RENER DE MELO HELENA – CURRÍCULO E PEDAGOGIA CULTURAL NO CARNAVAL DE CORUMBÁ/MS: AS BATERIAS DAS ESCOLAS DE SAMBA E A PRODUÇÃO DE MASCULINIDADES

Postado por: Thayná Carvalho da Silva

RESUMO

O carnaval é uma das maiores festas populares realizadas no Brasil. Em Mato Grosso do Sul, o
carnaval da cidade de Corumbá/MS, que fica no Pantanal e na fronteira Brasil-Bolívia, é o mais
importante da região Centro-Oeste. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o currículo e a
pedagogia cultural na produção das masculinidades nas baterias de escolas de samba do
carnaval de Corumbá. Trata-se de um estudo qualitativo que faz uso da etnografia on-line e
inclui entrevistas semiestruturadas. Foram selecionados sete homens ligados ao carnaval e às
baterias de escolas de samba da cidade. Na introdução, apresenta-se uma breve visão sobre o
carnaval de Corumbá. No segundo capítulo, apresenta-se a revisão de literatura. No terceiro
capítulo, expõe-se o referencial teórico e a metodologia, com apontamento das relações entre o
ser pesquisador e a apresentação dos interlocutores. No quarto capítulo, discute-se educação,
gênero, currículo e pedagogia das masculinidades produzidas nas baterias das escolas de samba
de Corumbá. Conclui-se que as baterias de escolas de samba de Corumbá produzem
masculinidades específicas na fronteira Brasil-Bolívia no modo curricular e pedagógico que
envolvem sentimentos, práticas e atitudes tidas como de homens.

Palavras-chave: Baterias. Carnaval. Currículo. Masculinidades. Pedagogia Cultural.

ABSTRACT

Carnival is one of the biggest popular festivals held in Brazil. In Mato Grosso do Sul, the
carnival in the city of Corumbá/MS, which is located in the Pantanal and on the Brazil-Bolivia
border, is the most important in the Midwest region. This research aims to analyze the
curriculum and cultural pedagogy in the production of masculinities in the samba schools of
Corumbá carnival. This is a qualitative study that makes use of online ethnography and includes
semi-structured interviews. Seven men linked to carnival and to the city’s samba schools were
selected. In the introduction, a brief overview of Corumbá’s carnival is presented. In the second
chapter, the literature review is presented. In the third chapter, the theoretical framework and
methodology are exposed, pointing out the relationships between the researcher and the
interlocutors’ presentation. In the fourth chapter, education, gender, curriculum and pedagogy
of masculinities produced in the samba schools of Corumbá are discussed. It is concluded that
the batteries of samba schools in Corumbá produce specific masculinities on the Brazil-Bolivia
border in a curricular and pedagogical way involving feelings, practices and attitudes taken as
men.

Key words: Drums. Carnival. Curriculum. Masculinities. Cultural Pedagogy.

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