RENNAN ANDRADE DOS SANTOS – Educação para (des)envolvimento: Tendências e Recomendações a Partir da Revista Correio Unesco

Postado por: Gilmar Lossa

RESUMO

Esse estudo discute as recomendações e tendências da UNESCO para o setor educacional nos últimos 30 anos. Para tanto, tomou-se como material de análise o Correio dessa instituição, importante revista lançada em 1948, ainda quando caminhava para ampliar sua influência como Organismo Multilateral internacional. As análises desses documentos permitiram concluir que a UNESCO tem se constituído como uma das principais organizações globais para o setor educacional, recomendando políticas capazes de influenciar, sobremaneira, a constituição de agendas à educação em todo o mundo. Identificamos que a Organização tem contribuído para produzir agendas cuja centralidade repousa sobre temas importantes, tais como, o papel da educação no contexto do neoliberalismo de terceira via e a educação para processo como alívio da pobreza. Concluímos que as tendências e recomendações para educação, na revista Correio, estão diretamente ligadas ao contexto econômico e político vivenciado a partir do modo de produção capitalista. Sendo assim, a revista atua enquanto ferramenta disseminadora de consensos, reforçando a lógica de sociabilidade do capital mediante a educação.

Palavras-chave: Organismos Multilaterais, Agenda para Educação, CORREIO UNESCO, Políticas Educacionais Internacionais.

 

ABSTRACT

This study discusses UNESCO’s recommendations and trends for the education sector over the past 30 years. For this purpose, the Courier of this institution was taken as material for analysis, an important magazine launched in 1948, even when it was moving towards increasing its influence as an international Multilateral Organization. The analysis of these documents allowed us to conclude that UNESCO has been constituted as one of the main global organizations for the educational sector, recommending policies capable of influencing, in a major way, the constitution of agendas for education worldwide. We have identified that the Organization has contributed to producing agendas whose centrality rests on important topics, such as the role of education in the context of third-way neoliberalism and education for the process as poverty alleviation. We conclude that the trends and recommendations for education, in Correio magazine, are directly linked to the economic and political context experienced from the capitalist mode of production. Therefore, the magazine acts as a tool for the dissemination of consensus, reinforcing the logic of sociability of capital through education.

Key words: Multilateral Organisms, Agenda for Education, UNESCO Courier, International Educational Policies.

Compartilhe:
Veja também