Estrutura curricular
Estrutura curricular (descrição sucinta)
São requisitos mínimos para homologação do título de Mestre:
24 créditos obtidos em atividades de ensino (Disciplinas) + 12 créditos obtidos em atividades de orientação e execução da pesquisa + 4 créditos obtidos nas Atividades Especiais + 10 créditos obtidos na defesa da dissertação.
Para o cumprimento de seus objetivos, o Curso de Mestrado está organizado da seguinte forma:
Semestre | Disciplina | Créditos |
1º |
Educação Social (Obrig.) | 4 |
Fundamentos Epistemológicos da Pesquisa em Educação: diferentes enfoques (Obrig.) | 4 | |
Disciplina Optativa (conforme oferta) | 4 | |
Atividades Orientadas I | 3 | |
2º |
Fundamentos históricos da Educação Brasileira (Obrig.) | 4 |
Seminário de Pesquisa (Obrig.) | 4 | |
Disciplina Optativa (conforme oferta) | 4 | |
Atividades Orientadas II | 3 | |
3º | Atividades Orientadas III | 3 |
4º |
Atividades Orientadas IV | 3 |
Atividades Especiais | 4 | |
Defesa de Dissertação | 10 |
* Além das disciplinas acima descritas, os bolsistas devem também cumprir o Estágio Docência.
Semestre | Disciplina | Créditos |
1º |
Estudos avançados sobre fundamentos epistemológicos na Pesquisa em educação/educação social: diferentes enfoques (Obrigatória) | 4 |
Linha 01*: Seminários Aprofundados de Pesquisa em Políticas, práticas educacionais e exclusão/inclusão social – I (Obrigatória) | 4 | |
Linha 02*: Seminários Aprofundados de Pesquisa em Práticas educativas, formação de professores(as)/educadores(as) em espaços escolares e não escolares I (Obrigatória) | 4 | |
Linha 03*: Seminários Aprofundados em Epistemologias e Educação Social: abordagens teóricas sobre gênero e sexualidades, cultura e saúde. (Obrigatória) | 4 | |
Disciplina(s) Optativa(s)** | 4 | |
Atividades Orientadas para o Doutorado I | 3 | |
2º |
Estudos Avançados em Educação Social (Obrigatória) | 4 |
Linha 01: Seminários Aprofundados de Pesquisa em Políticas, práticas educacionais e exclusão/inclusão social – II (Obrigatória) | 4 | |
Linha 02: Seminários Aprofundados de Pesquisa em Práticas educativas, formação de professores(as)/educadores(as) em espaços escolares e não escolares II (Obrigatória) | 4 | |
Linha 03: Seminários Aprofundados em Tipos, Abordagens e Metodologias de Pesquisa em Educação Social sobre gênero e sexualidades, cultura e saúde (Obrigatória) | 4 | |
Atividades Orientadas para o Doutorado II | 3 | |
3º |
Seminários interdisciplinares de Pesquisa em educação/educação social (Obrigatória) | 4 |
Disciplina(s) Optativa(s) ** | 4 | |
Atividades Orientadas para o Doutorado III | 3 | |
4º | Atividades Orientadas para o Doutorado IV | 3 |
5º | Atividades Orientadas para o Doutorado V | 3 |
6º | Atividades Orientadas para o Doutorado VI | 3 |
* As disciplinas obrigatórias intituladas “Seminários Aprofundados” contemplam particularidades das Linhas de Pesquisa do PPGE-CPAN e devem ser cursadas pelos discentes matriculados nas respectivas Linhas
** As disciplinas optativas devem ser cursadas, preferencialmente, no primeiro e terceiro semestre do Curso de Doutorado.
OBS: As disciplinas denominadas “Atividades Orientadas” se configuram como obrigatórias.
Disciplinas Estruturadas