AILINE MOREIRA LEHNHART DE VASCONCELLOS – Implicações das Avaliações Externas Sobre o Trabalho Docente em Corumbá-MS
RESUMO
O índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB) está atrelado ao repasse de verbas para as escolas, conforme o resultado obtido pelas avaliações externas aplicadas aos alunos, condição que coloca em xeque o sentido e modo de trabalhar dos professores. Considerando que a divulgação dos resultados desfavoráveis pode constranger professores, e que para alcançar a almejada educação de excelência é necessário aderir à sobrecarga, a presente pesquisa teve como objetivo compreender e analisar o impacto do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) sobre o trabalho e a subjetividade de professores das escolas municipais de Corumbá – MS. Para entender como os professores lidavam com as exigências da gestão e com o sofrimento relacionado ao seu trabalho, foram analisados professores de duas escolas municipais, selecionadas por terem apresentado diferentes desempenhos no IDEB, sendo a maior nota do município em 2017 apresentado pela Escola A e a menor pela Escola B. Foi realizada uma pesquisa qualitativa inspirada na teoria da Psicodinâmica do Trabalho, com aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas junto a 14 professores atuantes no ano de 2019 nas turmas de 5º e 9º anos do ensino fundamental (08 da escola A e 06 da escola B). Constatamos que o ensino é voltado para a preparação da prova SAEB, há sofrimento frente as pressões em alcançar resultados satisfatórios, sobrecarga, responsabilização docente e falta de reconhecimento em ambas as escolas, melhores condições de estrutura na Escola A, e os resultados ruins não constrangem os professores da Escola B.
Palavras-chave: Psicodinâmica do trabalho; Professores; Ensino Fundamental; Avaliações externas; Sofrimento.
ABSTRACT
The Basic Education Development Index (IDEB) is linked to the transfer of funds to schools, according to the result obtained by external evaluations applied to students, a condition that puts the sense and way of teachers’ work in check. Considering that the disclosure of unfavorable results can embarrass teachers, and that in order to achieve the desired education of excellence it is necessary to adhere to overload, this research aims to understand and analyze the impact of the Basic Education Assessment System (SAEB) on work and the subjectivity of teachers from municipal schools in Corumbá – MS. To understand how teachers dealt with the demands of management and the suffering related to their work, teachers from two municipal schools were analyzed, selected for having presented different performances at IDEB, being the highest score in 2017 presented by School A and the lowest performance by School B. A qualitative research inspired by the theory of Psychodynamics of Work was carried out, with the application of questionnaires and semi-structured interviews with 14 teachers working in 2019 in the classes of 5th and 9th grade of elementary school (08 from school A and 06 from school B). We found that the teaching is geared towards the preparation for the SAEB test, there is suffering in the front of the pressures to achieve satisfactory results, overload, teacher accountability and lack of recognition in both schools, better structural conditions in School A, and the bad results do not embarrass the teachers at School B.
Keywords: Psychodynamics of work; Teachers; Elementary School; External evaluations; Suffering.