pesquisa, por meio de distintos planos de trabalho, investigar acadêmicos de licenciaturas, bem como professores em atuação buscando, nestes momentos, elementos do processo de construção e constituição identitária docente. Almeja-se que os resultados permitam contribuições à formação inicial e continuada de professores, em especial, à qualidade das vivências de docentes e futuros docentes ao longo do continuum em tornar-se e compreender-se professor.
Linha de Pesquisa 3: GÊNERO E SEXUALIDADES, CULTURA, EDUCAÇÃO E SAÚDE
Docente: Cláudia Araújo de Lima
Nome do Projeto: Observatório Eçaí: Educação, Saúde, Desenvolvimento e outros direitos humanos de crianças e adolescentes na fronteira Brasil e Bolívia
Descrição do projeto: Este projeto tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre as expressões da violação de direitos de crianças e adolescentes na região da fronteira, bem como sobre as ações em desenvolvimento que as protegem e promovem cidadania de acordo com o preconizado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente no lado brasileiro e pelos Estatutos e legislações departamentais ou provinciais da Bolívia. Pretende ainda analisar como esse processo se desenvolve no cotidiano das políticas públicas na a região.A proposição é de que os estudos e pesquisas deverão ser realizados em cidades na linha ou faixa de fronteira entre o Brasil e a Bolívia, sendo na primeira etapa alinhados os projetos entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus do Pantanal/Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE e a Universidade Autônoma Gabriel René Moreno (UAGRM)/Instituto de Investigación de la Facultad de Humanidades (INIFH) com institucionalização da parceria por intermédio de protocolo conjunto. Na segunda etapa deverão ser estabelecidos acordos de cooperação técnica entre as universidades e municípios brasileiros de Corumbá e Ladário/Mato Grosso do Sul/Brasil com as províncias de Puerto Quijarro e Puerto Suárez/Departamento de Santa Cruz/Bolívia.
Para mais informações, clique aqui.
Docente: Fabiano Quadros Rückert
Nome do Projeto: Relações entre Escolarização e Pobreza no Brasil da Nova República
Descrição do projeto: O foco do Projeto incide no estudo das Relações entre Educação e Pobreza (REP) no Brasil da República Nova. O objetivo principal da proposta consiste e analisar, a partir da bibliografia especializada e documentos gerados pelo poder público, o fenômeno da construção de discursos e representações a respeito da escolarização dos pobres. Partimos da premissa de que os discursos e as representações influenciam nas decisões políticas e nas interações sociais, o Projeto pretende explorar as discussões produzidas a respeito das potencialidades e limitações da educação no enfrentamento da pobreza. Dentro deste amplo escopo temático, e considerando o ordenamento jurídico implantado na Constituição Federal de 1988, o Projeto será articulado a partir de quatro eixos interligados. São eles: (1) o impacto do Programa Bolsa Família na escolarização de estudantes em situação vulnerabilidade social; (2) a participação das Organizações Não Governamentais na educação dos pobres; (3) a oferta da Educação Prisional e (4) a inserção dos pobres no Ensino Superior.
Docente: Isabella Fernanda Ferreira
Projeto de Pesquisa: Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade nas escolas municipais de Ládario-MS
Descrição do projeto: O projeto de Pesquisa “Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade nas escolas municipais de Ladario-MS” faz parte de uma pesquisa Nacional envolvendo 16 universidades das cinco regiões do nosso país e 4 países (Brasil, México, Portugal e Argentina) com financiamento do CNPq que possui como objetivo realizar um mapeamento de violências ocorridas nas escolas com a finalidade de criar observatórios de prevenção à violência, materiais didáticos e banco de dados das produções científicas realizadas. A coordenação geral está vinculada a USP e as locais em demais instituições do país e fora do país, sendo essa pesquisa, uma coordenação local no Estado do Mato Grosso do Sul.
Docente: Josiane Peres Gonçalves
Nome do projeto: Processos de Desenvolvimento Humano, Relações de Gênero, Sexualidade, Diferenças e Representações Sociais: Interfaces com o Campo da Educação
Descrição do projeto: A presente proposta de investigação, do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE), tem como objetivo vincular as pesquisas realizadas pelos discentes orientandos de iniciação científica, trabalho de conclusão de curso (TCC), mestrado e doutorado a uma pesquisa considerada “guarda-chuva”, sobre temáticas inerentes aos processos de desenvolvimento humano, relações de gênero, sexualidade, diferenças, representações sociais a interfaces dessas temáticas com o campo da educação. A pretensão é priorizar as pesquisas de natureza qualitativa, realizadas por meio de entrevistas, questionários e grupos focais, com representantes da comunidade escolar da educação básica e superior de Mato Grosso do Sul e/ou outros Estados, dependendo da origem dos pós-graduandos. Os dados da pesquisa empírica deverão ser analisados por meio da Análise de Conteúdo e os produtos obtidos mediante a elaboração de artigos científicos, dissertações e teses serão publicados em anais de eventos e revistas científicas qualificadas, como forma de socialização dos conhecimentos construídos. Espera-se contribuir para melhor entender as questões inerentes às diferentes fases da vida, bem como as relações de gênero, sexualidade e diferenças em contextos educacionais.
Docente: Tiago Duque
Nome do projeto: Currículos, artefatos e diferenças: gênero e sexualidade via as pedagogias culturais em contextos sul-mato-grossenses.
Descrição do Projeto: O objetivo deste projeto é analisar a pedagogia cultural de gênero e sexualidade nos currículos de diferentes artefatos em contextos sul-mato-grossenses. A perspectiva teórico-metodológica é a pós-crítica em Educação, considerando a etnografia (online e offiline) e outras experiências metodológicas como entrevistas semi-estruturadas, análise de documentos, imagens, etc. O enfoque em contextos sul-mato-grossenses favorecerá a produção de conhecimento, tecnologia e inovação que não contribuirá apenas para a realidade regional, antes, para a produção do conhecimento em educação e, considerando a temática em questões de gênero e sexualidade, novas tecnologias que poderão auxiliar na atuação de diferentes grupos sociais. O esforço esperado para o seu desenvolvimento passa pelo interesse em reunir orientandos de diferentes níveis de formação, manter o diálogo com pesquisadores de diferentes grupos de pesquisa e publicar os resultados das análises. Espera-se com isso, além da formação de novos pesquisadores, o fortalecimento institucional da linha de pesquisa e do programa que o seu coordenador está vinculado.