ROSA ALESSANDRA RODRIGUES CORRÊA – Educação Especial nas Escolas do Campo: Uma Análise dos Indicadores Educacionais da Rede Municipal de Ensino de Corumbá MS
RESUMO: A Educação Especial e a Educação do Campo apresentam semelhanças e singularidades quando são analisadas as necessidades de superação das condições de exclusão históricas, que as pessoas com deficiência e as populações do campo apresentam nas políticas públicas nacionais. O presente trabalho faz parte da linha de pesquisa Políticas, Práticas Institucionais e Exclusão/Inclusão Sociais e está vinculado ao projeto de pesquisa Indicadores educacionais brasileiros a partir da Reforma Administrativa do Aparelho do Estado. O objetivo geral consistiu em analisar os indicadores educacionais da Educação Especial nas escolas do campo da rede municipal de ensino de Corumbá, Mato Grosso do Sul (MS), visando compreender o atendimento a esse público. Por objetivos específicos pretendeu-se: Mapear os índices de matrícula dos alunos público-alvo da Educação Especial e quais os tipos de necessidades educacionais especiais nas escolas do Campo do município de Corumbá-MS no período de 2007 a 2018; Entender como é realizado o Atendimento Educacional Especializado; Conhecer a educação especial nas escolas do campo a partir de dados oficiais da Prefeitura Municipal de Corumbá e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), no período de 2007 a 2018. O referencial teórico-metodológico adotado é o materialismo histórico-dialético, no qual entende-se o ser humano como produto e produtor da história, em que a realidade social apresenta movimento permanente. Os procedimentos metodológicos consistem no levantamento da produção científica relacionados à interface da Educação Especial e Educação do Campo, análise de documentos e de registros nacionais e municipais e leitura de dados estatísticos a partir dos microdados do Censo Escolar da educação básica, com auxílio do software IBM SPSS Statistics. Com intuito de completar as análises, foram utilizadas outras bases de dados estatísticos do INEP, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A educação das escolas do campo do município de Corumbá-MS, está voltada as diversas formas de cultura de vida – pescadores, agricultores familiares, extrativistas, artesãos, ribeirinhos, assentados, quilombolas, indígenas e outros, o que requer o respeito à diferença, na implementação da política de inclusão escolar. Apesar da oferta de Atendimento Educacional Especializado aos alunos público-alvo da Educação Especial na região rural do município, é necessário expandir o Atendimento Educacional Especializado, intensificar e aprimorar a capacitação de professores, melhorar o transporte, entre outras condições materiais objetivas para que a política de inclusão escolar se efetive.
Palavras-chave: Educação Especial. Inclusão Escolar. Indicadores Educacionais. Educação do Campo.