GERALDO GARBELINI NETO – Possibilidades e limites do programa Mais Educação numa escola do campo
RESUMO
O presente trabalho está inserido na Linha de Pesquisa “Políticas, Práticas Institucionais e Exclusão/Inclusão Social” do Programa de Mestrado em Educação da UFMS/Cpan, área de concentração em Educação Social. A pesquisa teve como objetivo a análise da implantação e execução de políticas educacionais que visam ampliar o tempo de permanência das crianças na escola, mais especificamente o Programa Mais Educação numa escola do campo no município de Corumbá/MS. A pesquisa foi realizada numa perspectiva qualitativa e como procedimento metodológico utilizou-se da entrevista com os atores da comunidade escolar que estiveram envolvidos com o Programa no ano de 2015; são esses: a gestão da unidade escolar (01), a coordenação pedagógica (02) e os responsáveis – monitores (05) – pelas práticas educativas na educação (em tempo) integral – Programa Mais Educação. Os resultados da pesquisa empírica estão apresentados pelas temáticas que nortearam as entrevistas, o Programa Mais Educação: a implantação; a capacitação e o planejamento das aulas/oficinas; as atividades; a participação: dos alunos e da comunidade local e escolar; a estrutura e os recursos; as especificidades da Educação do Campo. Os dados apontaram que a implantação do Programa Mais Educação não se materializou com base nas propostas contidas nos documentos da Educação do Campo e da educação (em tempo) integral (PME), nem tão pouco, com base nas reflexões de respectivos estudiosos da área.
Palavras-chave: Política Educacional. Educação do Campo. Educação no Campo. Programa Mais Educação. Educação Integral. Educação (em tempo) Integral.