Zenaide Valeria Leite Olarte – VIVÊNCIAS E DESAFIOS DE PROFESSORAS READAPTADAS NA CIDADE DE CORUMBÁ/ MS
RESUMO
A presente pesquisa tem por objetivo geral compreender as vivências de professores do ensino
fundamental I, pertencentes à Rede Municipal de Ensino de Corumbá/MS, readaptadas de
função em razão do afastamento do exercício da docência por adoecimento e como objetivos
específicos caracterizar a política municipal vigente sobre a readaptação docente; identificar as
vivências de prazer (sublimação) e sofrimento patogênico (adoecimento, mal-estar e estratégias
coletivas) relativas às novas funções na readaptação, levando em conta a organização do
trabalho, as condições laborais e as relações sociais. É um estudo de natureza qualitativa e de
cunho exploratório, cujo aporte teórico baseia-se na teoria da Psicodinâmica do Trabalho,
proposta por Christophe Dejours, a qual objetiva compreender os aspectos psíquicos e
subjetivos mobilizados a partir das relações e da organização do trabalho, estudando os
aspectos visíveis e invisíveis que se desenvolvem e se estabelecem a partir das situações de
labor. Participaram da pesquisa cinco professoras readaptadas, no período de janeiro de 2018 a
dezembro de 2020, lotadas na área urbana de Corumbá/MS. Para mapear este estudo foram
utilizados como instrumentos: o Inventário de Riscos, o Sofrimento Patogênico no Trabalho e
entrevistas semiestruturadas. As entrevistas foram avaliadas em seu conteúdo, sendo tal
apreciação inspirada na Análise dos Núcleos de Sentido (ANS) propostos por Mendes (2007).
Os resultados da pesquisa revelaram que, apesar de a readaptação ser instituída no município
de Corumbá/MS, a maneira como vem sendo efetivada não ameniza o sofrimento dos docentes,
mas reitera sentimentos de rejeição, insegurança, preconceitos e violências nas professoras
adoecidas. A falta de reconhecimento por parte da organização do trabalho agrava o quadro
patogênico por não possibilitar a ressignificação do sofrimento.
Palavra Chave: Readaptação; Readaptação docente; Psicodinâmica do Trabalho.
ABSTRACT
This research has the general objective of understanding the experiences of elementary school
teachers I, belonging to the Municipal Education Network of Corumbá/MS, readapted from
their role due to removal from teaching due to illness and, as specific objectives, to characterize
the current municipal policy on the teacher readaptation; identify the experiences of pleasure
(sublimation) and pathogenic suffering (illness, malaise and collective strategies) related to the
new functions in readaptation, taking into account the organization of work, working conditions
and social relations. It’s a qualitative and exploratory study, whose theoretical contribution
isbased on the theory of Psychodynamics of Work, proposed by Christophe Dejours, which
aims to understand the psychic and subjective aspects mobilized from the relations and
organization of work, studying the visible and invisible aspects that are developed and
established from work situations. Five readapted teachers participated in the research, from
January 2018 to December 2020, working in the urban area of Corumbá/MS. To map this study,
the following instruments we’re used: the Inventory of Risks and Pathogenic Suffering at Work
and semi-structured interviews. The analysis of the interviews was submitted to the Analysis of
the Nuclei of Sense (ANS) proposed by Mendes (2007). The results of the research revealed
that despite the readaptation being instituted 31 years ago in Corumbá/MS, in the way it has
been carried out, instead of easing the suffering of the teachers, this institute manifests a feeling
of rejection, insecurity, prejudice and violence in the sick teachers. . The meaning at work comes
with recognition and depends on the organization where they are inserted and the activities they
develop, as the lack of recognition aggravates the pathogenic condition of these professionals.
Therefore, it is necessary to implement public policies that allow a readaptation without
prejudice and exclusion, capable of promoting the redefinition of the suffering of the readapted
professionals.
Keywords: Readaptation; Teacher readaptation; Work Psychodynamics.