THAÍS AQUINO SIGARINI BOTELHO – Educação Especial em Corumbá – MS no Período 2004-2018
RESUMO
Este estudo vincula-se à Linha de Pesquisa Políticas, práticas institucionais e exclusão/inclusão social do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado – UFMS, que teve como objeto de análise o percurso histórico da educação especial em Corumbá-MS, com o intuito de contribuir para a ampliação dos conhecimentos e estudos no campo da educação especial do município. O objetivo geral foi registrar a história e a memória da educação especial em Corumbá (2004 a 2018) a partir de informações dos gestores da rede municipal. Foram delimitados como objetivos específicos: 1) identificar, por meio de levantamento de informações orais, escritas e documentais, como ocorreram os processos dos atendimentos educacionais às pessoas com deficiência no município; 2) verificar, por meio de levantamento de informações orais, escritas e documentais, como as políticas de educação especial em Corumbá vêm se organizando para o atendimento dos estudantes na Educação Básica; 3) analisar, por meio de levantamento de informações orais e escritas dos gestores, as possíveis influências advindas das políticas da administração municipal, no período de 2004 a 2018, no direcionamento do atendimento da educação especial no município; 4) identificar e analisar os avanços e os desafios enfrentados na implementação das políticas de educação especial no âmbito das orientações das políticas de educação inclusiva. O método de investigação adotado foi o materialismo histórico, com abordagem qualitativa e quantitativa. O desenvolvimento da pesquisa aconteceu em quatro fases: (1) Levantamento bibliográfico e documental, (2) Exploratória, (3) Coleta de campo, (4) Tratamento, análise e sistematização dos resultados. A coleta de campo foi realizada por meio de entrevista gravada e transcrita, após adesão do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), bem como por meio de documentos oficiais disponibilizados por duas gestoras da educação especial do município. Pelos resultados obtidos, infere-se que o município de Corumbá procurou estruturar-se para a oferta do atendimento educacional especializado antes mesmo de algumas políticas públicas serem implantadas pelo governo federal. Os dados coletados por meio das vozes das gestoras corroboraram para o entendimento da constituição dos setores destinados ao atendimento educacional especializado em Corumbá, bem como da sua estrutura, dos avanços e dos desafios enfrentados para a efetivação das políticas de educação especial.
Palavras-chave: Educação especial. História. Corumbá.