RAFAEL VERÃO FRANÇOZO – O Atendimento Educacional Especializado para estudantes com deficiência visual em Corumbá-ms e Ladário-MS
RESUMO
A presente dissertação é, originariamente, fruto da necessidade de entender a falta de público para participar de um curso de informática para pessoas com deficiência visual. A pesquisa desenvolvida teve como objetivo geral apresentar e analisar o panorama do atendimento a estudantes com deficiência visual nos Municípios de Corumbá e Ladário, em Mato Grosso do Sul, e o seu acesso ao atendimento especializado, em especial à informática acessível. Para o desenvolvimento desta pesquisa foi consultada a legislação vigente, autores na área de Educação Especial e dados disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Legislação e Documentos, foram consultados ainda os microdados do Censo Escolar. Também foram realizadas visitas às escolas, com a aplicação de questionários para os professores que atuam nas salas de tecnologia e nas salas de recursos, assim como nos centros de referência ao atendimento de estudantes com deficiência da região. O recorte histórico se situou entre os anos de 2007 e 2012, pois em 2007 o censo escolar mudou de formato (e se mantém nesse formato até a presente data), passando a ser mais abrangente e permitindo informações detalhadas de cada estudante matriculado no Brasil. O ano de 2012 é o ano em que a pesquisa foi iniciada. Buscou-se obter informações sobre a escolarização dos estudantes com deficiência visual, a formação dos professores, assim como a infraestrutura física e instrumentos disponíveis para esse público. Verificou-se que embora a região tenha um corpo docente qualificado e o ingresso de estudantes com deficiência tenha aumentado significativamente ao longo dos anos, as matrículas de estudantes com deficiência visual se encontram estagnadas e há uma grande parcela de pessoas com deficiência visual em idade escolar fora da escola. Acresce-se a isso o fato que os regularmente matriculados não possuem acesso a instrumentos, incluindo os recursos da informática acessível, que lhes possibilitem o desenvolvimento nas atividades curriculares, causando, dessa forma, a ocorrência de elevado número de desistências ou estagnação escolar.
Palavras-chave: Informática acessível. Censo Escolar. Inclusão.