Estrutura curricular

Estrutura curricular (descrição sucinta)

São requisitos mínimos para homologação do título de Mestre:

24 créditos obtidos em atividades de ensino (Disciplinas) + 12 créditos obtidos em atividades de orientação e execução da pesquisa + 4 créditos obtidos nas Atividades Especiais + 10 créditos obtidos na defesa da dissertação.

Para o cumprimento de seus objetivos, o Curso de Mestrado está organizado da seguinte forma:

 

Semestralização das disciplinas do Curso de Mestrado
Semestre Disciplina Créditos


Educação Social (Obrig.) 4
Fundamentos Epistemológicos da Pesquisa em Educação: diferentes enfoques (Obrig.) 4
 Disciplina Optativa (conforme oferta) 4
Atividades Orientadas I 3


Fundamentos históricos da Educação Brasileira (Obrig.) 4
Seminário de Pesquisa  (Obrig.) 4
Disciplina Optativa (conforme oferta) 4
Atividades Orientadas II 3
 
Atividades Orientadas III 3
 

Atividades Orientadas IV 3
Atividades Especiais 4
Defesa de Dissertação 10

 

* Além das disciplinas acima descritas, os bolsistas devem também cumprir o Estágio Docência.

 

                        

Semestralização das Disciplinas do Curso de Doutorado
Semestre Disciplina Créditos




Estudos avançados sobre fundamentos epistemológicos na Pesquisa em educação/educação social: diferentes enfoques (Obrigatória) 4
Linha 01*: Seminários Aprofundados de Pesquisa em Políticas, práticas educacionais e exclusão/inclusão social – I (Obrigatória) 4
 Linha 02*: Seminários Aprofundados de Pesquisa em Práticas educativas, formação de professores(as)/educadores(as) em espaços escolares e não escolares I (Obrigatória) 4
Linha 03*: Seminários Aprofundados em Epistemologias e Educação Social: abordagens teóricas sobre gênero e sexualidades, cultura e saúde. (Obrigatória) 4
Disciplina(s) Optativa(s)** 4
Atividades Orientadas para o Doutorado I 3
 


Estudos Avançados em Educação Social (Obrigatória) 4
Linha 01: Seminários Aprofundados de Pesquisa em Políticas, práticas educacionais e exclusão/inclusão social – II (Obrigatória) 4
Linha 02: Seminários Aprofundados de Pesquisa em Práticas educativas, formação de professores(as)/educadores(as) em espaços escolares e não escolares II (Obrigatória) 4
Linha 03: Seminários Aprofundados em Tipos, Abordagens e Metodologias de Pesquisa em Educação Social sobre gênero e sexualidades, cultura e saúde (Obrigatória) 4
Atividades Orientadas para o Doutorado II 3
 
 




Seminários interdisciplinares de Pesquisa em educação/educação social (Obrigatória) 4
Disciplina(s) Optativa(s) ** 4
Atividades Orientadas para o Doutorado III 3
Atividades Orientadas para o Doutorado IV 3
Atividades Orientadas para o Doutorado V 3
Atividades Orientadas para o Doutorado VI 3

* As disciplinas obrigatórias intituladas “Seminários Aprofundados” contemplam particularidades das Linhas de Pesquisa do PPGE-CPAN e devem ser cursadas pelos discentes matriculados nas respectivas Linhas

** As disciplinas optativas devem ser cursadas, preferencialmente, no primeiro e terceiro semestre do Curso de Doutorado.

OBS: As disciplinas denominadas “Atividades Orientadas” se configuram como obrigatórias.

 

 

Disciplinas Estruturadas