JOSUÉ CRISTIANO CUELLAR DA SILVA – Anorexia Nervosa e Educação Social: Uma Revisão de Literatura Científica Sob Olhar da Teoria Crítica.
RESUMO.
No mundo contemporâneo, a forma mais precisa do relacionamento do homem consigo e o mundo exterior a ele, transformaram-se em relações coisificadas. Ao dirigir essas relações, o homem se tornou escravo da realidade administrada na qual a sua consciência é privada de reconhecer os seus dominadores, ou seja, ela é constantemente usurpada. Uma das formas de manifestação de consciência coisificada pode ser diagnosticada nas relações que as pessoas tecem com o seu próprio corpo com a finalidade de alcançarem uma autoimagem corporal que possibilite, segundo os sujeitos, uma maior aceitação social. Diante desse contexto social, o objetivo geral dessa pesquisa é realizar uma revisão de literatura científica sobre anorexia nervosa analisando esses dados, por meio do referencial teórico da Teoria Crítica da Sociedade e/ou Escola de Frankfurt, levando em consideração o que esses dados apresentam ou não de relação com a questão da educação social, ou seja, de processos educacionais que vão para além dos muros escolares. No primeiro momento, para o levantamento da produção científica foi delimitado o tema anorexia nervosa dos últimos cinco anos, de 2014 até 2017, porém em função da pouca quantidade de pesquisa sobre anorexia nervosa nesse período estendemos de 2010 a 2017. Essa pesquisa está vinculada à linha de pesquisa “Gênero e Sexualidades, Cultura, Educação e Saúde” do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus do Pantanal.
Palavras-chave: Indústria cultural, Teoria Crítica, Anorexia Nervosa, Educação Social.